Todo o espaço e o seu conteúdo é que está em movimento, isto porque o universo não tem fim"
Pensa-se que o universo tem 12 mil milhões de anos e, pelo que se pode observar através de telescópios, é principalmente espaço vazio salpicado de galáxias. As galáxias mais distantes que foram detectadas e os quasares encontram-se a 10 mil milhões de anos-luz da Terra e as suas distâncias aumentam com a expansão do universo. A cosmologia ocupa-se do estudo do universo e diversas teorias tentam explicar como nasceu e evolui; por exemplo, a teoria do Big Bang de um universo em expansão com origem numa explosão e a teoria que se lhe opõe, a teoria do estado estacionário.
Exceptuando as galáxias pertencentes ao Grupo Local, todas as galáxias observadas apresentam um desvio para o vermelho nos seus espectros, o que indica que se estão a afastar de nós. Quanto mais longe observarmos, maiores são os desvios para o vermelho, o que implica que as galáxias mais distantes se afastam ainda mais rapidamente de nós.
Esta observação levou à teoria do universo em expansão, proposta, pela primeira vez, por Edwin Hubble, em 1929, e à lei de Hubble, que afirma que a velocidade de recessão de uma galáxia em relação a outra é proporcional à distância entre elas. Os dados actuais sugerem que as galáxias se afastam a velocidades da ordem dos 70 km/s para cada milhão de parsecs de distância.
Em 2002, uma equipa de cientistas da Universidade de Johns Hopkins, após um rastreio de mais de 200 mil galáxias, situadas entre dois mil milhões e três mil milhões de anos-luz, concluiu que o universo é de cor bege.
A Teoria do Universo Estático é uma teoria rival do Big Bang que propõe que o universo não tem origem mas está continuamente em expansão, já que se cria matéria nova continuamente. A teoria foi proposta em 1948 por Hermann Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle, mas foi destronada em 1965 com a descoberta da radiação cósmica de fundo (radiação que resta da formação do universo ).
2006-10-09 22:30:07
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Finito. seconsiderarmos que ele está em expansão.
2006-10-11 13:33:32
·
answer #2
·
answered by Ir. Francieudes 6
·
0⤊
0⤋
Acho que é infinito. Acho que não devemos colocar dimensões no universo só porque nascemos vivemos e morremos aqui na terra onde tudo tem limites.
O big-bang aconteceu isso é fato pra mim e a expansão por propulsão dessa explosão, dificil até de imaginar. Porém, acho que o universo um dia vai se estabilizar e começar a encolher até que haja uma nova explosão.
Coloque junto com meu raciocínio alguns bilhões ou mesmo trilhões de anos,isso ajuda a compreender melhor.
E pode até ser que nesse novo big-bang não existam nós os seres humanos. Como pode ter acontecido em infinitos big-bangs que já devem ter ocorrido.
um grande abraço
2006-10-11 05:14:56
·
answer #3
·
answered by Mrtr 2
·
0⤊
0⤋
Infinito. Ninguém sabe definir onde começa ou termina.
2006-10-10 22:21:39
·
answer #4
·
answered by Cravo&Canela . 6
·
0⤊
0⤋
E infinito, assim como as coisas da vida, onde fica a duvida na cabeca de todos nos, morremos ou vivemos eternamente??
2006-10-10 10:59:49
·
answer #5
·
answered by Dj S 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que não será hoje que você e o resto da humanidade terão esta pergunta respondida. Vamos sair do tradicional e muito comum, coisas que todos estão casados de saber e começar a imaginar, a imaginação muitas vezes responde melhor que todo conhecimento humano já desenvolvido na Terra. Vamos abrir nossas mentes e deixar a imaginação falar mais alto.
O Universo é Finito ou Infinito? Finito. Porque? Vamos relembrar a teoria de que o Universo surgiu depois de uma grande explosão, conhecida como Big Bang, deu origem ao que conhecemos hoje e tudo mais. Imaginemos que tudo no Universo esteja em movimento e expansão, sim, tudo esteja dilatando proporcionalmente em uma ordem natural, tudo, uma formiga, uma rocha, um espectro, tudo, tudo o que conhecemos e temos consciência de que exista, esteja dilatando proporcionalmente a uma velocidade desprezada, não sentimos este aumento nem o percebemos, simplesmente sabemos que ele existe e que gera uma grande energia. Imagine que antes da explosão tudo era do tamanho de uma célula e após a explosão tudo passou a expandir. Conforme um feto cresce, o espaço onde ele se encontra vai se tornando maior. Então, se colocarmos uma bexiga dentro de uma caixa e começarmos a assoprar, chegará um momento que não importa a quantidade de ar que você impulsiona para dentro da bexiga, ela simplesmente parará de se expandir e completará o formato da caixa. Assim acontece com o universo, ele se expandirá tanto, que não mais caberá no espaço e parará de crescer. Ai você me pergunta, este espaço onde o universo está inserido é uma caixa? Não, agora, teremos de acreditar em outras dimensões, partir do imaginário para simples deduções. O que vemos são imagens, imagens que depois de analisadas dizem como e quando tudo aconteceu.
2006-10-10 10:15:55
·
answer #6
·
answered by Kinth 2
·
0⤊
0⤋
Segundo a maioria dos cinetistas o univervo está se expandindo cada vez mais por isso é infinito pois para podermos ter uma medição exata teria que ter um fim, mas como está em expansão fica um pouco dificil.
2006-10-10 08:29:28
·
answer #7
·
answered by rocha_montanha 2
·
0⤊
0⤋
Não é minha teoria, é o resultado da análise da radiação de fundo, o popular "Eco do Big Bang". Analisando esta radiação de fundo, os cientistas chegaram à conclusão que o Universo é finito e tem a forma de um funil.
http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn4879
Um detalhe interessante: se você se aproximar de uma "borda", não vai sair do Universo, mas vai continuar sua viagem do outro lado do Universo.
2006-10-10 07:19:57
·
answer #8
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Teoricamente o Universo é infinito. Observações científicas mostram que o Universo continua em expansão. O Universo é caracterizado como infinito e sempre em movimento. As transformações mútuas da matéria não cessam daí que o Universo continua expandindo, mas o conceito de infinito é relativo pois se o Universo ainda está expandindo-se podemos concluir que o Universo ainda tem limite embora ainda que não seja determinado. Contudo, o conceito de infinito visa representar o que é indeterminado, não conhecido e incalculável para a natureza humana.Portanto, o Universo "é infinito".
2006-10-09 22:44:40
·
answer #9
·
answered by Bernoully 1
·
0⤊
0⤋
O universo é FINITO E CURVO
e os raios de luz, percorrem as
grandes geodésicas do universo
e podem retornar ao ponto de
partida ao cabo de mil milhões
de anos. (disse Einstein-TRG)
2006-10-09 22:24:47
·
answer #10
·
answered by Eloyr 6
·
0⤊
0⤋