Tantrismo é o simples exercitar da persistência e da paciência. O ser tântrico ecoa mantras que precisam ser traduzidos pelo cérebro, trazendo serenidade e paz interiores. O tântrico ama o toque, como uma forma de analisar o objeto em estudo com calma . O tantrismo é mais uma escola filosófica do que uma religião, embora muitos pensem que é religião advinda do budismo
2006-10-10 03:00:39
·
answer #1
·
answered by elisamakai 5
·
0⤊
0⤋
Com origens que remontam à Índia do século 7, quando foram escritos a maioria dos textos sagrados que compõem a doutrina, o Tantrismo constitui-se por um conjunto de práticas que visam a preparação do corpo e da mente do homem para aumentar sua percepção sobre si mesmo e a realidade que o cerca. Também chamado de Tantra - "aquilo que aumenta o conhecimento", em sânscrito -, ao longo dos anos teve seus preceitos incorporados por várias doutrinas religiosas. "Hoje, a filosofia tântrica está presente tanto em alguns ramos do Hinduísmo quanto do Budismo", diz o antropólogo Arthur Shaker, professor da faculdade de Ciência da Religião da PUC de São Paulo.
2006-10-10 01:59:44
·
answer #2
·
answered by Lene 4
·
0⤊
0⤋
Com origens que remontam à Índia do século 7, quando foram escritos a maioria dos textos sagrados que compõem a doutrina, o Tantrismo constitui-se por um conjunto de práticas que visam a preparação do corpo e da mente do homem para aumentar sua percepção sobre si mesmo e a realidade que o cerca.
Também chamado de Tantra - "aquilo que aumenta o conhecimento", em sânscrito -, ao longo dos anos teve seus preceitos incorporados por várias doutrinas religiosas.
As duas principais divindades cultuadas no Tantrismo são Shiva e Shakti:
- "Shiva é o princípio masculino e representa a consciência universal, o espírito, a essência passiva que abrange todas as coisas",
- "Shakti, por sua vez, é a divindade feminina, símbolo da matéria, da ativa pulsão criadora".
Dentro desse contexto, o objetivo das práticas tântricas - que incluem técnicas respiratórias, dietas específicas, meditação, entre outras - é manipular a energia do corpo para unir Shiva, a consciência absoluta, a Shakti, seu aspecto dinâmico.
Os tântricos crêem que o corpo humano tem sete centros de energia principais, chamados chacras, e buscam fazer com que a energia flua de forma mais equilibrada entre eles.
No Tantra, corpo e espírito não são percebidos como duas entidades separadas que representam, respectivamente, o profano e o sagrado - ambos fazem parte de um mesmo todo, e por isso são considerados divinos. Assim, para os adeptos, o homem não precisa transcender sua realidade material, o que inclui os impulsos naturais, como o sexo, para conseguir realizar-se espiritualmente. Basta que atinja o auto-conhecimento, percebendo-se como sagrado.
2006-10-10 01:51:10
·
answer #3
·
answered by Little S 5
·
0⤊
0⤋