English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

LEIA o texto de Cristovam Buarque - é meio longo, mas responde PERFEITAMENTE SUA PERGUNTA:

Durante debate em uma Universidade, nos Estados Unidos, fui questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha.

De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade.

Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrimônio da Humanidade.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Nações Unidas reuniam o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o pais onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.

2006-10-12 09:27:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Não, porque trata-se do maior patrimônio nacional, uma indiscritível fonte de riquezas. Temos ali, grandes jazidas de balxita, pedras preciosas e muitos outros minerais alem de plantas medicinais que poderam no futuro próximo nos dar condições de alcançar a cura definitiva do câncer a riqueza da amazônia em termos de biodiversidades é simplesmente incalculável, os paises com toda razão cobram do Brasil maior preservação daquela região, mas agem de forma hipócrita comprando madeira extraida dali, alem disso, cabe uma pergunta: Onde estão as florestas deles? Que fizeram com elas? Distruiram. È claro que isto não justifica o abandono, a negligência com que nossos governos sempre trataram a amazônia, se não guardam o que é nosso, os outros levam, é imperdoável que não tenhamos um eficiente sistema de proteção naquela região, e nem adianta falar do sivam, pois nunca evitamos um desmatamento agindo com base em uma informação daquela inutilidade. Mas foi muito oportuno tocar neste assunto, tua pergunta é mais que pertinente por que recentemente o Sr. Tony Blair primeiro ministro britânico e moleque de recados do Sr. George Bush, afirmou que é hora do mundo assumir o controle da amazônia, infelizmente abafaram o infeliz comentário e nossos representantes silenciam covardemente quando deveriam exigir explicações e respeito a soberania nacional. Mas com estes representantes que temos, brevemente seremos impedidos de entrar naquela área, só os estrangeiros o farão livremente, agora te pergunto, valeu o esforço dispendido pelo barão do rio branco para comprar da Bolívia boa parte daquela área para ampliar a presença do Brasil na região? Não foi fácil comprar o que agora é o estado do Acre se bem me lembro. Vamos entregar tudo aos estrangeiros porque temos governantes incapazes? Todos devemos lutar contra este que seria o pior de todos os crimes de lesa pátria que ja foram perpetrados contra nosso país. Aliás, espero que este assunto passe a ser muito debatido neste espaço. Parabens pela pergunta!!!

2006-10-12 10:05:20 · answer #2 · answered by g.santos45 4 · 1 0

Para com isso! a Amazônia é do Brasil e pronto!

2006-10-12 09:20:29 · answer #3 · answered by Luz do Sol 5 · 1 0

O Brasil não deve entregar nenhuma parte de seu território para país algum, seja por qual motivo for. O território nacional é inviolável e indivisível. Claro que a Amazônia desperta interesse e cobiça por sua diversidade e riqueza, mas ninguém, nenhum governo ou país tem direito sobre ela.

2006-10-14 07:22:28 · answer #4 · answered by ddelund 7 · 0 0

Claro que não.

2006-10-12 10:17:42 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

se isso acontecer pode ter certeza que nós brasileiros vamos ter que pedir licença para ir de um estado para o outro,por isso eu digo se o Lula perder isso não estará longe de acontecer.

2006-10-12 09:36:40 · answer #6 · answered by Nilta G 2 · 0 0

JAMAIS!!!

Primeiro porque dívidas externas não se pagam com terra, seria um absurdo!

Segundo porque a Amazónia é Brasileira e dos Brasileiros que a amam, não de uns tolos sanguinários que em vez de "salvarem o mundo" como eles mesmos proclamam, estão a matá-lo.

Cada macaco no seu galho!

2006-10-12 09:32:45 · answer #7 · answered by PP 6 · 0 0

Uma dívida externa não é paga com territórios, não seja tolo

2006-10-12 09:22:44 · answer #8 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 0 0

com certeza não, o amazonas é nosso se os estrangeiros quiserem eles que façam a amazonas deles não acha??

2006-10-12 09:22:29 · answer #9 · answered by gaúcha 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers