English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muito bom dia! queria saber a opinião de mães e pais sobre se é válido castigar os filhos quando vão mal nos estudos. Deixo claro que há crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado ou com algum problema pessoal ou familiar que atrapalha o estudo. Nesse caso precisam de ajuda.
Falo de alunos irresponsáveis que matam aula e perturbam na escola, não querem estudar mesmo e vivem com notas vermelhas. Após conversar bastante e não dar certo, os pais devem colocar de castigo pelas notas baixas e até punir durante todas as férias quando são reprovados?

Muito obrigado, um abraço a todos!

2006-10-12 03:25:32 · 17 respostas · perguntado por Raimundo F 1 em Educação e Referência Educação Doméstica

17 respostas

Criança/adolescente tem de ser educado e essa é tarefa dos pais, não da escola. Os pais devem dar tarefas e responsabilidades aos filhos para que estes vão dando o devido valor às coisas e possam vir a se tornar homens e mulheres dignas. Mas os pais não são culpados de tudo! Os filhos têm o seu próprio gênio e personalidade, o que os leva a serem rebeldes em certas idades. Eu acho que não ter bom aproveitamento na escola já é suficiente para dar um bom puxão de orelhas, agora matar aula ainda é pior, merece castigo sim!
Por outro lado os pais têm de gastar um pouquinho mais de tempo com eles, estudando juntos, apoiando nos deveres de casa, aparecendo na escola de vez em quando, e premiar o esforço quando vê que ele existe.

Não há uma receita universal para alunos com problemas escolares, cada caso tem sua solução que deverá ser estudada por quem melhor os conhece: seus pais!

2006-10-12 03:44:40 · answer #1 · answered by PP 6 · 1 0

devem ter sua mesada cortada

2006-10-12 10:33:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Todo distúrbio de comportamento tem uma causa e é preciso descobrir qual é. Pode ser uma escola com ensino sem qualidade, professores despreparados, colegas de classe bagunceiros com quem a criança se "enturma", não entendimento dos assuntos das aulas, falta de disciplina para cumprir as tarefas da escola quando em casa (ter um horário para se dedicar a isso), pais que não acompanham o que ocorre na escola (não vão a reuniões, não procuram conhecer a escola e os professores), etc, etc. É preciso investigar a(s) causa(s) e procurar resolver. Se o problema for a criança, procurar ajuda com conselheiro de classe ou um psicólogo pode ajudar também. Castigos e punições podem agravar o problema.

2006-10-16 07:19:38 · answer #3 · answered by ddelund 7 · 0 0

Primeiro gostaria de saber se vc está se referindo ao seu(ua) filho(a)?
Eu acho que a essa altura do campeonato deveria sim ser punido, pois quem não vai pelo amor, vai pela dor.
Mas acho que antes de ser punido vc deveria conversar com ele e mostrar-lhe o porque está acontecendo isso, sei que isso vai doer mais em vc do que nele, mas se vc acha que será o melhor, tenha garra e va em frente.
Eu tenho duas crianças e quando é necessário eu apelo, primeiro converso, aviso, alerto, so que chega um momento que não dá para segurar, a impressão que dá e que eles testam nossos limites.
Faça hoje pelo seu filho oque tem que ser feito para não se arrepender depois.
Obrigada, abraços.

