English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

O que enfraquece a nação é a falta de sentimento de nação.
Naçaõ éumconjunto de pessoas com uma mesma cultura que tem aspirações e desejos emcomumpela terra onde vivem.
A divisão não é só econômica, é cultural, geográfica, política e até linguística, porém, os desejos é que estão se tornando diferentes.
veja por exemplo o desejo de alguns em acabar com projetos sociais. Isso é desejar a inanição de pessoas que passam fome hoje e não podem aguardar por um projeto a médio e longo prazo (esses devem ser feitos, mas não em detrimento dos outros).
Isso mostra que as realidades são muito diferentes.
Há alguns anos, na região sul, houve o início de um processo de levante por independência. A razão: eles estariam sustentando os pobres e analfabetos do NE.
Se houvesse o sentimento de nação eles estariam fazendo esforços para divisão de renda e não para concentração.
Não é a divisão externa, seja ela em que nível for, que está enfraquecendo a nossa nação, é a divisão interna, preconceituosa e racista, que se manifesta até nos comentários acerca do próprio presidente, que fogem da raia da ideologia para áreas de conhecimento, naturalidade, formação familiar, etc...
Se não nos conscientizarmos poderemos acabar como certas nações, onde matar por que o outro é diferente se tornou normal ou até mesmo numa divisão de castas, onde a pessoa com traços nordestinos o indígenas deverá servir aos demais.
Ressalto que sou do sudeste, área desenvolvida em todosos sentidos, mas não me considero superior aos meus concidadãos do interior do Piaui ou de Roraima, Amapá ou Maranhão. Acima de tudo sou brasileiro.

2006-10-12 03:27:54 · answer #1 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

Infelizmente tem no Brasil tal como no mundo,pessoas que acham que as disparidades sociais no mundo são uniformes que é uma visão bastante analfabeta e patética,incluindo de pessoas que têm um diploma universitário e mais grave ainda,que têm responsabilidades políticas.O que se passa no Brasil,são as enormes assimetrias regionais de âmbito social e econômico,que para mim só não mudam porque o sistema político vigente está obsoleto bem como seus atores,que não tem nem visão,nem vontade,nem interesse em mudar a atual realidade,muito menos suas populações,que votam sem consciência e depois ficam fazendo greves inúteis culpando A ou B,sem que isso modifique algo.Por isso não adianta continuar a fazer meras constatações como você faz agora,isso não resolve nada.Depois ainda se diz que o mundo é igual.Apenas com uma reforma de fundo nos sistemas políticos far-se-á algo,não adianta continuar a falar,é apenas repetir bobagens.

2006-10-12 14:27:05 · answer #2 · answered by Marcos S 3 · 0 0

Se o sentimento do Sul é de que o Nordeste gera ônus para país, positivamente, devemos agir levando desenvolvimento para essas áreas subdesenvolvidas, para que essas regiões sejam auto-sustentáveis, falta ao brasileiro acreditar nesse mão-de-obra subutilizada, nesses áreas de potencial econômico, tenho uma visão positiva do bolsa família, isso gera renda não só no Nordeste, no Sudeste também, isso é uma equação econômica exponencial, um real gera um, dois geram quatro. Não devemos reclamar de impostos altos, devemos reclamar de quem sonega e joga o país nas costas do honesto, não devemos reclamar de juros altos, boicote os bancos; não devemos reclamar do arrocho econômico, seja proativo, mude para regiões mais prósperas. Existe uma teoria econômica que se aplica à China hoje, R$ 1,00 Um real aplicado em uma área subdesenvolvida gera maior grau de desenvolvimento e produtividade que se aplicado em uma área já desenvolvida. Cinco reais para você vale um sanduíche, cinco reais para uma família de uma área subdesenvolvida do país equivale a um saco de arroz que será consumido em um mês. E lembre-se que a compra de produtos no Nordeste, observando que bolsa família não é só do Nordeste, é um programa federal e atinge todos os estados da federação, gera aumento da atividade industrial onde a indústria já está estabelecida. É estranho a indústria crescer e o comércio não? Some exportações e consumo em regiões subdesenvolvidas, a percepção é de que o sudeste e sul não crescem, grande mentira. não crescem no comércio, pois a percepção das pessoas é de que elas não estão consumindo e isso é verdade, queda do poder aquisitivo em regiões já desenvolvidas do país. Veja que apenas 33% da população tem efetivamente poder de compra e influi no consumo do mercado no Brasil, baixo índice se comparado aos EUA e Japão que estão acima do 85%.

2006-10-12 11:57:16 · answer #3 · answered by igfonseca 2 · 0 0

Não porque é uma realidade e acabará ocorrendo naturalmente pelos comentários. O problema é que quando alguém diz que tal região é menos desenvolvida que outra, ao invés de se voltar pra lá es estudá-la para melhorar, vira as costas e diz que lá o pessoal é inferior. Isso vale para a divisão dos bairros nas cidades (nas escolas os comentários maldosos são um problema).

2006-10-12 10:26:27 · answer #4 · answered by Cris 5 · 0 0

O Brasil é dividido em regiões geográficas por semelhança do meio, principalmente. Esse história de que na eleição ficou dividido entre pobres e ricos, é de uma bobagem imensa. Incluiu-se Minas Gerais, e aí vem a história de que em Minas o Lula ganhou nas regiões mais pobres. E o Rio? Bom não tem explicação. Uma coisa é verdade, foi o mais pobre que melhorou sua vida no governo Lula. A desigualdade social diminuiu. Isso é fato.

2006-10-12 10:24:40 · answer #5 · answered by xiscat 5 · 0 0

Há estados brasileiros maiores do que a Alemanha, a França, a Inglaterra...

Então , cada governador equivale a um presidente de uma dessas nações...

Agora compara.... as dificuldades, capacidades, etc....

Já entendeu?

Ah........ que bom....

Um grande abraço

2006-10-12 10:24:01 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Também acho!!!!!!!!

2006-10-12 10:23:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

deixaria de ser um país

2006-10-12 10:21:36 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

pense da seguinte forma: dividimos o pais, de um lado os eleitoras do lula e do outro os do geraldo, qual parte enfraqueceria mais rapido?

2006-10-12 10:18:50 · answer #9 · answered by sandro m 4 · 0 0

Eu também acho. A concentração só traz prejuízos e encarece os produtos. O ideal é o sesenvolvimento planejado em todas as regiões.

2006-10-12 10:17:08 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers