Podemos citar várias conseqüências, que vão muito além do freio no crescimento populacional.
Na verdade, métodos anticoncepcionais são conhecidos e usados há séculos, por meio de ervas e coisas do gênero. Mas as pílulas anticoncepcionais, lançadas nos anos 60 do século XX, é que realmente deram origem a uma verdadeira revolução nas sociedades industriais do Ocidente.
Isso porque as mulheres puderam se libertar do medo de engravidar e assim os homens perderam o pretexto que tinham para mantê-las abstinentes e sexualmente submissas em casa enquanto eles mesmos poderiam satisfazer suas "necessidades carnais" livremente fora de casa. Em outras palavras, as sociedades ocidentais já não podiam mais justificar o adultério masculino alegando que os homens precisavam manter relações sexuais fora de casa para poder aliviar suas necessidades sem correr o risco de engravidar suas esposas. E como os casamentos puderam também prescindir de filhos ou planejar melhor sua chegada, as mulheres já não precisavam mais abrir mão dos planos de constituir família para ter uma carreira profissional sólida.
Fora do casamento, as mudanças não foram menores. Graças a possibilidade da contracepção, as mulheres solteiras já podiam ter tanto domínio sobre o próprio corpo e sobre a sua sexualidade quanto os homens, já que não precisavam se preocupar tanto com o risco de uma gravidez indesejada e inconveniente.
Em outras palavras, os contraceptivos produziram uma verdadeira revolução sexual. Claro que ela infelizmente não foi suficiente para pôr fim ao machismo e à dominação masculina nesses países. Mas se comparamos a situação social das mulheres de hoje com a das nossas avós, podemos perceber que as transformações que se produziram no que diz respeito à política, à cultura e à própria sexualidade a partir dos anos 60 foram realmente radicais.
2006-10-12 12:06:43
·
answer #1
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
Permitiram a emancipação da mulher!
"Viva a vida sexual sem grandes preocupações!"
2006-10-12 18:45:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