2006-10-15 22:25:47 · answer #4 · answered by Luluzinha 3 · 0 0

Polémica a sua colocação porque há várias observações a serem feitas para se fechar a questão: Quem são esses alunos, como são seus pais, onde moram,como é a sua escola e o relacionamento com seus professores? Então veja que são variantes a serem analisadas uma a uma e mesmo assim o resultado obtido ainda naõ é fiel; Antes de se punir esse ou aquele aluno por ter um mal desempenho nas atividades é de bom ton que se consulte alguem abalisado para avaliar o por que as coisas não vão bem? Êsse mal pode ser transitório ou não;pode se manifestar em determinadas circunstâncias e em outras não o certo é que se faz necessário abrir um diálogo franco princípalmente quando se trata de adolescente pelo fato de se encontrar em uma fase de transição da vida muito significativa. O adolescente quer ser visto como adulto ser respeitado como adulto mas ser tratado como criança e responder pelas suas atitudes como crianças e é aí que reside o perigo da mal interpretação dos fatos e julgar um comportamento adulto em uma criança e vice versa. A par de tudo isso, numca é demais deixar em casa um filho que pleiteia assistir um flaXflu por ter tirado uma nota baixa na rescola se analisarmos que esse aluno só tem um compromisso com a casa que é estudar; Eu não vejo nada demais até porque bonifica-lo com uma entrada para o cinema ou ao fláXflú diante de notas baixas, é reforçar que a falha dele foi muito bem recebida e que não tem problemas ele continuar assim pois papai e mamãe estão satisfeitos com o seu insucesso; É uma atitude a meu ver que estimula os filhos a caminharem em direção ao precipício para depois chorarem a queda. Corrija meu irmão sem uzar de violência com sabedoria não apresente a punição como castigo mas um incentivo a lutar para conseguir um lugar ao sol com dignidade; Passe para eles uma máxima que eu aprendí e que me serve até hoje. (ACEITE A VITÓRIA COMO PRÉMIO E A DERROTA COMO ESTÍMULO ); Sucesso...

2006-10-15 14:00:59 · answer #5 · answered by mauricio cezar barros costa c 5 · 0 0

Tenho dois filhos adolescentes que me dão problemas com estudos há alguns anos. Eles não faltam às aulas, mas são malandros com os deveres, e estudam menos do que devem. Já paguei aulas particulares e não adiantou nada. O que temos feito com eles é exigir que estudem, acompanhar os estudos, muita conversa, cortar TV durante a semana, exigir horário de estudo ( e o mais difícil, fazê-los cumprir os acordos). Meu marido às vezes dá broncas e sermões, deixa uns dias sem TV, videogame e computador, mas em geral conversamos muito e exigimos muito também. O problema é fiscalizar se eles estão fazendo mesmo todos os deveres. É cansativo, depois de um dia de trabalho... Mas faço o possível. E falo tanto com eles, algum dia as minhas palavras começam a surtir efeito. Punir durante as férias nós não fazemos. Acho que é melhor pra eles e menos desgastante pra mim exigir horário para estudar e cobrar resultados, cortar TV de vez em quando, mas nas férias e fins de semana relaxamos.

2006-10-14 17:48:02 · answer #6 · answered by Gaivota 4 · 0 0

Punir é muito forte. Os pais devem orientar seus filhos e cobrar que eles tenham uma boa conduta. Caso não respeitem os limites, uma boa bronca resolve na maioria dos casos. Se ainda assim não resolver, os pais devem cobrar ainda mais, marcar cerrado. O que não pode acontecer é largar mão e deixar correr frouxo. Adolecentes precisam de limites.

2006-10-12 18:57:00 · answer #7 · answered by Veve 1 · 0 0

Devem sim. Conversa não dá limites e pessoas sem limites se tranformam em marginais mais dia, menos dia!

O castigo, porém, deve ser acompanhado de conversas, amor e carinho, JAMAIS de violência!

2006-10-12 18:19:47 · answer #8 · answered by regina o 7 · 0 0

Um adolescente desses está PEDINDO limites.
os pais devem mostrar que eles são os adultos do relacionamento e que adolescente AINDA não pode fazer só o que quer!!!
normalmente esta situação já vem de uma falta de controle e limites dos pais!
para consertar, é necessário consertar os pais!

2006-10-12 14:23:15 · answer #9 · answered by 2 · 0 0

A meu ver, punição não leva a nada, o que se deve promover é uma relação aberta entre pais, professores e alunos, em busca da causa dessa "rebeldia". Talvez impor responsabilidade e limites seja a maneira mais adequada para buscar a solução do referido problema.

2006-10-12 14:20:05 · answer #10 · answered by jack 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers