Depende da fofoca...
Essa história maluca de quase ninguém ter telefone em São Pedro faz lembrar a brincadeira do telefone sem fio. Quem não se lembra? - o primeiro da turma dizia alguma coisa no ouvido do próximo e assim por diante, até se chegar ao último da turma – o objetivo da brincadeira era observar o quanto a informação sofria alterações de percurso no boca-a-boca. Se a história chegasse exatamente como havia partido, a brincadeira ficava sem graça e concluía-se que a turma não tinha senso de humor ou de unidade. Mas isso nunca acontecia, e as histórias nunca batiam, pois “quem conta um conto aumenta um ponto”.
A dinâmica do telefone sem fio reproduz (em escala micro) exatamente o que corre no dia a dia das sociedades humanas através do jogo quase institucionalizado da fofoca que, como qualquer jogo, apresenta grande propensão a se tornar um vício perigoso e deletérico.
Pode-se dizer que em S. Pedro a fofoca é um problema de saúde pública e que não são poucas as pessoas daqui que apresentam episódios de pressão alta, ansiedade, insônia e até mesmo depressão, após terem sido vítimas de uma fofoca.
Nos manuais de guerra a fofoca ocupa um lugar de destaque tático e estratégico. Os fofoqueiros fornecem informações de um inimigo para o outro. E já que quase nunca essas informações são verdadeiras, a guerra fica ainda mais conflituosa. Porém, tanto na guerra como na paz, a fofoca é uma grande fomentadora da discórdia e da dor.
Mas o que tem a falta de telefone a ver com isso? Pelo telefone se fofocaria mais ou menos?
A falta do fio implica ema certa proximidade, um pé de orelha, uma cumplicidade. Geralmente quando alguém reconta uma fofoca baixa o tom de voz e pede sigilo absoluto. No entanto, passar a bola pra frente deve ser mesmo um impulso incontrolável da natureza humana. E uma informação quente (mesmo que fria) queime a alma como uma batata fumegante queima a ponta dos dedos. É preciso passá-la adiante.
Há algum tempo atrás ganhei de uma amiga uma história de sabedoria oriental chamada As Três Peneiras que fala exatamente disto. Um discípulo começa a dizer para seu mestre que lhe contaram algo a respeito de um colega. Antes que ele continue, o mestre o interrompe perguntando-lhe se a informação passou pelo crivo das peneiras da verdade, da bondade e da necessidade.
- Você tem certeza de que o fato é absolutamente verdadeiro?, interroga o mestre.
- Não, sei apenas o que me contaram; responde o discípulo.
- O que vai me contar dele, gostaria que dissessem de você?
- Não, Deus me livre, Mestre.
- E você acha mesmo necessário passar essa informação adiante?
- Não, confessa o discípulo.
O mestre então vaticina:
- Para viver em harmonia os homens devem submeter as histórias ao crivo destas três peneiras: verdade, bondade e necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-la adiante.
E conclui magistralmente:
- Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas.
Dr. Dario Pontes Régis
2006-10-11 06:05:52
·
answer #1
·
answered by eu 2
·
0⤊
0⤋
Não pois tem uma frase de para choque de caminhão quer diz Deus deu a vida para cada um cuidar da sua e eu acho que é bem verdade.
2006-10-11 10:45:18
·
answer #2
·
answered by dezinha 2
·
1⤊
0⤋
Normalmente só reclamamos da fofoca quando somos o alvo. Qdo sabemos de alguma fofoca sobre alguém de quem não gostamos, nem chamamos de fofoca, é fato interessante.
2006-10-11 04:26:25
·
answer #3
·
answered by Morgana 3
·
1⤊
0⤋
Depende da fofoca, de vez em quando é bom porque ficamos por dentro do assunto, mais tem pessoas que exageram ficam o dia inteiro reparando a vida alheia, na minha rua é o que não falta, se for desse tipo bisbilhoteira eu descordo, se for do tipo que passe uma informação que sirva de alguma coisa eu aceito...
2006-10-11 09:05:57
·
answer #4
·
answered by isabela_rdg 3
·
0⤊
0⤋
Se for para saber da vida dos outros sim. Mas se for para saberem da minha, não!!! kkkkkkkk!!!!
2006-10-11 05:37:42
·
answer #5
·
answered by Brother 2
·
0⤊
0⤋
Basta saber o que é comentário e o que é fofoca.
Quando feito com pessoas de sua confiança, ou convívio, nada mais natural, afinal é normal compartilhar o que a gente sabe com nossos mais próximos.
Quando falamos de alguém para outrém sem razão, sem certeza do fato, sem motivo... isso é fofoca. Fofoca é aquela que é desmedida, feita sem conseqüência e geralmente tem final trágico.
O certo é saber o que é necessário de quem é importante e na hora que convém.
2006-10-11 04:33:06
·
answer #6
·
answered by Fabiano Moraes 2
·
0⤊
0⤋
fofoca é uma chatice...
2006-10-11 04:31:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
De forma nenhuma.A fofoca destrói, fere, magoa e é alimentada de intenções repugnante.Um dia as máscaras tem que cair e então talvez esses fofoqueiros serão desmascarados
2006-10-11 04:28:15
·
answer #8
·
answered by FRISSON 6
·
0⤊
0⤋
Fofoca destrói. Corrói. Se alguém conta para você de alguém, com certeza conta de você para alguém.
Nâo dá para confiar nos fofoqueiros.
Pergunta boa para o Yahoo Answers (eu estourei minha quota de perguntas hoje) se quiser, faça: QUEM É O AMIGO DO FOFOQUEIRO? ou FOFOQUEIRO PODE TER AMIGO DE VERDADE?
Ney
2006-10-11 04:25:57
·
answer #9
·
answered by www.institutocannon.blogspot.com 2
·
0⤊
0⤋
Existem dois tipos de fofócas. Aquele que é verdadeira e a que é mentira.
Quando a coisa é verdadeira, é uma forma de conhecer os fatos e ficar por dentro de tudo!!!!!!!!!!.
2006-10-11 04:24:55
·
answer #10
·
answered by alcirflorentino 7
·
0⤊
0⤋