English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-10 11:23:36 · 6 respostas · perguntado por eltouro 2 em Ciências Sociais Sociologia

6 respostas

teríamos que estudar um pouco de sociologia, história, geografia e antropologia pra descobrir como etnias tão diferentes e que supostamente crêem na mesma coisa não conseguem viver juntas.
O fato, por mais sectista que possa parecer, está ligado à religião e ao racismo.
1- Razão étnica: A maioria é xiita e sempre foi dominada pela minoria sunita.
Ambos são radicais islâmicos, mas os sunitas sempre mandaram pela força (etnia do Sadan). Agora que os xiitas chegaram ao poder (eles, que sempre foram contra os EUA, se aproveitam da situação) sofrem a mesma violência que geravam quando estavam fora.
2- Religião: Como estão recebendo apoio americano para consolidar o governo, os xiitas iraquianos não estão procurando forçar a formação de um estado islâmico que tanto queriam. Já os sunitas usam essa desculpa para elaborar os atentados e expulsar os infiéis americanos.
Como vimos, são duas razões principais, mas na verdade a buca pelo poder se disfarça atrás das duas.
O fato é que,como na áfrica e ásia, a colonização no século 18 dividiu o mundo com fronteiras que não existiam, colocando dentro das mesmas bordas etnias que nunca se suportarame sempre guerrearam entre si. Hoje essa bomba relógio explode, vez por outra, em ondas de violência. Veja os casos de Timor Leste, Ruanda e Zaire por exemplo.

2006-10-10 11:36:32 · answer #1 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

Porque a crença fanática é estúpida. Não temos uma explicação plausível para a irracionalidade. Teólogos, Sociólogos, Filósofos, Antropólogos e afins já se debruçaram sobre este tema da loucura do ódio e do fanatismo e até hoje as explicações encontram um muro( falando em ódio, sectarismo, lembras do muro de Berlim o maior símbolo recente deste tipo de coisa?)de ilogicidade que deixa à todos perplexos. Vemos no Iraque diversas etnias , dois grupos majoritários de correntes islâmicas rivais até à morte, um vazio deixado pela queda do governo central( por mais nefasto que fosse Saddan mantinha o controle da situação com mãos de ferro), uma invasão alienígena( americanos e britânicos) fora todo tipo de maluco fanático que clandestinamente foi para lá após a queda de Saddan para incrementar ainda mais o caldeirão de ódio. Portanto é uma situação de ódio puro, de fanatismo exacerbado que fere toda lógica social possível. A curto prazo não há solução. A médio prazo dificilmente. A longo prazo provavelmente. Talvez esse plano dos americanos de dividir o Iraque em três regiões seja uma saída quem sabe, já que parece ,o estado unificado do Iraque não existe mais. Vamos torcer para este caldeirão de óleo fervente não entornar de vez.

2006-10-10 19:57:04 · answer #2 · answered by Quetzalkan 3 · 0 0

O Governo de Sadam era apoiado pelo Partido BAATH.
Com a invasão os "fascistas" deste partido extinto, possuidores de gigantescos depositos de armas e munições ,matam seus compatriotas. No Curdistão ( norte do Iraque) reina a Paz

2006-10-10 18:39:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

os estades que causam isso

2006-10-10 18:31:59 · answer #4 · answered by emersonrs10 5 · 0 0

Falta de amor ao próximo.

2006-10-10 18:28:16 · answer #5 · answered by STAN 7 · 0 0

e verdade este trabalho cabe aos Americanos.eles odeiam competições.

2006-10-10 18:28:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers