English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Carta escrita no ano 2070

Estamos no Ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85

Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas arvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro cerca de uma hora.

Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera, imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A industria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.

Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.

Os científicos investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de arvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo já nos cobra pelo ar que respiramos. 137m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exercito, a água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui agora já não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da industria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que as pessoas eram. Ela pergunta-me: Papá! Porque acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso planeta terra!


....Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos

2006-10-11 05:38:56 · 9 respostas · perguntado por Fala Galera! 2 em Sociedade e Cultura Serviço Social

9 respostas

Caro amigo, acabei agora de receber a sua carta vinda do futuro.
Estamos agora em 11 de Outubro do ano 2006.Tudo o que descreveu na sua carta acredito que aconteceu.
Os cientistas da nossa geração vêem alertando continuadamente a população. Se não agirmos já, daqui a 50 anos não teremos àgua potável,Sendo a àgua a fonte da vida, se ela acabar certamente o nosso lindo planeta, não terá condições de sustentar dignamente a vida humana, e outras espécies.
Dizem ainda os cientistas, que só temos 10 anos para podermos
equelibrar o sistema ecológico.Caso contrário já não haverá possiblidade de controlar-mos a situação.Visto que depois tudo o que se tentar fazer será inreversivél.
Segundo os ambientalistas, irão dar-se grandes catástrofes a nivél mundial que alterará completamente o planeta em que vivemos.
No futuro nada restará do maravilhoso planeta que conhecemos.
Deus queira que todas as pessoas que leram a sua carta meditem profudamente na sua comovente narrativa,e vejam como os humanos vivem em condições sobreumanas, e que compreendam que é chegado a hora de recuarmos, e tentarmos endireitar todo o mal que já fizemos.
Se eu pude-se e manda-se, de certeza que era uma das minhas principais prioridades.Ficou-me gravado no coração a frase da sua filhinha. ´Papá porque acabou a àgua.
Eu, não quero pensar que um dia um filho meu me faça essa mesma pergunta.E com toda a fé peço ao Criador, que não permita que a sua obra tão bela seja algum dia destruida.
Que os nossos bosques continuem a ser verdes, que os riachos continuem a ter àgua,e que o nosso Sol continue a brilhar, e que a Lua continue a iluminar o céu todas as noites das nossas vidas.Mas hoje sei que tudo o que peço será apenas um sonho.Porque a sua carta mostrou que os interesses materiais, estão acima do valôr da vida humana.
E passo a passo caminharemos para esse horrivel e destrutivel futuro.
Oxalá que esta minha carta escrita no passado, possa ser lida por você no futuro.
Um beijo desta amiga que muito lhe agradeçe toda a sua preocupação .Um sincero obrigado.

2006-10-11 10:05:38 · answer #1 · answered by Soraya 6 · 0 0

Oi Ruy ecu acho que é ser mais atraente, é saber ser attractive! E posso até considerar uma arte, se bem que algumas pessoas emanam uma sensualidade organic!! Não vejo nada de vulgar!! Um Beijo!! L&D

2016-12-16 05:58:41 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

muito interresante, a humanidade deveria pensar e refletir sobre toda a destruição que cometemos ao nosso planeta.

2006-10-11 06:51:43 · answer #3 · answered by Rocha 1 · 0 0

Nossa! Que interessante!!

Vai ser muito útil pra mim... sou professora de EBD da classe de Jovens e no próximo domingo vamos falar exatamente sobre catástrofes naturais e esse texto vai servir e muito para eu iniciar a minha aula...
Valew!!!

2006-10-11 06:23:13 · answer #4 · answered by Anahí 3 · 0 0

.realmente a ignorância da humanidade e muito grande,ninguém se importa com nada pensa que tudo esta bem ,quando tudo esta se acabando,as pessoas deveria ter consciência de seus atos e não pensar só em si próprio.

2006-10-11 06:22:04 · answer #5 · answered by Clara riaMa 1 · 0 0

Tem muita água no planeta. Quando acabar a água doce. O homem vai inventar formas de utilizar as dos Oceanos.

2006-10-11 05:50:15 · answer #6 · answered by bia 2 · 0 0

Muito obrigada, quando li eu chorei, agora vou pensar de uma forma diferente e ensinar para outras pessoas como tratar esse bem tão valioso que temos, refleti muito, e é isso que um dia vai acontecer se não fazermos algo.

2006-10-11 05:45:52 · answer #7 · answered by LU 3 · 0 0

Que texto mais bem feito, muito bom para mostar onde podemos chegar se não respeitarmos o meio ambiente.

2006-10-11 05:45:19 · answer #8 · answered by rodrigobardy 4 · 0 0

Credo...:(

2006-10-11 05:49:38 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers