Com turbinas tão potentes assim, basta arrancar com elas e, ao mesmo tempo que se joga com a aerodinâmica do avião, este levanta vôo.
2006-10-10 05:57:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Fernanda, o avião, mais pesado que o ar, compensa as 'gordurinhas' por correr bastante. O ar então, passando depressa por entre as asas, cria uma camada de sustentação - uma coisa bastante sólida - embora invisível. Se você já tentou estourar uma bexiga já sabe da força que tem o ar e, que uma vez embalado, pode ser tocado, pressionado e sentido. O avião desliza sobre uma camada de ar tão rápido que ele só pode cair se o ar acabar (a turbulência é quando o avião "cai" mil metros, por falta de ar , num bolsão de vácuo - então as asas trepidam quando acham ar novamente, causando a turbulência). Ajudei?
2006-10-10 06:01:24
·
answer #2
·
answered by www.institutocannon.blogspot.com 2
·
2⤊
0⤋
seus motores geram uma corrente de ar que provoca vento sob e sobre as asas. devido a forma da asa, a pressão do ar em cima dela torna-se menor do que embaixo e assim, com a aceleração e força de empuxo, o bicho sobe. (versão simplificada)
Forças da aerodinâmica da aviação
Peso
O peso é uma força que é sempre dirigida para o centro da terra: trata-se da força da gravidade. A magnitude desta força depende de todas as partes do avião, mais a quantidade de combustível, mais toda a carga (pessoas, bagagens, etc.). O peso é gerado por todo o avião. Mas nós podemos simplesmente imaginá-la como se atuasse num único ponto, chamado centro de gravidade. Em vôo, o avião gira sobre o centro de gravidade, e o sentido da força do peso dirige-se sempre para o centro da terra. Durante um vôo, o peso do avião muda constantemente à medida que o avião consome combustível. A distribuição do peso e do centro de gravidade pode também mudar, e por isso o piloto deve constantemente ajustar os controles, ou transferir o combustível entre os depósitos, para manter o avião equilibrado.
Sustentação
Para fazer um avião voar, deve ser gerada uma força para compensar o peso. Esta força é chamada sustentação e é gerada pelo movimento do avião através do ar. A sustentação é uma força aerodinâmica ("aero" significa ar, e " dinâmica" significa movimento). A sustentação é perpendicular (em ângulo reto) ao sentido do vôo. Tal como acontece com o peso, cada parte do avião contribui para uma única força de sustentação, mas a maior parte da sustentação do avião é gerada pelas asas. A sustentação do avião funciona como se atuasse num único ponto, chamado centro de pressão. O centro de pressão é definido tal como o centro de gravidade, mas usando a distribuição da pressão em torno de toda a aeronave, em lugar da distribuição do peso.
Arrasto
À medida que o avião se move através do ar, há uma outra força aerodinâmica presente. O ar resiste ao movimento do avião, e esta força de resistência é denominada arrasto. Tal como a sustentação, há muitos fatores que afetam a magnitude da força de arrasto, como a forma do avião, a " viscosidade " do ar e a velocidade. E tal como acontece com a sustentação, consideram-se usualmente todos os componentes individuais como se estivessem agregados num único valor de arrasto de todo o avião. O sentido da força de arrasto é sempre oposto ao sentido do vôo, e o arrasto atua através do centro de pressão.
Quando um avião aumenta o ângulo de ataque, aumenta também a sustentação; mas aumenta igualmente o arrasto. Um avião que vá aumentando gradualmente o ângulo de ataque acaba por atingir um ponto em que a sustentação não consegue contrariar o efeito resultante das outras forças e entra em perda. É por este fato que, na fase de descolagem de um aeromodelo, não se deve fazê-lo subir em ângulo muito acentuado.
Impulso
Para superar o arrasto, a maioria de aviões tem algum tipo de propulsão para gerar uma força chamada impulso. O valor do impulso depende de muitos fatores associados com o sistema de propulsão:
O tipo de motor;
O número de motores;
O ajuste da aceleração;
A velocidade;
O sentido da força de impulso depende de como os motores estão colocados no avião. Na figura mostrada acima, dois motores a jacto estão posicionados sob as asas, paralelos à fuselagem, com a força atuando ao longo da linha central da aeronave. Em alguns aviões (tal como o Harrier) o sentido do impulso pode ser orientado para ajudar o avião a descolar numa distância muito curta. Para os motores de jacto, pode parecer confuso considerar que a pressão do avião é uma reação ao gás quente que se escapa da turbina. O gás quente é expelido pela parte traseira, originando uma força de reação em sentido contrário: o impulso. Esta ação-reação é explicada pela terceira lei do movimento formulada por Newton.
