English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A avaliação de que o governo FHC foi bom não é só minha. Querem a prova. Fernando Henrique Cardoso concorreu duas vezes à eleição para o cargo máximo deste país e nas duas ganhou no primeiro turno. Já o Lula, é a quinta vez que concorre a este cargo e, agora, como das outras vezes, mesmo tendo a caneta e o bolsa-família (que não foi nem ele que criou –foi FHC- mas ele diz q foi ele) na mão, não conseguiu se eleger no primeiro turno. Será golpe das “zelites”, ou sabedoria do eleitorado?

2006-10-13 02:11:11 · 17 respostas · perguntado por Lua 4 em Governo e Política Política

17 respostas

Se parâmetro for racial para min não há diferença, mais se o parâmetro for de formação de caráter, hombridade, honra, competência, experiência, preparo pessoal e profissional, ético, não posso comparar, pois FHC se preparou para Vida publica, lutou pela democracia plena e um legitimo representante da antiga esquerda brasileira, nunca radicalizou, mais buscou o progresso através da estabilidade econômica, Não posso comparar a água límpida com lama suja onde atualmente estamos vivendo.,

2006-10-13 02:36:30 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não acho, tenho certeza.

2006-10-13 10:08:15 · answer #2 · answered by lord tasuk 1 · 0 0

Breve Comparação 4 anos de Lula e 8 anos de FHC:

Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar - desde1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.;
SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado;

Número de policiais federais:
Lula: 11 mil
FHC: 5 mil

Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC- 20

Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54

Criação de empregos:
Lula: 6 milhões (4 milhões com carteira assinada)
FHC: 700 mil

Média anual de empregos gerados :
Lula: 1,14 milhão
FHC: 87,5 mil

Média mensal de empregos gerados:
Lula: 95 mil
FHC: 87 mil

Taxa de desemprego nas regiões metropolitanas:
Lula: 8,3%
FHC: 11,7%

Desemprego em SP:
Lula: 16,9%
FHC: 19,0%

Exportações (em dólares):
Lula: 118,3 bilhões
FHC: 60,4 bilhões

Balança comercial (em dólares):
Lula: 103,3 bilhões
FHC: - 8,4 bilhões

Transações correntes (em dólares):
Lula: 30,1 bilhões
FHC: - 186,2 bilhões

A comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC :

Risco-país:
Lula: 204
FHC: 2.400
* No governo Lula, o país atingiu o patamar mais baixo da história.

Inflação:
Lula: 2,8%
FHC: 12,53%

Dívida com o FMI (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 14,7 bilhões

Dívida com o Clube de Paris (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 5 bilhões

Dívida pública:
Lula: 34,2%
FHC: 35,3%

Dívida externa:
Lula: 2,41%
FHC:12,45%

Investimento em desenvolvimento (em reais):
Lula: 47,1 bilhões
FHC: 38,2 bilhões

Empréstimo para habitação (em reais):
Lula: 4,5 bilhões
FHC: 1,7 bilhões

PIB:
Lula: 2,6% ao ano (até 2005)
FHC: 2,3% ao ano

Crescimento industrial:
Lula: 3,77%
* O lucro líquido das grandes empresas com ações em Bolsa quase triplicou
nos três anos e meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao
período da segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002.
Folha de S. Paulo (20/08/2006)
FHC: 1,94%

2006-10-13 10:07:42 · answer #3 · answered by JW 1 · 0 0

O Chico Buarque pode responder à sua pergunta!

Chico Buarque: Lucidez e coerência



Por Altamiro Borges*


A cada uma de suas entrevistas, o compositor e cantor Chico Buarque de Holanda sempre surpreende por sua lucidez e enorme coerência. Agora, no lançamento do seu novo CD, "Carioca", ele novamente brilhou ao falar sobre a situação política brasileira. A direita deve ter ficado furiosa, com saudades dos tempos da ditadura militar que o perseguiu e censurou; a esquerda "rancorosa" deve ter ficado ressentida com seus irônicos comentários.

Já os setores da sociedade que, mesmo críticos das limitações do governo Lula, não perderam a perspectiva, ganharam novo impulso criativo para a sua atuação. Mas é melhor deixar o poeta falar, pinçando trechos das suas entrevistas na revista Carta Capital e no jornal Folha de S.Paulo:

Preconceito de classe

O preconceito de classe contra o Lula continua existindo - e em graus até mais elevados. A maneira como ele é insultado, eu nunca vi igual. Acaba inclusive sendo contraproducente para quem agride, porque o sujeito mais humilde ouve e pensa: 'Que história é essa de burro!? De ignorante!? De imbecil!?'. Não me lembro de ninguém falar coisas assim antes, nem com o Collor. Vagabundo! Ladrão! Assassino! - até assassino eu já ouvi. Fizeram o diabo para impedir que o Lula fosse presidente. Inventaram plebiscito, mudaram a duração do mandato, criaram a reeleição. Finalmente, como se fosse uma concessão, deixaram Lula assumir. 'Agora sai já daí, vagabundo!'. É como se estivessem despachando um empregado a quem se permitiu o luxo de ocupar a Casa Grande. 'Agora volta pra senzala! '. Eu não gostaria que fosse assim. Eu voto no Lula! A economia não vai mudar se o presidente for um tucano. A coisa está tão atada que honestamente não vejo muita diferença entre um próximo governo Lula e um governo da oposição. Mas o país deu um passo importante elegendo Lula. Considero deseducativo o discurso em voga: 'Tão cedo esses caras não voltam, eles não sabem fazer, não são preparados, não são poliglotas'. Acho tudo isso muito
grave. Hoje eu voto no Lula. Vou votar no Alckmin? Não vou. Acredito que, apesar de a economia estar atada como está, ainda há uma margem para investir no social que o Lula tem mais condições de atender. Vai ficar devendo, claro. Já está devendo. Precisa ser cobrado. Ele dizia isso: 'Quero ser cobrado, vocês precisam me cobrar, não quero ficar lá cercado de puxa-sacos'. Ouvi isso dele na última vez que o vi, antes dele tomar posse, num encontro aqui no Rio.

