TODO SER HUMANO TEM A TENDENCIA DE AGRUPAR AS COISAS. E AO AGRUPAR, SEJA QUE ITEM FOR, COLOCAMOS EM DIVERSAS CATEGORIAS, SEMPRE EM FUNÇÃO DAS PROPRIEDADES E ELEMENTOS COMUNS, PARA OS MESMOS ITENS. QUER UM EXEMPLO...? SANDUICHE. VC PERGUNTA LOGO DE QUE? DE CARNE, DE QUEIJO, DE FRANGO... COM PAO INTEGRAL, COM PÃO COMUM... É ASSIM QUE ORGANIZAMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS, E ASSIM FOI COM A TABELA PERIODICA.
"A classificação dos elementos químicos atual é feita em períodos, ou seja, em sequências de suas propriedades. Essas sequências, ou períodos, são dispostos na ordem crescente dos números atômicos dos elementos químicos. Lembrando que são os números atômicos que determinam as propriedades químicas dos elementos, pois o número atômico de um elemento é igual ao seu número de elétrons. São os elétrons que participam das ligações químicas para formar as substâncias.Podemos dizer que a "Lei Periódica dos Elementos Químicos" é uma classificação dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos e consequentemente por suas propriedades físicas e químicas.Em qualquer tentativa de classificação, dois objetivos são perseguidos:1) reunir coisas que se assemelham;2) separar as que se diferenciam. A PRIMEIRA TENTATIVA DEVEMOS A J. W. DOBEREINER com suas tríades. Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Na década de 1860, as massas atômicas foram determinadas de maneira mais exata. Dois cientistas tiveram, então, a mesma idéia.
CHANCOURTOIS dispôs os elementos na ordem crescente de suas massas atômicas em uma superfície cilíndrica chamada parafuso telúrico.Os elementos colocados na mesma vertical apresentavam propriedades químicas semelhantes. Além de complicado, o parafuso só era válido até o cálcio.NEWLANDS, ao ordenar os elementos na ordem crescente das massas atômicas fez uma curiosa comparação. Como existem sete notas musicais, a oitava nota é sempre uma repetição da nota de onde se partiu. Com os elementos aconteceria a mesma coisa, porque o oitavo elemento teria as mesmas propriedades que o primeiro.Embora falha e muito ridicularizada na época, essa classificação teve o mérito de esboçar o conceito de periodicidade, isto é, propriedades que se repetem após certo período. Poucos anos depois, dois cientistas: L. MEYER e D. MENDELEEV (russo) visualizaram melhor a periodicidade das propriedades dos elementos. Meyer fez uma tabela tomando como base o volume atômico dos elementos. Inicialmente MENDELEEV ordenou-se em colunas, segundo as massas atômicas crescentes e observou que os elementos quimicamente semelhantes ficavam numa mesma horizontal. Posteriormente, reuniu esses elementos de propriedades parecidas em colunas, denominadas grupos.
Enunciou, então, a lei periódica, segundo a qual, dispondo-se os elementos na ordem crescente de massas atômicas, suas propriedades variam de modo definido e retornam ao mesmo valor em pontos fixos das séries. Ele tinha tanta confiança na validade da lei que, quando a ordem dos elementos parecia ser interrompida, deixava espaços em branco, lacunas que corresponderiam a elementos que deveriam ser descobertos. MENDELEEV chegou a prever as propriedades destes elementos, acertando em quase todas. Outro mérito seu foi admitir que as massas atômicas de alguns elementos estavam errados. Inverteu suas posições, como, por exemplo, no caso do telúrio e do iodo. Nem mesmo a descoberta de uma família completa de novos elementos, os gases nobres, desfigurou a classificação de Mendeleev. Os gases nobres ficaram perfeitamente acomodados pela simples adição de uma coluna vertical. Embora lançada na mesma época e sendo semelhante à de Mendeleev, a classificação de L. Meyer tem hoje apenas significado histórico. O que é perfeitamente explicável pelo fato de ser a tabela do químico russo mais completa, mais simples e, principalmente, muito mais audaciosa para a época. É bom lembrar que naquela época, o átomo era considerado indivisível. Portanto, noções hoje em dia consideradas primárias, como eletrosfera e número atômico, eram simplesmente desconhecidas. Espero que tenha sido suficiente. Fonte:
2006-10-10 07:54:02
·
answer #4
·
answered by danielrocha_ms 2
·
2⤊
1⤋
A tabela periódica que usamos hoje foi ,praticamente, a que Dimitri Mendeilev organizou, porém, ele não foi o primeiro a tentar ordenar os elementos químicos segundo alguma periodicidade.
2006-10-10 09:21:07
·
answer #5
·
answered by Dalmo 2
·
1⤊
1⤋
eu nao fui te garanto , se falarem que fui eu , peço dna na hora ,
2006-10-10 07:31:30
·
answer #9
·
answered by buda TJF 2
·
0⤊
3⤋