English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-12 06:58:30 · 17 respostas · perguntado por Din bhsl 2 em Entretenimento e Música Música

17 respostas

Olha é o seguinte....

O samba é ruim, onde milhares de brasileiros param um tempão para comemorar o carnaval. Gastam milhões de reais para que seja feito aqueles desfiles, ao invés de gastar esse dinheiro em benefício da própria cominidade, revertendo esse dinheiro para alimenter milhares de famílias, não preferem gastar essa dinherama para poucos dias de carnaval. è uma babaquice.

Já o pagode é pior ainda, uma porcaria tão imensa que não sei, não encontro palavras para descrever. aquela músiquinha sem letra. ai, sem comentários.

2006-10-12 07:12:20 · answer #1 · answered by Marie Catherine 7 · 0 1

pagode e muito melancólico e um som mas para te deixar para baixo do que para cima e o samba e bem melhor ai tem animação.

2006-10-16 03:39:00 · answer #2 · answered by cigano 1 · 0 0

olá amigo! essa sua pergunta tem algumas variantes interessantes:
o samba se divide em
samba de roda
samba de breque
samba de enredos

1) samba de roda- e conhecido popular mente como pagode, ele e
cantado geramente acompanhado com o cavaquinho ou o banjo,violão, pandeiro , repinique e dois tam tans (um tipo de instrumento musical) sendo um de corte e outro de marcação
e as letras são mais harmoniosas, mais melódicas
2)samba de breque- esse ritmo de samba e mais falado, quase pouco cantado, e quem mais se destacou cantando o samba de breque foi Kid Morinqueira, e ate hoje depois do seu falecimento e respeitado nas rodas de samba!
o samba de breque se subdivide em: samba quadrado e em miudinho e esses dois ritmos e mais para se dançar do que propriamente dito para se cantar tem pessoas que confundem esses ritmos com nome de dança mais são ritmos.
3) samba de enredo- esse e o mais conhecido no mundo inteiro
visto que o carnaval brasileiro, se tornou uma febre ao redor do mundo! com a beleza da mulher brasileira e o seu gingado sensual, e seus instrumentos são mais vigorosos e retumbantes
como o surdo, o surdão, e o treme terra, usado por muitas escolas de samba! e ai encontraremos o repique,tamborim,
o chocalho,o tarol, dentre tantos. A sonoridade e muito mais agressiva, mais potente, porem pouco comum em dias que não seja os dias de carnaval.
espero ter respondido a sua pergunta e que tenha gostado da resposta, fique com DEUS e um ótimo fim de semana pra ti!

2006-10-12 14:54:42 · answer #3 · answered by POETA/PENSADOR 3 · 0 0

Está desde a formação das letras das músicas até a forma de cantá-lo, tocá-lo e ainda dançá-lo. O samba é uma expressão cultural tipicamente brasileira de reconhecimento internacional e mais intensamente vivenciado no Rio de Janeiro. O pagode é um desdobramento do samba. Se o samba é um rítmo muito popular o pagode é popular ao extremo, recebendo certa aversão pública. Há quem diga que o pagode é uma adaptação pobre do samba. As letras dos pagodes, contrariamente ao samba que têm suas letras mais enraizadas na história popular, são melosas.
A palavra pagode se referia inicialmente aos espaços físicos onde se dançavam as gafieiras embaladas por músicos de samba ao vivo. Estes grupos de samba que foram se modernizando, inclusive usando terno e gravata, se auto-intitularam de grupos de pagode e consecutivamente o rítmo assim ficou denominado, bem como as festas embaladas por este rítmo.

2006-10-12 14:22:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Como generos musicais são semelhantes , têm a mesma raiz, mas, antigamente Pagode era o nome dado às festas onde se tocava samba, daqueles antigos, feitos pela velha guarda ou Demonios da Garoa, e todos os subgeneros , mais recentemente essas festas deram origem às gafieiras, e os artistas ganharam mais notoriedade, temos: Agepê , Luiz Airão, Leci Brandão até chegar na Beth Carvalho que deu oportunidade ao pessoal do Fundo de Quintal, esse pessoal transformou a maneira de tocar samba, introduziu novos instrumentos e melodias, e o nome Pagode mudou de significado.
Hoje em dia temos o movimento de 'universitário' que transformou o pagode de verdade nesse som insoço que toca no rádio, perdeu o jeito, tanto é que é raro tocar em rodas de Samba nos barzinhos por aí.

2006-10-12 14:20:06 · answer #5 · answered by Careca 3 · 0 0

O samba sofisticado que revelou nomes como Zeca Pagodinho e Jovelina Pé**** Negra se mantém firme após duas décadas de estrada.

