English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o tempo passa mais rápido nos corpos em repouso, então o tempo passa mais rápido para nós que estamos na Terra que para algo em algum planeta com velocidade superior à da Terra?

2006-10-10 14:54:25 · 15 respostas · perguntado por Gabriel 4 em Ciências e Matemática Física

15 respostas

No marco da física de Galileu supõe-se a existência de um tempo absoluto que nas palavras de Isaac Newton é "absoluto e verdadeiro... fluindo sem relação a nenhum fator externo". Em todos os sistemas de referência que possamos escolher, o passado, o presente e o futuro são os mesmos.
Albert Einstein destruiu este conceito, enunciando na sua famosa teoria da relatividade que todas as leis da física são as mesmas em todos os sistemas de referência. Deu cabo assim da ideia do tempo absoluto.

Para a física moderna o tempo passa a ser uma mais uma dimensão. Tal como o explica George, o inventor da máquina do tempo em "A Máquina do Tempo" ("The Time Machine", 1960), o tempo é a quarta dimensão que "não se pode ver nem sentir".

Não só o tempo mas também a massa e as dimensões de um corpo transformam-se em variáveis. As suas mudanças poderão então observar-se e medir-se quando estejamos nos regimes associados a velocidades relativistas, ou seja, comparáveis à velocidade da luz.
A essas velocidades observam-se efeitos que põem em questão o nosso sentido comum: a massa dum corpo cresce, as dimensões encurtam-se e o tempo decorre mais devagar se for comparado com o dum sistema em repouso.
Como o tempo físico também rege o tempo dos processos biológicos, o envelhecimento será diferente num sistema de referência que viaje a velocidades próximas à da luz.
Embora as equações da teoria da relatividade sejam sempre válidas, os efeitos da dilatação do tempo são muito difíceis de medir nas condições normais da nossa vida.
Mas é certo: se uma pessoa se mexer muito rápido, envelhecerá mais devagar. Isto quer dizer que, embora a teoria da relatividade nos confronte com uma parede impossível de ultrapassar (a velocidade da luz), dá-nos a possibilidade de ter uma espécie de máquina do tempo.

O efeito do tempo decorrendo mais vagarosamente quando é comparado com o dum outro relógio em repouso, dá origem ao famoso paradoxo dos gêmeos:
Dois irmãos comparam os seus relógios antes de partirem numa viagem. Um deles fica da Terra enquanto o outro viaja a velocidades relativistas a uma estrela próxima e depois volta. Escolhamos uns números adequados para as equações. Se o gêmeo se deslocar a 0,866 anos-luz a uma velocidade igual a 0,866 vezes a velocidade da luz, o tempo decorrido na nave terá sido dum ano, mas na Terra terão passado dois anos. Quando olharem de novo para os relógios, um deles será mais velho do que o outro!

Mas porque é um paradoxo? Porque se poderia arguir que para o gêmeo na nave a situação é exatamente simétrica pois para ele a sua nave está em repouso e é o seu irmão que se está se mexendo, criando assim uma contradição lógica. O paradoxo resolve-se comprovando que os dois sistemas de referência não são idênticos. O gêmeo que viaja na nave acelera quando se afasta da Terra e depois terá de travar, virar a nave e novamente acelerar na viagem de volta.

2006-10-11 08:20:35 · answer #1 · answered by Eurico 4 · 0 1

No vácuo.

2006-10-10 22:04:58 · answer #2 · answered by Cravo&Canela . 6 · 1 1

A diferença é tão ínfima, em velocidades muito abaixo da da luz,
que chegam a ser imensuráveis.

2006-10-11 12:11:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

Concordo com o Mundador que respondeu: em velocidades próximas da luz os efeitos temporais são outros isto porque objetos que se deslocam nesta velocidade (teóricos) são referências absolutos.... o que vc deu a entender na sua pergunta nada mais é que um outro referencial relativo.
Mas para diferenciar um pouco a resposta, em um buraco negro próximo da região colapsada, os efeitos de tempo também são outros, pois nada escapa o tremenda força gravitacional, nem mesmo os fótons... muita gente tem discutido que até mesmo efeitos relativisticos, são contráriados, em virtude de não se poder obter uma informação de medida nestas condições....
Então, sem enrolar muito uma outra possiblidade do tempo passar mais devagar é em um buraco negro

Até mais

2006-10-11 07:18:59 · answer #4 · answered by Lucas S 1 · 0 1

quando estamos esperando no SAC de telefone...
em fila de banco
em filas de maneira geral

2006-10-10 23:48:30 · answer #5 · answered by YalenaArqueira 2 · 0 1

acho que só quem pode responder a essa pergunta e um presidiário.

2006-10-10 22:22:20 · answer #6 · answered by deyvison ramos 2 · 0 1

É o contrário... mas para velocidades próximas à velocidade da luz....

Quanto maior a velocidade, menor o tempo se desloca em relação a você... que está viajando a velocidades próximas às da luz...

Os planetas que giram a velocidades maiores do que a da Terra, nada muda... aumenta a quantidade de dias e "lá" a medição será diferente, mas a "realidade" é a mesma... chegado na terra teria idade equivalente a alguém daqui com a mesma idade...

Isso só vale para "velocidades próximas às da luz"....

E no caso dos dois planetas que citou, não seria a velocidade de rotação que importaria e sim a velocidade do sistema no seu caminho no sentido do crescimento do Universo....

Espero que eu tenha sido suficientemente claro... se necessário leia de novo... devagar... caso contrário, visite sites digitando "tempo universo " e clicando no busca...

Um abraço

2006-10-10 22:17:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

No vácuo total
È por isso que o tempo na fila demora a passar: a não possibilade de sairmos nos mantém estaticos como os corpos no universo
Enrolei legal, né

2006-10-10 22:09:10 · answer #8 · answered by Mideosam 4 · 1 2

Quando estamos trabalhando´!Rs

2006-10-10 22:04:45 · answer #9 · answered by mimi 4 · 0 1

na fila do banco...

2006-10-10 22:01:48 · answer #10 · answered by Jessica 2 · 1 2

fedest.com, questions and answers