English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ou que dá azar, qualquer coisa do tipo..........

2006-10-11 11:32:44 · 44 respostas · perguntado por Woodpeak 3 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

44 respostas

Sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado superticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta “sexta-feira 13”. Ao fim da tarde, agentes do rei Felipe IV atacaram, num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grão-Mestre Jacques de Molay.

Juridicamente, estas prisões eram ilegais. Os Templários respondiam unicamente ao Papa. Mas o atual Papa, Clemente V, devolveu esta condição para Felipe IV (o Belo). O rei francês que transferiu o assento papal de Roma para Avignon na França pediu essa cedência. Felipe também esteve por trás da morte suspeita do precedente Papa, deixando assim o assento livre à Clemente.

Como publicamente retratou sua confissão, Jacques de Molay, o último de 22 Grãos-Mestres da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi queimado vivo em Paris. E enquanto expirava, amaldiçoou o rei francês e o Papa. Disse que no prazo de um ano seriam chamados a prestar contas pela perseguição aos Templários. Apenas um Mês depois, o Papa Clemente V faleceu, aparentemente de causas naturais. Em 29 de novembro do mesmo ano, Felipe IV morreu também num acidente a cavalo enquanto caçava.

Por que tudo isso contra os Templários? O que eles fizeram?

Nos julgamentos eles eram acusados de heresia – de participar de práticas obscenas, cuspindo na imagem de Cristo e adorando ídolos (especialmente uma cabaça de bode chamada Baphomet). Eram acusados de bruxaria. Foram ainda acusados de homossexualidade.


(Não deixe de avaliar a melhor resposta daqui a 4 horas, se vc não fizer isso, ela vai para votação...e uma resposta que não tem nada a ver com sua pergunta poderá ser eleita a melhor, escolhendo a melhor você recupera 3 pontos.)

2006-10-11 11:35:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 36 2

A sexta-feira 13 está cercada de superstição. Gato preto, passar debaixo de escada, sentar à mesa com mais doze convidados (somando treze), quebrar espelho ... tudo o que já povoa a imaginação dos supersticiosos ganha força neste dia batizado de "dia do azar". O número treze, em muitos lugares do mundo, em especial no ocidente, representa a símbolo de mau agrouro. Na Europa, por exemplo, grande parte dos hotéis não possui o 13º andar, pulando do 12º ao 14º na numeração.

Mas por que a sexta-feira 13 virou motivo de medo e preocupação,
por que a data é tão mal vista?
Na bíblia - Uma das razões de se ter criado o mito da sexta-feira 13 parece estar ligada à história da Bíblia. Segundo o Padre João Fagundes, da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, o Novo Testamento conta que Jesus Cristo, na Última Ceia, sentou-se à mesa com os apóstolos, que ao todo, incluindo Jesus, eram 13. Muitas pessoas consideram Judas o 13º apóstolo, justamente quem entregou Jesus e o levou à morte na Sexta-feira da Paixão. Assim, graças ao episódio bíblico, a sexta-feira 13 passou a ser lembrada como um dia fatídico, ligado à morte.

Na história - Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceito na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Outras explicações - Inúmeras são as explicações para a data ser considerada "maldita". São justificativas baseadas em diferentes interpretações simbólicas, religiosas, histórica, numerológicas, esotéricas entre outras tantas, mas a resposta mais lógica é a da superstição.

2006-10-11 11:48:20 · answer #2 · answered by ademir b 2 · 14 0

Bem, estava vendo hoje uma reportagem na TV e diz-se que tem a ver com a execucão dos nove templários, os cavaleiros que eram designados para escoltar peregrinos para locais sagrados. Eles teriam sido mortos numa sexta-feira 13.

Também há vínculos do número 13 com a história de Cristo...além de parecer que ele também morreu numa sexta-13, há a alusão aos 13 componentes da Santa Ceia, etc...

Para os otimistas: Sexta-Feira 13 é um dia que, já que as bruxas estão soltas, é uma ótima aproveitar para fazer pedidos que serão atendidos!