Vinte anos de samba sofisticado sem perder a raiz quizumbeira. Exatamente há duas décadas, Mauro Diniz, o rebento de Monarco (filho de peixe, peixinho é) fazia os arranjos de Raça Brasileira, LP que lançava talentos como Zeca Pagodinho e Jovelina Pé**** Negra, consolidando a nova onda do pagode autêntico, que já tinha em Jorge Aragão o seu ícone maior. A Som Livre não poderia deixar passar em branco esse marco na história da MPB e lançou recentemente Raça brasileira 20 anos depois (em CD e DVD) produto que reúne Pagodeiros (com P maiúsculo) novos e antigos.

Em entrevista ao Jornal da Comunidade, o consagrado intérprete, compositor, carnavalesco e sambista, Nei Lopes, lembra que o pagode de raiz que viria a estourar nas paradas de sucesso nos anos 80, perdurando até hoje, foi uma conseqüência de rodas de batuque como o da Beira do Rio, do Arlindo, Tia Doca e o fenomenal Cacique de Ramos.

Era um movimento que já vinha forte no circuito do samba carioca, mas que só ganhou espaço na mídia depois de começar a ser interpretado por Martinho da Vila, Beth Carvalho e João Nogueira. Isso abriu a janela para que talentos como Zeca Pagodinho e Jovelina pudessem botar a cara para fora. Não fosse o apadrinhamento dos monstros sagrados, o pagode poderia ter ficado longe da mídia, massacrado pela onda do rock pop nacional liderado por Legião Urbana, Capital Inicial, Barão Vermelho, Paralamas e muitas bandas descartáveis do movimento New Wave.

Zeca Pagodinho já se manifestou algumas vezes sobre o preconceito que havia contra o samba numa época em que a grande moda eram as bandas de rock. Numa entrevista ao jornal O Globo, Zeca afirmou que o meio televisivo “tirava muita onda” com o pessoal do samba e, principalmente, com os representantes do pagode que surgia naquela época. “Parecia que estavam fazendo um favor. Você perguntava a que horas iria começar a apresentação e o cara, todo arrogante, simplesmente respondia: ‘Não sei não, calma, agüenta aí’. Como quem diz: não tem de ficar reclamando de coisa nenhuma”.

A turma do Cacique de Ramos e o fenômeno do pagode representaram uma ousadia contra a tradicional forma de se fazer samba, num tempo em que os medalhões do pedaço eram figuras como Monarco, Candeia, Nelson Cavaquinho. O disco Raça Brasileira foi um lance arriscado, mas estourou nas paradas graças ao talento de Zeca Pagodinho e da estupenda voz de Jovelina Pé**** Negra, que “tinha um negócio diferente na garganta”, segundo atesta Mauro Diniz.

O que mais causa desagrado aos líderes do movimento é o oportunismo da mídia ao lançar o chamado pagode-bunda, que pegou carona na nova onda do samba com o intuito de movimentar uma indústria de dinheiro. Zeca Pagodinho costuma reclamar do tom pejorativo em que muitos usam o conceito de pagodeiro. Isso teria levado muitas pessoas a assimilarem a idéia de que, se algo não é bom, tem de ser denominado de pagode. O cantor entende que o lado positivo de tudo isso é que há um público entendedor de samba que não se deixou contaminar por essa tendência de se misturar o joio ao trigo. E é esse público que mantém o verdadeiro pagode de pé numa conjuntura em que o grande interesse da maioria das gravadoras é ganhar muito dinheiro lançando produtos descartáveis que não resistem à passagem de um verão.

Um abraço.

2006-10-12 14:18:04 · answer #6 · answered by AJ_Bentlley33 2 · 0 0

Samba é feito da raiz, pagode é coisa nova e normalmente o pagode é mais popular

2006-10-12 14:13:50 · answer #7 · answered by kako 1 · 0 0

Samba tem história... Sua raiz é desde a africa, trazida pelos negro. Já o pagode... Não sei te dizer. Apenas que não gosto de pagode...

2006-10-12 14:06:54 · answer #8 · answered by Laurinha 3 · 0 0

o pagode é romantico do que o samba

2006-10-12 14:03:21 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

um eh mais classico, outro eh mais d povao
o samba tem ritmo mais forte
e pagode mais dançante

2006-10-12 14:01:30 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

não sei
não gosto de nenhum dos dois

2006-10-15 18:12:44 · answer #11 · answered by rocha473rocha 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers