Do Latim: 'litteratÚra'.
É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.
Brasil literatura de cordel - literatura de carácter popular; romanceiro popular do Nordeste brasileiro, vendido nas feiras e mercados em folhetos pendurados em cordel.
Mais produtivo do que tentar definir Literatura seja, talvez, encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literário. A definição de literatura está comumente associada à idéia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. Um texto será literário, portanto, quando consegue produzir um efeito estético, ou seja, quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor. A própria natureza do caráter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma definição verdadeiramente estável para o texto literário. Para simplificar, podemos exemplificar através de uma comparação por oposição. Vamos opor o texto científico ao texto artístico: o texto científico emprega as palavras sem preocupação com a beleza, o efeito emocional, mas, pelo contrário, essa será a preocupação maior do artista. É óbvio que também o escritor busca intruir, procura perpassar ao leitor uma determinada idéia; só que, diferentemente do texto científico, o texto literário une essa necessidade de incluir a necessidade estética que toda obra de arte exige. O texto científico emprega as palavras no seu sentido dicionarizado, denotativamente, enquanto o texto artístico busca empregar as palavras com liberdade, preferindo o seu sentido conotativo, figurado. Então concluindo, o texto literário é aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se do sentido conotativo ou metafórico das palavras.
A compreensão do fenômeno literário tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enfática na histórica da cultura ocidental, outros diluídos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literário particular.
Assim, por exemplo, encontramos uma concepção "clássica", surgida durante o Iluminismo (que podemos chamar de "definição moderna clássica", que organiza e estabelece as bases de periodização usadas na estruturação do cânone ocidental); uma definição "romântica" (na qual a presença de uma intenção estética do próprio autor torna-se decisiva para essa caracterização); e, finalmente, uma "concepção crítica" (na qual as definições estáveis tornam-se passíveis de confronto, e a partir da qual se buscam modelos teóricos capazes de localizar o fenômeno literário e, apenas nesse movimento, "defini-lo"). Deixar a cargo do leitor individual a definição implica uma boa dose de subjetivismo (postura identificada com a matriz romântica do conceito de "Literatura"); a menos que se queira ir às raias do solipsismo, encontrar-se-á alguma necessidade para um diálogo quanto a esta questão. Isto pode, entretanto, levar ao extremo oposto, de considerar como literatura apenas aquilo que é entendido como tal por toda a sociedade ou por parte dela, tida como autorizada à definição. Esta posição não só sufocaria a renovação na arte literária, como também limitaria excessivamente o corpus já reconhecido.
De qualquer forma, destas três fontes (a "clássica", a "romântica" e a "crítica") surgem conceitos de literatura, cuja pluralidade não impede de prosseguir a classificações de gênero e exposição de autores e obras.
"Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa". (Émile Zola)
2006-10-12 10:11:51
·
answer #1
·
answered by Skywalker 7
·
3⤊
0⤋
Literatura é arte de expressar seus pensamentos ou idéias através da escrita.O que caracteriza é a forma como ela escrita, pode ser em prosa ou em versos.
Prosa- São os romances
Versos- São as poesias
Existe tb a epopéia- que é escrita em versos e que narra fatos históricos.
2006-10-12 19:05:28
·
answer #2
·
answered by lydiarlima 3
·
1⤊
0⤋
Depois da resposta de Lydiarlim...nada a acrescentar. Resposta perfeita, clara, concisa.
2006-10-14 16:35:03
·
answer #3
·
answered by m_m_s 6
·
0⤊
0⤋
Segundo o crÃtico e historiador literário José VerÃssimo, várias são as acepções do termo literatura: conjunto da produção intelectual humana escrita; conjunto de obras especialmente literárias; conjunto (e este sentido, creio, nos velo da Alemanha) das obras sobre um dado assunto, ao que chamamos mais vernaculamente bibliografia de um assunto ou matéria; boas letras; e, além de outros derivados secundários um ramo especial daquela produção, uma variedade de Arte, a arte literária.
Mas por que à simples relação de fatos, à meia expressão de emoções por meio da escrita chamamos arte como à pintura, à escultura, à música?