Eu só sei que para mim, as sextas-feiras 13 geralmente são abençoadas...Foi numa sexta-feira 13 (e de AGOSTO, inda por cima!!) que eu e minha alma gêmea descobrimos que nos amamos de verdade...Isso já faz muito tempo e estamos juntos, cada vez mais felizes, superando todas as dificuldades e obstáculos!

Preciso dizer que nosso animal de estimação é um gato preto..?:P

*risos*

Sai, zica!! Feliz sexta-feira 13 à todos!!

2006-10-11 11:40:12 · answer #3 · answered by PikeNice 3 · 11 0

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

2006-10-11 12:16:17 · answer #4 · answered by Sofista 1 · 6 0

A maldita "Sexta - feira, Treze", teve origem com a queda dos Cavaleiros Templários, isto em 13 de outubro de 1314. Neste dia, Filipe IV, o Belo mandou prender todos os Templários que fossem encontrados em Paris. Mais de 200 foram então encarcerados, entre eles Jacques de Molay, o Grão Mestre.

De acordo com lendas, neste dia não houve manhã. misteriosamente o Sol não brilhou, uma noite clara tomou conta das horas que seriam dia.

Desde este infortúnio dia, a data é lembrada com certo medo. Medo do Azar. Isso porque graças às condenações, forjadas por sinal, Jacques de Molay e seu Preceptor Guy D'Avergnie foram mortos, queimados vivos.

Molay, antes de morrer proferiu uma maldição, dizendo que o papa seria condenado no Tribunal Celeste dentro de um mês e Felipe em um ano. Dito e feito. Clemente morre 39 dias depois. Felipe, o Belo oito meses depois. Como não deixou decendentes, foi último de sua linhagem. Após veio a Peste Negra, o Iluminismo a Guerra Civil Francesa e o fim da monarquia na Europa.

Graças a todos estes acontecimentos que marcaram o "pós - templário", o dia que Felipe, o Belo mandou prender os Templários foi considerado maldito.

Quase oitocentos anos depois o mito continua.

2006-10-11 15:37:45 · answer #5 · answered by Bruno Henrique 2 · 5 0

Oi! Pode me chamar de Lab! Eu vou contar como surgiu
Sexta-Feira 13
Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

2006-10-11 12:23:31 · answer #6 · answered by labrador_paw_brasil 1 · 5 0

foi quando a igreja católica realizou um caçada aos templários em toda europa, matando todos os cavalheiros templários que encontravam pela frente, essa caçada ocorreu em uma sexta-feira que por sinal era uma sexta dia 13, daí a origem desta data...

2006-10-11 12:08:19 · answer #7 · answered by mauro cesar trovao sinistro 1 · 4 0

Surgiu na Idade Média, quando o Grão-mestre dos Templários, espécie de exército da Igreja Católica Romana, foi queimado vivo pelo Rei da França e pelo Papa, por ter sido condenado pelo crime de blasfêmia e outros relacionados a religião. Ao ferver na fogueira, o Grão-Mestre teria amaldiçoado os dois, pelos quais viriam a morrer 1 ano após este incidente, que ocorreu numa sexta-feira 13.

2006-10-11 16:41:03 · answer #8 · answered by Michael, FRC 1 · 3 0

Numa sexta feira 13 os cavaleiros membros da ordem templária
foram denunciados e presos.Numa sexta feira de agosto o templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos

2006-10-11 16:14:53 · answer #9 · answered by Wanyr Junior 1 · 3 0

O mito surgiu na época dos Cavaleiros Templários que guardavam alguns segredos que desagradavam a Igreja Católica, e esses segredos passavam de geração em geração desses cavaleiros. Até que a Igreja Católica destruiu todos (ou quase todos) os cavaleiros em uma emboscada, um verdadeiro massacre que ocorreu em uma Sexta-Feira 13.

2006-10-11 15:03:34 · answer #10 · answered by Andre S 1 · 3 0

fedest.com, questions and answers