Sobre o PSOL

Percebo nesses grupos um rancor que é próprio dos ex: ex-petista, ex-comunista, ex-tudo. Não gosto disso, dessa gente que está muito próxima do fanatismo, que parece pertencer a uma tribo e que quando rompe sai cuspindo fogo. Eleitoralmente, se eles crescerem, vão crescer para cima do PT e eventualmente ajudar O adversário do Lula.


--------------------------------------------------------------------------------
Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!

2006-10-13 10:01:24 · answer #4 · answered by roberto l 2 · 0 0

seus argumentos são furados
que pena que vc não usa a inteligencia para comparar os dois governos,
sem falar nas privatizações fraudulentas feitas pelo PSDB
O LULA governa para o povo o outro, o FHC, governa para o bolso dele

2006-10-13 09:52:49 · answer #5 · answered by eneas100 3 · 0 0

é claro lula fez o bolsa familia,o pro- jovemcomo tantos outros programas de educação saude enquanto fhc só fez privatizar e privatizar cada vez mais.

2006-10-13 09:40:46 · answer #6 · answered by davi b 1 · 0 0

sinceramente, vc quer a resposta? acho que o Lula foi melhor. No seu governo ele não precisou privatizar empresas públicas ou estatais como foi, por exemplo, a Vale do Rio doce em Minas Gerais,coisa que FHC fez. Ou seja, nas mãos de governo desse tipo, irão vender metade de nosso País.

2006-10-13 09:37:08 · answer #7 · answered by olaranjeira 2 · 0 0

A diferença é que Lula governou mais para os pobres e FHC para os ricos, que é praxe no PSDB, por isso o pessoal comparar Alckmin a FHC.
FHC teve oito anos pra resolver vários problemas e, como sociólogo, tinha tudo pra cuidar de quem mais precisava, mas por conta da sua reeleição, acabou entrando em negociatas que inviabilizaram a manutenção do país nos eixos, jogando fora a chance de se tornar um presidente melhor. Além disso, no seu governo, tudo que aparecia de corrupção era rapidamente abafado ou até esquecido pela mídia e pelas pessoas, consequentemente, as coisas não eram devidamente apuradas nem punidas, muito menos se tivesse alguém do PSDB ou PFL envolvido. Acha que isso tudo é coincidência?
Lula, por mais que tenha errado em alguns aspectos, permitiu que políticos corruptos, inclusive vários de seu próprio partido ou de partidos aliados, fossem afastados e punidos por seus erros e incentivou as investigações que colocaram vários "colarinhos brancos" na cadeia. Há pouco tempo atrás, o povo todo reclamava que estava sempre sendo roubado e achava que alguma coisa deveria ser feita pra acabar com a corrupção e com a roubalheira no país, e agora que o governo está tomando medidas prá que isso diminua, acham que está errado. O que nós queremos de verdade? Corrupção ou cadeia pros corruptos? Estabilidade fabricada ou de verdade?
Eu voto no Lula, pois nunca vi tantas operações da Polícia Federal prender tanta gente em tão pouco tempo, sendo que entre eles não vi nenhum pobre, que normalmente é o primeiro a ir pra cadeia.

2006-10-13 09:36:26 · answer #8 · answered by Pedroka 6 · 0 0

Lógico que Lula foi melhor.
FHC aumentou os impostos, institui a malfadada CPMF ( o imposto do Cheque)... Você somou quanta grana ele levou até hoje. Vendeu todo nosso sistema telefônico, vendeu a Usiminas, a Vale do Rio Doce, a Eletrobrás e todo o patrimônio adquirido nos governos do Jucelino e do Getúlio Vergas. Não vendeu a Petrobrás e o Banco do Brasil por que os militares resolveram intervir. Esta turma não consegue receita com desenvolvimento e sim com juros altos, aumento de impostos e venda do patrimônio nacional. Alkimin já deu a dica...quer vender o Avião presidencial. Que vexame. Vai querer vender os aviões da FAB...os tanques do exército...os navios da marinha...Tudo até as universidades através da privatização do ensino que FHC tentou e não conseguiu. VOTO LULA DE NOVO.

2006-10-13 09:30:38 · answer #9 · answered by James Dean 2 · 0 0

O povo brasileiro é inteligente, acho que foi sabedoria do eleitorado termos um segundo turno, é muito dificil de acreditar que uma pessoa pode ser eleita por pessoas que ganham menos de um salário minimo, o que precisa é insentivar os brasileiros a estudarem e terem conhecimento do que acontence e não se agarrar em bolsa familia para eleger alguem que nem estudou, não porque não teve oportunidade e sim porque não quiz, nestes 25 anos em que ele estava tentando chegar a presidencia daria tempo de fazer pelos menos duas faculdades...

2006-10-13 09:28:16 · answer #10 · answered by flor100% 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers