Acho ótimo.
Senão fosse o exame da OAB, os advogados iriam ser "delegados de porta de cadeia", como disse o molusco.
....
2006-10-12 08:30:41
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
Acho ótimo, apesar de ser uma prova que estão dificultando cada vez mais, mas é melhor do que ter advogados porta de cadeia, que não consideram o seu diploma e os anos que estudou!
2006-10-15 16:09:33
·
answer #2
·
answered by Paula Cassia V 4
·
0⤊
0⤋
Eu acho muito certo, e, se não me engano acho que todos os cursos agora se exige esse exame, e, está certo mesmo, porque o que temos visto de maus profissionais não está no mapa, principalmente na área da medicina!!!!
2006-10-15 10:14:43
·
answer #3
·
answered by Joseli C. 7
·
0⤊
0⤋
Eu considero que a exigência do exame de ordem da OAB está simplesmente demonstrando um verdadeiro atestado de incompetência das Universidades brasileiras.
Analisemos: alguém passa no vestibular para Direito, cursa a Faculdade durante cinco longos anos; realiza estágios, ou seja, começa sua prática forense ainda durante o curso, tudo isso para que, ao se formar e começar a advogar, esteja apto para sua profissão.
Fica óbvio, pois, que, quem habilita um profissional a bem exercer sua profissão é uma universidade, através de seu currículo muito bem elaborado para cada curso. Seja ele formado em Medicina, Engenharia ou Direito.
Porém, este último profissional é obrigado perante à OAB que fiscaliza sua profissão, a prestar exame cujo fim é verificar se ele - APÓS TER CURSADO DURANTE ANOS UMA FACULDADE DE DIREITO - tem condições de exercê-la!!!
Que é isso senão passar-se um atestado de incompetência de nossas universidades? Pois que autoridade possui um órgão de classe totalmente alheio ao ensino profissional realizar exame de competência profissional? E estas razões se aplicam aos conselhos de medicina, engenharia e demais profissões.
Que este exame exigido pela OAB seja feito pela própria universidade, então, no final do curso, pois é a única capaz de avaliar se os seus cinco anos de ensino ao aluno foram suficientes para habilitá-lo à sua profissão, mas nunca, jamais à OAB, que tem funções e objetivos totalmente distintos, conforme consta no seu Estatuto.
Do contrário, qualquer um de inteligência mediana, que nunca cursou Direito, poderia se arvorar (hipoteticamente) a fazer o exame, e vamos supor que (hipoteticamente) passasse: estaria apto a exercer a profissão de advogado? Tremenda asneira, não é? Mas existem casos de pessoas com apenas o primário que fizeram provas vestibulares e passaram! Aqui mesmo no Brasil!
Na verdade, chama-se ao exame da OAB de caça-níquel, porque o exame é pago, não é barato, existe prova cuja avaliação tem caráter puramente abstrato, podendo o avaliador, se não simpatizar com o avaliado, impedi-lo de passar no teste.
E lá volta ele outra vez, e outra vez e outra vez. E em todas elas, pagando! E pagando caro! Conhece-se casos de formados em Direito que tiveram que passar pelo exame cinco vezes!
Portanto, eu considero um absurdo esse exame. Uma aberração inaceitável, que todo o formando e o formado deveriam combatê-lo à exaustão, até sua eliminação completa. Inclusive, de suas cinzas...
2006-10-12 09:39:59
·
answer #4
·
answered by Rámaco 1
·
0⤊
0⤋
Pelos resultados horríveis que tem sido mostrado pela mídia, acredito que o da OAB tem que continuar a ser feito, sim.
Concordo que outros também deveriam ter um exame similar, principalmente agora que tem faculdade a cada esquina e à distância. Fiquei intrigada com uma, Faculdade de Educação Física à distância, de uma Universidade Federal....
2006-10-12 08:57:24
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Hoje qualquer cidadezinha tem faculdade de direito, que é a faculdade mais barata para abrir, não requer equipamentos caros, etc.
Devido a isso, formam-se milhares de bacharéis sem qualquer competência para exercer a profissão de advogado ou afim e se fosse permitido que trabalhassem seria o caos do sistema judiciário. Por isso instituíram o exame da Ordem.Nas outras profissões esse problema ocorre em escala muito menor.
2006-10-12 08:53:36
·
answer #6
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
sim....isto não coloca profissionais desqualificados no mercado
2006-10-12 08:53:05
·
answer #7
·
answered by O alienista 4
·
0⤊
0⤋
Trabalho no Judiciário e, em especial o exame da ordem, acho que deve continuar sim. Imagine um advogado requerer regressão de regime para seu cliente, perguntar se progressão de regime é bom para o cliente, se referir aos réus como réis? Dá pra encarar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2006-10-12 08:38:11
·
answer #8
·
answered by Tranqüila 3
·
0⤊
0⤋
Acho muito bom...porque assim a profissão é valorizada, muitas pessoas critica o Direito dizendo não ter mais campo para atuar, pois umm onte de gente faz o curso de Direito, mas eles não sabem que para atuar na profissão de Advogado, tem qu passar no exame da ordem, que é muito dificil e não é todos que conseguem...acho que todos os cursos deveriam exigir de seus formandos um exame, assim o mercado seria menos competitivo...pois não são todos que tem a capacidade de passar!!! Contabilidade, Direito, medicina são exigidos exames a conselhos para receber licença para atuar na area
2006-10-12 08:35:19
·
answer #9
·
answered by josiperon 3
·
0⤊
0⤋
DEPOIS QUE VOCÊ PASSA ACABA SENDO UMA COISA MUITO BOA QUE TIRA OS FORMANDOS RUINS DO MERCADO DE TRABALHO.
2006-10-12 08:28:56
·
answer #10
·
answered by Skywalker 7
·
0⤊
0⤋