English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Carta escrita no ano 2070

Estamos no Ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85

Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas arvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro cerca de uma hora.

Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera, imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A industria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.

Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.

Os científicos investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de arvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo já nos cobra pelo ar que respiramos. 137m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exercito, a água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui agora já não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da industria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que as pessoas eram. Ela pergunta-me: Papá! Porque acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso planeta terra!


....Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos"

2006-10-11 02:34:49 · 10 respostas · perguntado por Fala Galera! 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

10 respostas

Sempre tive uma constante preocupação com o futuro em relação a reservas naturais. Não havia lido este texto ainda. Agora, respiro com dificuldade como o senhor de 50 anos da carta. Respiro fundo, e mesmo assim me sinto asfixiada.Não sei quanto tempo viverei ou mesmo por que esse período pode ser antecipado. Isso me aterroriza mais que uma 3º ou 4º Guerra Mundial.
E, pensando mais longe, mesmo que eu morra, e meus filhos? meus netos? meus entes queridos? Como posso deixar que esse futuro se propague sem fazer nada?
Acredito que se cada um de nós fizer a sua parte, alertando a nossa comunidade podemos retardar cada vez mais este holocausto natural.
Agradeço a você que já consciente começou a fazer a sua parte. A você o meu MUITO OBRIGADA!

2006-10-11 03:09:32 · answer #1 · answered by Isabella Saraceni 2 · 0 0

Bom Dia Mel, Adoraria conhecer Veneza, e um lugar lindo e muito romântico, mais teria que ser com uma pessoa muito especial. Tenha uma ótima semana... Beijão... Rafael Araújo.

2016-12-16 05:52:42 · answer #2 · answered by nurdin 3 · 0 0

Já a tinha lido e é uma mostra de como o mundo está sendo destruido.
Quanto tinha 15 anos costumava ir nadar em um poço no qual eu saltava de 2 metros de altura e de cabeça. Hoje com 60 estive lá e a agua não chega à metade de minha canela.

2006-10-11 04:27:47 · answer #3 · answered by sctorquato 6 · 0 0

realmente isso é uma coisa séria, mas depende de nós para salvar nosso planeta deste desastre biológico mas nós temos que ter em mente que economizar a água é muito importante para nossas futuras gerações, mas infelizmente há pessoas que não tem conciência disso porque acham que só eles que merecem viver em farra. nossos filhos,netos etc...., precisam desse bem para viver essa pergunta realmente faz sentido para quem entende da situação do mundo hoje. muito boa sua pergunta espero que depois dela as pessoas que a lerem possam ter um pouco de conciência e está sempre recordando. um abraço e até a próxima.

2006-10-11 03:00:05 · answer #4 · answered by wellington andrade lopes da silv 3 · 0 0

Muito interessante esse modo peculiar de passar a ideia de que a água tem que ser tratada como um assunto muito sério por todos os habitantes da terra hoje, porque se não o fizermos agora não teremos outra oportunidade.

Obs já mandei um e-mail para todos os meus contatos contendo esse texto.

2006-10-11 02:54:34 · answer #5 · answered by Pablo Fassina 1 · 0 0

Essa carta retrata muito bem o que será o nosso planeta
daqui a alguns anos. A única maneira de evitarmos que isso
ocorra é parando de fazer gente. O homem está para a ter-
ra assim como as bactérias e virus estão para um organismo
qualquer. Até uma certa quantidade, o organismo aguenta e u-
sando suas defesas naturais consegue sobreviver. Quando se
multiplicam, como está ocorrendo com a humanidade em re-
lação à terra esta não aguentará e morrerá levando consigo
as "bactérias e virus" que a infectaram como uma doença in-
curável.

2006-10-11 02:52:27 · answer #6 · answered by nelnufer 4 · 0 0

Muito bom o texto, temos mesmo que nos conscientizar e cuidar mais desse bem tão precioso...

2006-10-11 02:52:17 · answer #7 · answered by Marcela Santos 3 · 0 0

Nossa que piração velho!!!

2006-10-11 02:50:05 · answer #8 · answered by Erickles 4 · 0 0

Achei excelente e penso que aqui no Brasil, existem milhões de famílias que já vivem nessa situação. Não quero fazer críticas a nenhum partido político, pois venho agora na condição de ser humano e valorizador da vida. Os pontos abordados nesta carta deveriam fazer parte obrigatória dos currículos escolares.

2006-10-11 02:46:11 · answer #9 · answered by Rafael L 6 · 0 0

uma alusão ao fim dos séculos

2006-10-11 02:43:04 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers