muitas igrajas nao acreditam e nao adoram a santos, em nossa constituiçao declara se q n devamos tomar partido qnt á religiao. Pois imagine se cada igreja com representantes nas camaras, senado, resolvessem atribuir a uma data especial um feriado. o q quero propor nessa dscusao : essa atitude esta correta? Nao procuro falar sobre a data em si, o feriado, mas o carateer religioso q a politica tomou. Muitas igrajas cometem falta de respeito com as imagens dos santos catolicos, chutam cospem quebram ( atitudes ridiculas) mas em q ponto concordamos com eles, eles querem o feriado, mas como sabemos a religiao é um dos poucos assuntos q as pessoas evitam discutir...
2006-10-12
14:52:36
·
20 respostas
·
perguntado por
gugu n
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Feriados e Datas Comemorativas
➔ Outras - Feriados e Datas Comemorativas
a discusao como ja abordado esta voltada n p o feriado mas p o motivo de natureza religiosa, sabemos q a igreja. e td mais.... o comercio....o q quero levantar é tornar se uma preferencial.
2006-10-12
16:08:28 ·
update #1
Sou católica e concordo com vc. O único problema é que uando o católico quer ir à igreja ele é discriminado, o patrão pôe um monte de restrições etc. Se é feriado nacional o patrão não pode falar nada. Mas acho mesmo que não deveria ser feriado. Nem Natal. Nem o 1º dia do ano. Nem a Páscoa. Gostaria de parabenizar às pessoas que tiveram bom senso para VER que a fé das pessoas nada tem a ver com o0 feriado e o comércio. Na igreja católica que minha irmã freqüenta todos os fiéis são dizimistas ( 10% do salário ou do lucro que tenham no mês ). É da ordem franciscana que é uma das mais ricas do país. E aí? O que Nossa Senhora de Aparecida tem a ver com isso? Não foi ela que instituiu o feriado e nem o dia dela. É uma estátua sim, viu Marceloenterprise? É como um retrato de alguém q se ama ( vc deve ter algum retrato de alguèm q vc gosta, ama ou respeita). Os evangélicos que trabalham são os primeiros a amar esse feriadão prolongado pois também gostam de ir para sua igreja, viajar para a prais, ficar com a família etc. Sei disso porque ministrei aulas de Português numa escola evangélica durante 8 anos. Nunca fui discriminada pela minha fé e tb nunca discriminei os cultos. Só aqui é que as pessoas têm q criticar o que não sabem.
2006-10-12 17:16:19
·
answer #1
·
answered by Belinha 7
·
1⤊
0⤋
não sei se podemos considerar discriminação, aqui no distrito federal temos o "dia do Evangélico" e tudo fecha.
2006-10-12 23:33:09
·
answer #2
·
answered by sylviocunha 2
·
1⤊
0⤋
SOU EVANGELICA E MESMO ASSIM NAO CONCORDO MUITO COM VOCÊ. É UMA QUESTAO CULTURAL E ISTO NAO MUDA, SE NAO FOREM OS CATOLICOS, SERAO OS EVANGELICOS, SE NAO ESTES, OS ESPIRITAS, E ASSIM POR DIANTE, NAO VALE A PENA.
A QUESTAO PRINCIPAL NAO É O FERIADO, APESAR DO BRASIL SER UM DOS PAISES QUE TEM MAIS FERIADO NO MUNDO, MAS SIM O COMERCIO QUE ENVOLVEM TANTAS PESSOAS IGNORANTES E POBRES, POIS DEPOIS FALAM DE IGREJAS QUE DAO O DÍZIMO.
VC SABIA QUE OS CATOLICOS ENTREGAM NAS IGREJAS MAIS DINHEIRO DO QUE OS EVANGÉLICOS?
2006-10-12 22:21:48
·
answer #3
·
answered by LYLLA MOORE 3
·
1⤊
0⤋
Cada país tem suas datas festivas, comemorativas, etc.
Mesmo sob esta ótica, que respeito, teço comentário sobre outra questão.
Alguns elementos de compleição física muito semelhante aos seres humanos, querem instituir aula de religião nas escolas.
Qual religião? A cristã? Na hipótese da cristã, qual delas, considerando que espíritas, evangélicos, católicos, umbandistas, etc são cristãos!
E as religiões não cristãs, como ficariam?
Como muitos já disseram em respostas anteriores a essa, moramos em país cristão... (mal informado, mas cristão) onde comemoramos a data da padroeira do Brasil (racista) com uma imagem (negra) sem contar a real história de quando foi instituída e sem citar um dos motivos. Negros também pagam impostos!!!
Temos que evoluir um bocado ainda, para entendermos que somos seres humanos e não católicos, muçulmanos, evangélicos, espíritas ou budistas.
O radicalismo religioso que prega a paz é o maior causador das guerras, santas ou não.
Grato, parabéns pelo tema sempre atual de sua questão.
2006-10-12 22:16:11
·
answer #4
·
answered by luiz carlos l 2
·
1⤊
0⤋
Eu sou contra esses feriados católicos totalmente, o Estado é laico, isso é uma forma da Igreja Católica influenciar o povo.
2006-10-12 22:06:38
·
answer #5
·
answered by latinorevolucionario 3
·
1⤊
0⤋
É discriminação sim. Porém quem vai ser o político que fará campanha para por fim ao feriado? Imagine o que os dirigentes da igreja católica farão com o coitado?
2006-10-12 22:05:33
·
answer #6
·
answered by moranpgo 3
·
1⤊
0⤋
a religiao catolica eh metida no estado desde os tempos de colonizacao de espanha e portugal. e se enraizou pelas colonias destes sempre ao lado do estado. como esses feriados ja vem de longas datas nao da pra mexer e nem cassar os santos.
2006-10-12 22:02:25
·
answer #7
·
answered by Cherry c 6
·
1⤊
0⤋
Boa pergunta essa sua! se for fazer feriados pra tdas religião ninguém trabalha mais nesse mundo de ilusão ...
2006-10-12 22:02:18
·
answer #8
·
answered by stelazul 6
·
1⤊
0⤋
A igreja católica não representa mais a religiao que a maioria do povo quer. Se é monteísta, porque esse monte de santos, que são, na realidade, semideuses? Geralmente, os feriados santos nao sao comemorados com a referencia que se exige. Trata-se de ocasiao para se encher a cara de alcool, praticar o descumprimento dos 10 mandamentos. Tudo sobre o olhar complacente dos padres, bispos, cardeais e o próprio papa. Digo sempre que, se fosse cristao, seria evangelico, pois sabem respeitar o que esta escrito na Biblia. É o que penso.
2006-10-12 22:01:59
·
answer #9
·
answered by Siddharta 5
·
1⤊
0⤋
estes feriados são antecessores a essa nova constituição. o brasil eh um pais catolico, e por isso tantos feriados catolicos. achei legal a sua abordagem sobre os feriados, mas eh q a maioria da população eh catolica, sendo o brasil o pais com maior numero de fieis do mundo. dai tantos feriados relacionados a santos.
2006-10-12 22:00:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