Estou escrevendo um ensaio sobre Alexandre o Grande.
Posso dizer apenas minha opinião: pra mim ele foi um visionário.
Alexandre, embora "filhinho de papai" lutou muito para chegar ao trono. Felipe era macedonio mas Olimpia era grega, portanto ele era um mestiço. Imagina a 2 mil anos atras, quando as raças e os povos nao haviam se misturado ainda o que era ser um bastardo! Mas Alexandre soube esperar e era muito inteligente. Ele foi educado por Aristóteles, que lhe deu acesso a cultura, ética e poítica. Alexandre cresceu ambicioso, como a mãe e o pai, mas também munido de um cárater incomum, graças a consciencia adquirida com o mestre Aristóteles.
Alexandre foi um exímio estrategista e nao demorou a se tornar o primeiro grande conquistador do mundo. Foi o primeiro a montar um exercito de infantaria, dada a sua paixão por cavalos!
Mas diferente do despotismo de seu pai. Alexandre deu autonomia política e religiosa às suas colonias,entre elas Jerusalém, India, China, Grecia,Persia, e Egito, onde foi consagrado Faraó e fundou Alexandria, a primeira capital cosmopolita do mundo antigo, com uma grande biblioteca e elementos do mundo inteiro. Alexandre quebrou muitos paradigmas para sua época: contrariando tradições milenares, casou vários de seus soldados com filhas dos líderes dos países conquistados, ele proprio, polissexual, casou 4 vezes e ainda contava com 2 namorados e um eunuco, além de seu cavalo, Bucéfalo.Fazendo isso promoveu a miscigenação e a cultura interracial. Levando estatuas gregas à india e ao Egito, promoveu o helenismo.Para demonstrar o seu poder sem destruir e aterrorizar os dominados, Alexandre mandou cunhar seu rosto nas moedas e todo o seu império.
Quando Alexandre morreu seu império se desmembrou pois não haviam um herdeiro à sua altura. Porém seus generais se dividiram e surgiram novos povos, como os seleucidas, de Seleuco e a dinastia Ptolomaica do Egito, de onde descendia Cleópatra. As bases políticas de Alexandre serviram de inspiração para um novo império que se iniciava: o Imperio Romano.
Essa política de miscigenação, o helenismo, a promoção do comércio entre países que nem sequer se conheciam...não te lembra nada não?
Alexandre o Grande, há 2 mil anos...inventou a Globalização!
2006-10-12 13:02:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Alexandre era um idealista. Queria "colonizar" o mundo com a cultura helenística de seu povo. Queria levar conhecimento e cultura para o mundo todo. Difundir os conhecimentos prodigiosos desenvolvidos pelos povos gregos (primos dos macedões) a todos os povos da terra. Fundando suas cidades modelos, as Alexandrias, pensava em um mundo mais instruído, culto e sem fronteiras. Um mundo livre. Liberdade de corpo e mente. Realmente ele foi Grande.
Ajudei? escolha a melhor resposta.
2006-10-14 14:36:16
·
answer #2
·
answered by Gryphus 4
·
0⤊
0⤋
fala serio !Voce so viu o filme ne ?! Este filme foi criado em cima de varios pontos de vistas diferentes de inumeros pesquisadores, é por isso que ele é tão confuso e cheio de ataques emocionais, pode crer numa coisa qualquer rei que demonstrace tanta emotividade não frente de seus soldados teria sido assassinado muito mais rapido do que aconteceu no filme.A resposta a sua pergunta é bem simples, como qualquer rei alexandre era motivado por sua propia gloria e vontade de conquistar mais, o que o torna grande é fato de que em batalha, mesmo que sobre desvantagem saia vitorioso, sua campanha na asia foi impecavel, sua forma de abordagem era unica para a epoca, suas tecnicas e taticas de batalha eram inovadoras e surpreendentes.
2006-10-13 19:33:59
·
answer #3
·
answered by hqdiego 3
·
0⤊
0⤋
Quem desfizer o nó górdio será o dono do mundo!
Resposta de Alexandre - Um golpe de espada.
Nó desfeito, mundo no bolso.
Era um psicopata, cheio de charme, provavelmente.
Suas motivações?? Pergunte para o Brain, do Pink & Brain ;)
2006-10-13 01:59:44
·
answer #4
·
answered by Mamb 1
·
0⤊
0⤋
A História de Alexandre eu só conheci através do filme.
Ao que me parece, ele se perdeu no meio de tanto poder, não conseguiu segurar a onda..acho que por pura ambição e vaidade.Ele era vaidoso e pensar em ter tanto poder quanto qualquer outro Rei ou guerreiro o fez ficar sem limite e noção da realidade.
Às vezes acontece isso conosco, a gente nunca está satisfeito com as nossa conquistas e sempre queremos mais e mais,,,no caso dele acho que essa ambição foi meio doentia a influenciada pelos pais...Acho que é um mix de sentimentos egoístas.
2006-10-12 20:19:47
·
answer #5
·
answered by Beth G 3
·
0⤊
0⤋
Seria um pouco de tudo,mas na minha opinião visava um mundo de igualdades entres os povos,o aperfeiçoamento dos conhecimentos de cada um para o beneficio de todos.Tantas culturas unidas em um só imperio seria magnifico,era uma especie de globalização alexandrina,ele sem duvida era um grande visionario e humanista pena ter morrido tão cedo.
2006-10-12 19:43:23
·
answer #6
·
answered by marcelo d 1
·
0⤊
0⤋
Isso td que vc falou!
2006-10-12 19:36:47
·
answer #7
·
answered by Nathy 2
·
0⤊
0⤋
Como uma pessoa sensível como tu podes admirar a besta das mentiras?Leias a resposta q ela deu à minha última pergunta. Tens q escolher.Ou és meu amigo e admirador, ou és amigo desa mulher desclassificada.
2006-10-12 17:12:53
·
answer #8
·
answered by Araguaia 6
·
0⤊
0⤋
com certeza ele tinha mania de grandeza
2006-10-12 17:00:17
·
answer #9
·
answered by falaserio 5
·
0⤊
0⤋
Todos tiveram esse momento de querer conquistar o mundo! Alexandre não ficaria atras, para provar a todos o seu poder e para ter um imperio todinho seu, saiu conquistando mundo afora.
2006-10-12 16:57:56
·
answer #10
·
answered by lena 2
·
0⤊
0⤋