Os motores mais conhecidos são os motores de explosão e os motores a jato. Mas também se utilizam motores elétricos e motores de foguete. Os motores elétricos e de explosão atuam usualmente por intermédio de hélices. Os motores a jacto e de foguete atuam pela força da reação.
Um planador é um tipo especial de avião que não tem nenhum motor. Alguma fonte externa da potência tem que ser aplicada para iniciar o movimento. Os aviões de papel são um exemplo óbvio, mas há muitos outros tipos de planadores. Alguns planadores são pilotados e rebocados para o alto por um outro avião, e a seguir são deixados livres para deslizar em distâncias longas antes de aterrar. Uma vez no alto, a energia cinética é responsável pelo impulso, mas ela para se manter gasta energia potencial. No entanto os planadores recorrem também a uma outra fonte de energia disponibilizada pela natureza: as correntes de ar ascendente que fazem o planador ou avião ganhar energia potencial sem perda de energia cinética e assim se manterem mais tempo no ar sem uso de motores.
2006-10-10 06:00:13
·
answer #3
·
answered by WebMaster 7
·
1⤊
0⤋
O avião é movido por turbinas...como funciona? simples...um fino spray de combustível é lançado na câmara da turbina, onde é incendiado, causando um deslocamento de ar. esse deslocamento de ar move as pás principais da dianteira da turbina...uma dessas carreiras de pás retroalimenta a etapa de despejamento de combustível, tornando o processo quase automático. Bem, assim o avião ja se move para frente...ao mover-se para frente, as asas possuem um formato que provoca um deslocamento de ar mais rápido embaixo da asa do que acima, criando uma zona de alta pressão embaixo, forçando o avião para cima. Como auxílio, existem os flaps, que direcionam o jato de ar da turbina para baixo também...a título de curiosidade: um aerofólio de carro é uma asa de cabeça para baixo, onde a zona de alta pressão age de cima para baixo, mantendo o carro no chão em altas velocidades.
2006-10-10 06:07:07
·
answer #4
·
answered by Renato A 2
·
0⤊
0⤋
batendo as asas. hauahauhau
2006-10-10 06:02:17
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
BATE AS ASAS E SAI VOANDO
2006-10-10 05:57:55
·
answer #6
·
answered by TUTA - EU SOU O CARA!!! 3
·
0⤊
0⤋
acelera as turbinas, e a aerodinamica faz o resto
2006-10-10 05:54:14
·
answer #7
·
answered by Ðäиiëℓ 4
·
0⤊
0⤋
A explicação mais clássica é a da forma da asa. Se vc olhar a asa de uma vião de perto vai ver que ela é meio arqueada, tem uma curva na parte de cima e é quase reta na parte de baixo. Quando o ar passa pela asa, o ar que passa por cima precisa chegar no final da asa no mesmo tempo que o ar que passa por baixo (nao me pergunte o pq, esse eh o problema desse modelo...) entao como a parte de cima é curva, o comprimento dela eh maior, entao o ar precisa ir mais rápido. Se o ar passa mais rapido por uma superficie ele exerce uma pressão menor, entao a pressao na parte de baixo fica maior que na parte de cima fazendo o aviao subir. Experimente pegar uma folha de papel, sopre em cima dela na direção da folha e vc vera que ela sobe.
Em resumo é isso, mas existem vários outros fatores que influenciam na sustemtação do aviao. O mais importante (talvez ate mais que a curvatura da asa) é o angulo de ataque. Esse é o angulo que a asa faz com a direção do movimento do aviao, se vc prestar atenção em um aviao voando ira ver que ele nao voa reto, e sim parece estar um pouco inclinado pra cima. Isso porque quanto maior o angulo de ataque maior a sustentação, ate um valor maximo, onde o aviao perde toda sustentação (o famoso estol). É devido ao angulo de ataque que os avioes conseguem voar de ponta cabeça!
Espero ter sido claro!
2006-10-10 11:15:00
·
answer #8
·
answered by Malkav 3
·
0⤊
1⤋