Oi amábile. Esta indagação , tem sido motivo para inúmeras controvérsias , bem como para um número infindável de estudos a respeito. A grande maioria aborda aspectos que se estendem ao tipo de colonização, sistema fundiário , sistemas políticos , inserção cultural, tipo de povoamento , escravidão, enfim uma série de características comuns a outros países ,
sendo que , nestes não se verificaram uma desiguladade de renda tão marcante ,como no Brasil. O estudo mais interessante a respeito deste fenômeno , o qual tive oportunidade de estudar , diz respeito a inflação . O Brasil , neste quesito , é o único país do mundo que conviveu com inflações elevadas por quase um século, sendo que durante quase vinte anos , com inflação superando 100% ao ano , fato incomum no restante do mundo.
A inflação é um dos maiores concentradores de renda que se possa imaginar , e somente após o plano real , com a queda da inflação de maneira constante , os índices de desigualdade social no Brasil , conseguiram entrar em rítmo descendente.Como já explicitei anteriormente , inúmeros fatores podem levar a desigualdade social, porém no caso do Brasil , a inflação poderá ter sido o elemento vital que colocou o país entre aqueles de maior desiguladade de renda , e consequentemente maior desigualdade social do planeta.
2006-10-12 23:55:17
·
answer #1
·
answered by Claret. 6
·
0⤊
0⤋
CRIANÇAS MORREM DE FRIO ENQUANTO A MADAME DO GERALDO ALCKMIN ANDA COM BOLSA DA DASLU , DE COURO DE CROCODILO , AO PRECINHO DE 39.980,00.
2006-10-13 08:02:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bobagem pura. No Brasil, o rico é um remediado comparado ao rico dos países capitalistas. Aqui só o estado tem dinheiro. Pelo menos, eu não conheço nenhum dono de indústria de telefones, automóveis, aparelhos de TV, industria química, nada... E o rico aqui usa botijão de gás, não tem transmissão digital, esgoto bem instalado, nada... As cidades são fedorentas, não hã trens, metrô suficiente, nada de primeiro mundo. Em compensação, o pobre tem seu celular pré- pago( só aqui), compra seu DVD pirata, faz seu "gato", não paga luz... Se vcs conhecessem a Bolívia, o Equador, ou países da´Africa, veriam o que é pobreza. Pobreza é ter dinheiro e não ter o que comprar, pois não hã ofertas. No Haiti, o rico é mais pobre ainda. Aqui, até os mendigos são obesos. O Brasil é um país com os maiores índices de obesidade. Portanto, isso é falãcia da esquerda da ONU. E note-se que, em muitos países, nem orelhão existe. Nossos carros de luxo são carroças, como dizia o glorioso Collor, antes do Lulla. Para ter uma idéia, a Microsoft do Bill Gates- que usamos agora- tem em seus 35 mil funcionários 3 BILIONÁRIOS. E mais 1.135 milionários. Na California, circulam mais de 600 mil BMW e 400 mil Porshes. Aqui nenhum. Desigualdade mesmo e boa, só em país rico, onde o pobre é mais rico. Por isso, todos querem ir para lá.
2006-10-12 23:46:13
·
answer #3
·
answered by pedro de souza 3
·
0⤊
0⤋
porque o povo é mal educado por seus responsáveis legais, que a maioria não cobra quando os jovens estão sendo educados, outros simplesmente deixam seus filhos abandonarem as escolas muito cedo, e nem sequer interferir ou incentivar esses jovens a cursar um Senai ou qualquer outro curso profissionalizante. Muitos ficam largados nos bairros, ruas e favelas aprendendo o que não se deve aprender, perdendo o precioso tempo de ganhar conhecimento e aprimoramento das técnicas de trabalho.
A desigualdade social é criada pelo próprio povo, que é preguiçoso, não corre atrás. Quando essa gente consegue sair para outro país, procura rapidamente um meio de sobreviver pois lá não existe tanta instituição de caridade e nenhum tipo de ajuda de governo para sustentar vagabundo.
Enquanto o Brasil não passar por reformas do legislativo, isso não vai mudar. O que uma empresa gasta com o salário e impostos de um trabalhador fosse pago todo a esse trabalhador, o seu salário dobraria de valor.
Portanto tem que haver mudanças no sistema de impostos no Brasil.
Nos Estados Unidos, todo trabalhador salvo alguns executivos, ganham por hora de trabalho, a maioria das empresas dividem a hora (60 minutos) por dez para que se pague a cada fração de 6 minutos, trabalhou - ganhou, não tem décimo terceiro e a maioria das empresas paga férias proporcional aos anos de trabalho dos funcionários, de 1 a 5 anos de casa 1 semana de férias, de 6 a 10 anos 2 semanas etc..., e não existe fundo de garantia. As empresas descontam seguro social(INSS) e imposto de renda do salário do trabalhador.
Por sendo assim todo dinheiro que o trabalhador ganha vem para o bolso dele com muito menos desconto, e a maioria da peãozada trabalha em mais de 1 trabalho, fazendo bico noturno, fim de semana etc....
Esta é a maneira mais clara de aumentar a renda dos trabalhadores, reduzindo os encargos das empresas, fazendo acordos para trabalho direto sem a interferência do governo ou ministério do trabalho....
2006-10-12 23:13:50
·
answer #4
·
answered by porrete 2
·
0⤊
0⤋
São vários aspectos ,porém existem os mais irritantes ,má distribuição da renda ,corrupção dos políticos e o analfabetismo gerando o índice de desemprego muito grande levando as pessoas a exclusão social.
2006-10-12 23:08:06
·
answer #5
·
answered by abelhinha 1
·
0⤊
0⤋
Porque o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre...
2006-10-12 23:05:45
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque muitos ainda dizem que futebol, política e religião, não se discutem.
Ficam esperendo e acreditando nas lendas
2006-10-12 22:58:17
·
answer #7
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
É histórico, desde a colonização, fomos uma colônia de exploração (os estados unidos de povoamento) então os ricos vinha para cá com os miséraveis e degradados para explorar, quando começou a se constituir população aqui ficava assim, ricos e exploradores e pobres degradados explorados, então se dá desde então, hoje é assustadoramente desigual.
2006-10-12 22:45:44
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porquê o brasileiro é ganancioso, quanto mais tem, mais quer. Não pensa em ajudar o que está precisando e reclama demais dos outros e esquece de fazer a sua parte. Sem falar que os governantes são os primeiros em não se preocupar com esta situação.
2006-10-12 22:41:19
·
answer #9
·
answered by elieser.ambro 2
·
0⤊
0⤋
Não é o maior, é um dos maiores. E é por causa da educação do nosso povo e de sua passividade.
2006-10-12 22:39:57
·
answer #10
·
answered by rosanavix 2
·
0⤊
0⤋