Nome científico: Triplaris gardneriana Weed.
Família: Polygonaceae.
Nomes comuns: Pajeú, pau jaú, novateiro preto.
Origem/Ocorrência
Espécie brasileira encontrada no pantanal matogrossense, cerrado mata ciliar e caatinga arbórea do vale do São Francisco de Minas Gerais até Pernambuco e Ceará.
Descrição da planta
Árvore dióica, de 15 m de altura, dotada de copa globosa rala e baixa. Tronco tortuoso e ramificado, revestido por casca fina, lisa e descamante em placas delgadas, de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, coriáceas. Floresce
exuberantemente durante os meses de julho e agosto. Os frutos amadurecem logo em seguida a partir de agosto. Planta pioneira e de crescimento rápido, deve ser presença indispensável em reflorestamento heterogêneos destinados à recuperação da vegetação de áreas degradadas, principalmente as situadas
em terrenos úmidos e pantanosos.
Utilização
A madeira é empregada apenas localmente para construções rústicas e para lenha e carvão. As flores são apícolas. Planta medicinal.
2006-10-11 12:42:17
·
answer #1
·
answered by Sandman 3
·
0⤊
0⤋
Sinon.: Triplaris brasiliana Cham., Triplaris
pyramidalis Jacq.
Família: POLYGONACEAE
Nomes comuns: pau-de-novato, formigueiro,
paliteiro, taquari,novateiro, pajeú, tachi, tangarana
Árvore de 8 a 20 m de altura, com copa piramidal. Tronco retilíneo, oco, cujo interior abriga formigas, apresentando casca acinzentada e levemente fissurada. Espécie dióica. Folhas simples, ovadas a oblongas, membranáceas, glabras na face inferior, de 15 a 25 cm de comprimento, com estípula envolvendo todo o ramo (ócrea). Inflorescência numerosas, de flores creme a amareladas. Fruto aquênio com cálice persistente, de laranja a avermelhado, numerosos e atraentes.
Espécie secundária inicial e perenifólia. Ocorre preferencialmente na beira de rios, nas áreas ciliares das florestas estacionais de Goiás até o Paraná, passando por São Paulo.
Madeira leve, de baixa resistência e de moderada durabilidade quando protegida da umidade. Usada para confecções de tábuas, caixotaria e embalagens leves. Devido à sua copa colunar e beleza no florescimento e frutificação, é amplamente usada no paisagismo, sendo útil para arborização de ruas estreitas desprovidas de rede elétrica. É muito útil também para recuperação de florestas ciliares. O nome popular desta espécie é proveniente de sua associação com fomigas no ambiente natural, que constroem seus ninhos no tronco oco, protegendo assim as plantas de outros predadores.
2006-10-11 23:04:23
·
answer #2
·
answered by Lukas 4
·
0⤊
0⤋