Antes de tudo gostaria de comentar sobre a resposta dada pela primeira pessoa, sobre sua pergunta.
Gurdjieff é complexo, e para a leitura de seus textos e a compreensão dos mesmos, é necessário muito mais do que um simples parágrafo, por isso o mau julgamento feito na primeira resposta.
Gurdjieff, considerado um sábio, podendo se dizer no mínimo iluminado, ao escrever suas obras, fez com o intuíto não de questionar sua própria existência mas, o fez, como método de evolução para os que o lêem.
A hipocrisia, com certeza não é uma virtude, se assim pode-se dizer, deste autor, ele sabe que um condenado a morte, pedirá perdão apenas com a esperança de escapar da condenação, religiosidade para uma pessoa que está na prisão, pode se dizer, é mais absurdo ainda; quem é religioso segue a religião em todos seus princípios, e não só quando lhe convém; ser criminoso já é uma prova da falta de religiosidade;
Quanto ao texto ele é objetivo, e no meu modo de ver, está relacionado com o fato de que nós "seres tri-cerebrais", temos a condição de evoluir, de saber a plena verdade da vida e no entanto continuamos nos iludindo com questões insignificantes, para darmos um "falso" propósito a vida. Este falso propósito faz com que a vida nos leve, ao invés de nós levarmos a vida, e isto nos cega e nos limita, e está limitação é a nossa própria condenação a morte.
Ao percebermos isto, que é muito difícil, devido ao meio e as raízes que existem em nós a muito fixadas, buscariámos a salvação, que se daria única e exclusivamente através de esforços conscientes para a evolução, priorizando sempre a evolução deixando todo o mais como secundário.
E evolução não é dinheiro, não é prazer, é sim, ao menos no ínicio, puro sofrimento. E por isso a grande maioria não quer saber dela.
2006-10-11 17:41:52
·
answer #1
·
answered by Nassrudin 3
·
0⤊
0⤋
Muito bom este texto, nele Gurdjieff nós traduz, com compaixão e freqüentemente com humor, as causas da alienação do homem. A força de suas idéias e a nova esperança que elas contem.
abs
2006-10-11 18:57:13
·
answer #2
·
answered by suely 4
·
0⤊
0⤋
Bem se o tipo escreveu tudo isso sabia assim tanto , porque é que em vez de fugir e tentar ser livre ele estava escrevendo isso? Se essa pessoa que está condenada a morrer for religiosa por exemplo a absolvição será mais importante que a fuga... se estiver arrependida , o perdão também se tornará mais importante. Como pode ele julgar os objetivos e interesses de outros insignificantes... eu que gosto de Arte rondo em volta dela , é isso insignificante ? talvez para muitos sim , mas não para mim eis que é essa a minha liberdade... É uma idéia bonita mas mal argumentada... é a minha simples opinião.
Ps: não leve a mal...
2006-10-11 18:52:43
·
answer #3
·
answered by chico m 2
·
0⤊
0⤋
Muad eu não posso entender como existe papagaios que nem você para ficar repetindo coisas que outros escreveram sem entender o que realmente esta escrito. Será que você ainda não entendeu que tudo faz parte de uma grande evolução e que justamente as dificuldades existentes são justamente os ensinamentos que todos precisam para realmente compreender algo mais elevado, sai dessa de papagaio se não você nunca vai entender que as barreiras e dificuldades são dons que nos é dado para perceber as virtudes das lutas e os valores das vitórias dos nossos objetivos existentes tridimensionais e sem estes sofrimentos ou dificuldades nos nunca iríamos entender os grandes valores e a beleza que é vencer estas barreiras.
Um abraço
2006-10-12 01:17:51
·
answer #4
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
1⤋