Desde que nascemos somos treinados para as coisas da vida. Cedo nos colocam nas escolas para aprendermos um caminho que nos leva a uma profissão. Recebemos instruções para tudo o que acontece no dia-a-dia na sociedade. Nossos comportamentos, reações, compromissos, técnicas...
Mas, a grande pergunta é: e para simplesmente ser um SER HUMANO? Alguém já foi treinado pra isso? Sabe como funcionam seu cérebro, sua personalidade, suas emoções? Como adquirimos o quadro referencial que nos dá base às nossas decisões e como podemos modifica-lo? Qual a mais adequada forma de viver consigo mesmo, atendendo aos seus desejos e demandas ínternas e íntimas e, também, atendendo às externas? Sabe como escolher uma parceria, seja para o amor, a amizade, o trabalho, o lazer? Sabe o que é o amor, a paixão, o medo, a tristeza, a alegria e o ódio e como administrá-los? O que fazer dos sentimentos e das sensações?
Conhece suas próprias regras, seus sonhos? Sabe como desenvolver um projeto de vida? E aì?
2006-10-11
01:42:18
·
14 respostas
·
perguntado por
D'Oliver
1
em
Educação e Referência
➔ Ensino e Instrução
A pergunta é para uma reflexão de quão pouco valor se é agregado ao SER HUMANO na sua formação educacional formal, desde o momento pré-escolar até o grau superior. Não há treinamenmto pra se ser um SER HUMANO. Deixa-se tal conhecimento para o acaso, no simples viver social.
Defendo a tese de que deve haver tal treinamento com um currículo que inclua estudos e vivências sobre os Estados do Eu (nas instâncias do quadro de referências conceituais, morais e éticas, no espaço do raciocício e do sentir). Tal trabalho deve contemplar o ensino/praxis da sexualidade, a busca e a valorização da vocação profissional, o treino das relações interpessoais, o questionamento dos valores sociais e éticos e suas práticas, o cultivo da cidadania e a preservação do meio ambiente. As escolhas.Também o RELIGARE, num encontro com o Divino sem insinuações de crenças e igrejas.
O prazer de se conhecer e se respeitar, para conhecer e respeitar ao próximo. Estar na vida e em sociedade em paz e com serenidade.
2006-10-11
04:04:25 ·
update #1