English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-12 02:21:33 · 4 respostas · perguntado por rita b 1 em Ciências e Matemática Biologia

4 respostas

Veja...

O amido é sintetizado em estruturas vegetais denominadas plastídeos : cromoplastos das folhas e amiloplastos de orgãos de reserva, a partir da polimerização da glicose, resultante da fotossíntese.

* n moléculas de glicose ===> amido + água

center

Nos vegetais, o polímero de glicose utilizado como reserva é o amido, que tem estrutura muito parecida com o glicogênio, mas é menos ramificado. O amido é composto de a-amilose (é uma cadeia linear de resíduos de glicose) que tem a cadeia principal idêntica à amilose, mas contendo ramificações que assim como no glicogênio são formadas por ligações a-1,6. Na amilopectina estas ramificações ocorrem a cada vinte ou trinta resíduos, e no glicogênio a freqüência é maior, ocorrendo uma ramificação a cada dez resíduos. A síntese do amido é muito semelhante à síntese do glicogênio, com a substituição da forma ativada da glicose de UDP-glicose por ADP-glicose. A reação é catalisada pela ADP-glicose sintase. O ADP-G é substrato da amido sintetase, a enzima que verdaeiramente catalisa a incorporação de glicose ao polímero.
Concluimos que podemos concluir q sim

2006-10-12 02:38:44 · answer #1 · answered by Edgar Kazu 3 · 0 0

Os produtos produzidos com os polímeros sintéticos convencionais são considerados inertes ao ataque imediato de microorganismos. Essa propriedade faz com que esses materiais apresentem um tempo longo de vida útil e, consequentemente, provocam sérios problemas ambientais visto que, após o seu descarte, demoram em média 100 anos para se decomporem totalmente(1-3), aumentando assim a cada dia, a quantidade de lixo plástico descartado no meio ambiente[4].

Como uma solução para este problema, surgem os polímeros biodegradáveis que quando entram em contato com diversos tipos de microrganismos se degradam rapidamente[1].

Nos últimos anos tem havido um interesse crescente, em nível mundial, em relação aos polímeros biodegradáveis, principalmente quando se considera o desenvolvimento de novos produtos que provoquem menor impacto ambiental. No entanto, devido o seu alto custo quando comparados com polímeros convencionais, para a maioria das empresas, a utilização de tais polímeros ainda é inviável. Como exemplo, pode-se citar o polietileno de baixa densidade (PEBD), utilizado em muitos produtos do nosso cotidiano como em embalagens, entre outros artefatos, cujo preço gira em torno de 1 dolar o quilo, enquanto que o quilo de um polímero biodegradável custa, em média, 5 a 8 dólares[4].

Como uma solução para a questão do alto custo desses materiais, emerge a necessidade de desenvolvimento de misturas poliméricas biodegradáveis que consistam numa mistura física de dois ou mais tipos de materiais poliméricos ou copolímeros que não são ligados por ligações covalentes[5].

O recurso de se utilizar um aditivo natural degradável para as formulações de plásticos biodegradáveis não é nova. Aditivos naturais tais como o amido, a celulose, a lignina, entre outros, são usados em formulações de plásticos convencionais[6-8].

O amido é uma matéria prima abundante que permite o desenvolvimento de produtos recicláveis. Quando biodegradado ou incinerado este material libera CO2 para a atmosfera. Estas características do amido tem despertado um interesse acentuado pelo mercado de polímeros convencionais através da sua incorporação em misturas poliméricas[6-8].

Neste trabalho foram preparadas misturas poliméricas usando o amido derivado do milho, como aditivo, em mistura com os polímeros biodegradáveis PCL, PHB, e PHBV, com o objetivo de se obter novos materiais que apresentassem uma maior velocidade de degradação, ou seja, a obtenção de materiais que após o seu descarte teria consequências menos danosa ao ambiente. Além disso, esses polímeros teriam um custo mais baixo, uma vez que o amido é um material de baixo custo (valor estimado de U$ 0,50/kg).

2006-10-15 21:51:27 · answer #2 · answered by Mauricio D 1 · 0 0

Ele é formado por várias moléculas de glicose

2006-10-12 13:03:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Os polimeros são formados por união de subunidades chamadas "meros".A maioria dos carboidratos encontrados na natureza são polissacarídeos e são polímeros de alto peso molecular.O amido é um polissacarídeo.O termo polissacarídeos é aplicado à moléculas poliméricas que contém até alguns milhares de unidades de monossacarídeos.

2006-10-12 09:53:46 · answer #4 · answered by Gold_girl 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers