English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A separação entre a igreja e o estado no Brasil não é cumprida. O estado privilegia a igreja católica de diversas formas: os feriados nacionais religiosos, a exposição de símbolos cristãos e católicos em repartições públicas, a benção de obras públicas por padres, a celebração de missas por essa ou outra razão etc. Mas isso é em total desacordo com a constituição federal. Ou não?

2006-10-12 04:50:32 · 8 respostas · perguntado por zeca do trombone 5 em Governo e Política Lei e Ética

8 respostas

Eu também não concordo com isso.Nesse país temos uma infinidade de religiões se tivesse que ter estas manifestações deveria ser de igual modo para todas as religiões, claro que isso não seria possível.Então que não tivesse nenhuma forma de manifestação religiosa por ógãos públicos. Isto vai totalmente contra os princípios de igualdade garantidos na constituição.

2006-10-12 05:07:21 · answer #1 · answered by fifiti 2 · 0 0

Nosso país é maravilhoso neste sentido. Pode ser que a igreja católica seja privilegiada mas não se esqueça que esta é a religião oficial do país, assim como a língua "portuguesa" ou a moeda "Real". Aqui em Brasília há um feriado regional que é o do dia do evangélico e eu trabalho em um órgão público federal que apesar de ser federal respeita e decreta o feriado, eu não gosto não rsrsrsrs mas é motivo pessoal, eu sou escalada para trabalhar em feriados.. Enfim..acho que em nenhum outro lugar do mundo se respeita tanto a fé e crença alheia. A constituição assegura que ninguém seja privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos impostas, e não priva ninguém de se manifestar. Agora se o indivído leva o santinho dele ou a cruz ou qualquer outro símbolo e ele se sente bem trabalhando olhando para estas coisas e isto não atrapalha o andamento do serviço, ótimo! Se eu tivesse que reclamar seria dos colegas evangélicos pois são os que deixam suas bíblias jogadas para todo lado, inclusive na minha mesa. Abraços.

2006-10-12 16:42:01 · answer #2 · answered by LSemac 3 · 0 0

Os feriados religiosos não ferem o espirito republicano tampouco o democratico, pois simplesmente fazem cessar, em parte, a atividade economica para que aqueles que precisam dedicar o dia a sua fé possam faze-lo. Como o Brasil tem populaçao com absoluta predominancia cristã, é compreensivel haver feriados em razão dessa religião. Aqueles que são de outra religião podem fazer o que bem entenderem do dia. Já simbolo religioso em repartiçao pública, fere o republicanismo. Há muito houve a separaçao entre igreja e Estado. Imagine-se entrando na sala de audiencia e ver que sobre a cabeça do juiz há, na parede, um crucifixo ou uma estrela de david. Imagine que esse juiz está usando um turbante, tal como a outra parte no conflito. É desrespeitoso com o cidadão, é a negaçao de que ele faz parte da sociedade. Afinal, nesses momentos, o cidadão está se relacionando com o Estado, não como o individuo que o atende.

2006-10-12 12:06:43 · answer #3 · answered by heivax 2 · 0 0

é uma questão de costume e no mais a maioria da população é católica

2006-10-12 12:02:19 · answer #4 · answered by CLAUDIO TELES 5 · 0 0

Não vejo por este, lembre-se que a constituição federal defende a liberdade de expressão e a religiosidade e credo da sociedade, não respeitar essas manifestações sim, seria contra a constituição. Ah, antes que eu esqueça, eu NÃO SOU CATÓLICO.

2006-10-12 12:02:19 · answer #5 · answered by ? 4 · 0 0

Acho uma vergonha, coisa de funcionário (cabidão) mesmo. Primeiro que deve sempre dar produtividade (serviços), para a comunidade que paga o seu salário. Segundo acho até um desrespeito, pois se o fato for prestar homenagem a "santos" e "santidades", deveriam ser feriados todos os dias para que homenage-á-se-mos a DEUS (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO). Os únicos realmente santos, e os quais devemos nos curvar e obedecer. Outros que são mencionados como santos não passam demídia comercial.

2006-10-12 12:01:43 · answer #6 · answered by SOBREVIVENTE 2 · 0 0

E lei se e lei muda a constituição

2006-10-12 12:00:20 · answer #7 · answered by JOSINO M 6 · 0 0

Eu acho normal,mas tem muitas pessoas que se desentendem.

L

2006-10-12 12:00:15 · answer #8 · answered by Paulo 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers