English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Do ponto de vista genético, quando uma espécie é considerada ameaçada de extinção?

2006-10-10 07:47:53 · 9 respostas · perguntado por Sousa 1 em Ciências e Matemática Biologia

9 respostas

Quando resta pouca variabilidade genética dentro de uma espécie.
EX: Se tivessemos apenas um grupo de um determinado animal constituido de um "pai", seus "irmãos", "esposas" e "filhos", toda a variabilidade genética da espécie estaria dentro de uma família que possuem um código genético semelhante e que pode ter uma doença genética que seria mais provável de ocorrer entre cruzamente de animais oriundos do mesmo pai ou dos mesmos avós.

2006-10-10 07:55:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Quando se reduz uma população a 20% de seus indivíduos, esses 20% não conseguem recuperar a variabilidade genética da população original.

Essa eu peguei da disciplina de ecologia "ecologia das comunidades I" na minha aula da facu....Mas não sei se de fato é o único critério para se considerar uma espécie geneticamente em via de extinção. Contudo como mecanismo evolutivo a variabilidade genética me parece ter um peso importante em extinção.

2006-10-10 12:55:13 · answer #2 · answered by nilsonsilmoura 3 · 0 0

Veja os ursos pandas por exemplo. Não se adaptaram às mudanças do meio ambiente e então especializaram-se em comer apenas folhas de bambu. O metabolismo deles é todo regulado pela ingestão deste único alimento. Não evoluiram o suficiente para metabolizar outros alimentos. Tambem tem enorme dificuldade para acasalamento que ocorre apenas uma vez ao ano. Conclusão: esse comportamento alimentar e sexual está definido nos gens dos pandas. Não houve mutações evolucionistas. Estão fadados a serem extintos a menos que o homem lhes proporcionem condições especiais de sobrevivencia. Diferentemente das baratas que tem se adaptado, por meio de mutações genéticas, a todo tipo de alimento e ambiente, inclusive o pós-explosão de bomba nuclear.

2006-10-10 08:01:52 · answer #3 · answered by Neidemar P 3 · 0 0

Extinção é um processo irreversível que ocorre quando uma população ou uma característica controlada por fatores genéticos desaparecem. Extinção pode ocorrer ao nível de espécie, como aconteceu com o mamute (Mammuthus primigenius) e ainda a nível de raça, veriedade e de genes ou alelos. Extinção é parte natural do processo de evolução.

Existem aproximadamente 1,5 milhão de espécies vivas na atualidade, que representam menos de 1 % do total de espécies que já foram contemporâneas, algum dia, do planeta Terra. A extinção só é percebida como um problema quanto a taxa de extinção excede a de especiação por um período prolongado, resultando em uma diminuição do número total de variedades de formas vivas. Esse período de extinção em massa de espécies tem ocorrido desde a evolução da humanidade, e a taxa tem se acelerado nos últimos 100 anos.

A extinção de espécies ocorre naturalmente quando existe desequilíbrio em um ecossistema ou habitat. Essas mudanças podem ser de caráter climático; temperatura, precipitação e vento; mudança no comportamento ou efetividade dos predadores, parasitas e doenças; competição entre espécies por suprimentos alimentares e limitação de recursos ambientais.

No entanto, as espécies são capazes de se adaptar às mudanças do meio, porque os indivíduos dentro das espécies não são idênticos. Portanto, alguns indivíduos possuem uma constituição genética que lhes possibilitam sobreviver e reproduzir em condições que para outros, da mesma espécie, são adversas ou inóspitas. Esses indivíduos passarão seus genes para a geração seguinte, desde que a mesma pressão de seleção continue ocorrendo.

Quando as mudanças ambientais são grandes, ou quando a variação genética dentro da população é pequena, pode existir poucos ou nenhum indivíduo cuja constituição genética lhe permita sobreviver ao novo meio. Nesse instante, poucos indivíduos irão sobreviver e a espécie irá desaparecer, ocorrendo a extinção.

2006-10-10 07:58:19 · answer #4 · answered by regina o 7 · 0 0

QUnado há pouca variedade genética, gerando percentual grande de descendentes deficientes. O Guepardo e o panda são exemplos disto.

2006-10-10 07:57:26 · answer #5 · answered by wolf_ir 5 · 0 0

O guepardo ou Cheeta, felino, carnívoro, que conta com um pequeno grupo no Quênia, está condenado a extinção pq não existe no mundo outros grupos diferentes e a consanguinidade (são todos parentes muito próximos) ou seja a genética , impedirá que a espécie sobreviva.

Assisti essa matéria no canal Discovery, e acredito ser verdade. É uma pena, não é ? Um animal tão bonito.

2006-10-10 07:57:15 · answer #6 · answered by WillyBigDog 5 · 0 0

Não sei bem ao certo mais acho que é quando existem poucos animais de determinada espécie !

2006-10-10 07:56:26 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

o junior pula pula já respondeu!

2006-10-10 07:56:00 · answer #8 · answered by Mauro Souza 4 · 0 0

principalmete quando seu habitat natural esta ameaçado, e eles nao tem condiçoes de se procriar!

2006-10-10 07:53:59 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers