O amido, composto por amilose e amilopectina é, em química orgânica, uma macromolécula.
Carboidrato é sua classificação bioquímica. Em química, é um polímero natural de glicose. Por isso aprensenta a hidroxila, característico do grupo funcional álcool, e não apresenta nitrogênio.
2006-10-12 05:08:48
·
answer #1
·
answered by Arthur 2
·
0⤊
0⤋
O amido é um polissacarídeo, um tipo de carboidrato.
O amido é formado por vários compostos orgânicos. É uma cadeia longa de carbonos, que contém o grupo de alcóol, cetona, etc.
2006-10-14 13:41:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Basiacamente composto organicos possuem "cadeias de carbono" os composto inorganicos não tem cadeias de carbono...
Veja aqui mais fontes ;)
na wikiepedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amido
2006-10-12 09:35:10
·
answer #3
·
answered by Edgar Kazu 3
·
0⤊
0⤋
Amido é uma mistura de dois polissacarídeos: amilose e amilopectina
Polissacarídeo de grande massa molecular, muito abundante, com cerca de 1400 resíduos de glicose, produzido pelas plantas como reserva alimentar, sendo a mais conhecida a batata. As principais fontes de amido são os cereais, os legumes e os tubérculos, incluindo as batatas. É constituído, em proporções variáveis, por dois polímeros de glucose (polissacáridos: o de cadeia longa (amilose) e o de cadeia ramificada (amilopectina).
O amido puro é um pó branco utilizado no endurecimento de têxteis e de papel, e como matéria-prima para a obtenção de compostos químicos variados. É utilizado na indústria alimentar como um agente espessante. O tratamento químico do amido dá origem a uma variedade de «amidos modificados» com propriedades variadas.
A hidrólise (quebra) da molécula de amido, por ácidos ou enzimas, dá origem a uma variedade de «xaropes de glucose» ou «glucose líquida», para utilizações na indústria alimentar. A hidrólise completa do amido com ácido gera apenas o monossacárido glucose. A hidrólise incompleta, ou hidrólise enzimática, dá origem a uma mistura de glucose, maltose e fracções não hidrolizadas designadas por dextrinas.
Em 1994, foi detectada uma ligação entre uma dieta pouco rica em amido e o aparecimento de cancro do cólon.
2006-10-12 09:28:20
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Carboidratos...
Complemento para seu exercicio de casa...rsss
Os amidos
Os alimentos com amido são uma parte importante da sua dieta. Em algumas partes do mundo, o amido fornece até 80% do total de energia ingerida. O amido fornece até 24% do total de energia ingerida.
Alimentos ricos em amido
Os carboidratos complexos, ou amidos, são formados por uma longa cadeia de moléculas de sacarídeos e são encontrados nas batatas, raízes de vegetais e cereais.
O que é amido?
O amido é um composto grande e complexo (um polissacarídeo), constituído de várias moléculas de glicose. A glicose pode se combinar de vários modos ou com padrões diferentes, e isto afeta o grau de digestão e absorção do amido. Quanto mais complicado o padrão, mais resistente à digestão será o amido. O amido cru é digerido com dificuldade.
Processá-lo, como, por exemplo, cozinhando o alimento, pode mudar o padrão das moléculas de glicose e torná-lo mais digerível. Aquecer o amido em água faz com que ele aumente e engrosse. Deste modo, ele pode ser transformado pela enzima digestiva amilase em glicose, que pode ser absorvida pelo seu corpo.
Amidos
Os amidos são carboidratos complexos. São encontrados em muitos alimentos vegetais. Os alimentos abaixo são boas fontes de amido:
Batatas
Arroz
Pão
Bolachas
Macarrão
Pipoca
Feijão
Fontes de amido
A maior fonte de amidos na dieta são alimentos comuns como as batatas, grãos, cereais (trigo, cevada, milho, aveia e centeio) e arroz. Os seguintes ingredientes também são formas de amido: amilopectina, dextrinas, maltodextrinas e glicogênio.
Quanto você precisa?
Apesar de não existir recomendação oficial para o consumo de amidos, uma dieta saudável deveria fornecer uma média de 37% da energia proveniente de amido, açúcares intrínsecos (que aparecem normalmente em vegetais) e açúcares do leite. O mesmo vale para crianças acima de dois anos. A melhor alimentação para os bebês é o leite materno, que não contém amido.
Diabetes
Os carboidratos de rápida absorção, como a sucrose, resultam em altos níveis de glicose no sangue. Os indivíduos saudáveis são capazes de lidar com isto ajustando a produção de insulina. Á insulina é um hormônio, secretado pelo pâncreas, que ajuda a mover a glicose do sangue para o corpo das células.
Se você tem diabetes, este mecanismo não funciona. A meta no controle diabético é manter os níveis de glicose no sangue dentro dos limites normais. Os indivíduos com diabetes não produzem insulina e precisam injetá-la (diabetes tipo 1), ou eles produzem insulina, mas são resistentes à sua ação (diabetes tipo 2). Independente do tipo de diabetes, eles não conseguem lidar efetivamente com o aumento rápido de glicose no sangue. Altos níveis de glicose no sangue resultam em sintomas agudos, como sede, maior diurese e, a longo prazo, em complicações como doenças dos olhos, nervos e sistema circulatório.
Nem todos os carboidratos são potencialmente prejudiciais para os que sofrem de diabetes. Os amidos, por exemplo, são importantes para indivíduos com diabetes porque não causam rápidas mudanças nos níveis de glicose no sangue e ainda fornecem energia e fibra.
O sorbitol é, muitas vezes, usado em produtos manufaturados para diabéticos. Ele é 60% tão doce quanto a sucrose, é absorvido lentamente no intestino e depois armazenado como fructose no fígado. Ele tem menos efeito sobre o nível de glicose no sangue do que a sucrose. Contudo, o sorbitol tem mais calorias por grama e pode causar diarréia quando consumido em grande quantidade. Na verdade, os diabéticos não precisam de um substituto para a sucrose e podem ficar sem as calorias extras fornecidas por ela.
2006-10-12 09:24:44
·
answer #5
·
answered by Marukinha 3
·
0⤊
0⤋
carboidratos
2006-10-12 09:20:28
·
answer #6
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
0⤋