Talvez porque essa relação ou essa expressão - e em literatura não há outra coisa - admitem ou exigem, para nos comoverem e Interessarem, artifÃcios de lÃngua, de maneira de dizer de modos de contar ou exprimir, em suma de expedientes e processos estranhos à pura necessidade orgânica da manifestação dos nossos juÃzos e sentimentos. Para tal, bastaria somente a correção gramatical, isto é, a expressão verbal, segundo as leis lógicas ou naturais, se preferem, da linguagem, sem mais artifÃcios que os que lhe são inerentes.
A exação puramente lingüÃstica na expressão do pensamento ou das sensações é talvez para a arte de escrever o que o desenho, no seu sentido mais restrito e especial, é para a pintura. Esse desenho, como aquela linguagem simplesmente exata, é, certo, já de si um artifÃcio de representação, mas ainda não constitui uma arte. Por falta de outros artifÃcios que a completem e a tornem significativa, o que representa não nos logra ainda comover, que é o fim superior da arte. E se o simples desenho, na mão de verdadeiros artistas, o consegue, é que uma combinação especial de linhas, de tons, de sombras e claridades, produzindo uma expressão que quase vale a pintura, fez dele mais alguma coisa que pura representação por linhas combinadas segundo regras preestabelecidas.
São essas linhas especiais, esses tons variados, essas sombras e essa luz no desenho artÃstico, e as tintas, o claro-escuro, as gradações de cores, a harmonia geral de todos esses elementos na pintura, que fazem da pintura representação gráfica do desenho uma obra de arte. Assim na expressão escrita são artifÃcios correspondentes a esses que fazem da simples representação versal das coisas vistas ou sentidas uma arte - acaso a mais difÃcil de todas. Mas se isto basta para fazer da escrita, da literatura, no sentido etimológico, uma arte, um ramo de Arte, não satisfaz, cuido eu, para caracterizá-la toda.
Obras há de ciência (e tomo esta palavra no sentido geral de saber de conhecimentos de fatos, "know-ledger" em Inglês), tão bem escritas como as que melhor o sejam literatura. Darwin passa por um perfeito escritor na Inglaterra, assim, como Spencer. Imagino que os trabalhos de fÃsica e de biologia de Goethe não serão menos bem escritos que os seus romances. (Que é literatura? José VerÃssimo).
Em O Que é a Literatura?, publicado em 1948, por Jean-Paul Sartre, a função e a natureza da Literatura encontram-se organizadas em três perguntas básicas:
• O que é escrever
• Por que escrever
• Para quem escreve
2006-10-12 19:03:36
·
answer #4
·
answered by susy 2
·
0⤊
0⤋
Depois de ler o testamento acima referido.
A literatura é algo que me satura.
Têxto em português.
Eu leio.
tu lês.
Ele lê.
Nós lêmos.
Vós lêstes.
Eles lêem.
Pronto testei o verbo.
Não me enganei?
2006-10-12 17:17:05
·
answer #5
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
PQ O PESSOAL TEM SEMPRE QUE ESCREVER UM TESTAMENTO???
O primeiro q respondeu disse muito mas não me disse nada...
Literatura é paixão...
Não se pode saber o que é literatura através da opinião de outras pessoas, só sabe-se o que é literatura quando se vive para ler e lê para viver...
E também não se aprende literatura por informações técnicas que dão na escola, literatura se aprende por prazer...
Vc realmente quer saber o que define ou o que é literatura???
Não posso te xplicar, ninguém pode te xplicar, nem o professor de facul... vc tem que descobrir sozinho e assim adquirir o PRAZER da literatura...
Informações técnicas não adiantam, simplesmente ensinam aos alunos o fardo do estudo...
Literatura é algo além dos textos e das palavras...
Um livro muito técnico pode ser considerado para a crítica um ótimo livro, mas para os verdadeiros apaixonados, não ter um pingo de literatura...
Literatura pode-se encontrar em uma frase!!!
Literaruta é linda!!!
2006-10-16 10:57:02
·
answer #6
·
answered by Anny 2
·
0⤊
0⤋