English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A ciência nos traz dados que geralmente quase nunca questionamos, talvez pela possível crença de que esta nos define os fatos com exatidão.Mas o que realmente é provado para nós é que constantemente nos vemos diante de situações diversas em que as nossas convicções são destruídas, pois o que era verdadeiro até então, repentinamente não é mais.Você quer um exemplo?Plutão não é mais definido como um cometa.É inegável que a ciência tem contribuído para a evolução de nossa espécie, mas precisamos avançar e observar mais o mundo que segundo a mesma gira à nossa volta.

2006-10-09 08:55:51 · 3 respostas · perguntado por Maby 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

3 respostas

Excelente pergunta!

Você tocou num ponto importante: realmente é impossível para o leigo ou mesmo para cientistas de áreas diferentes estarem sempre certos acerca que é tido sobre um determinado campo científico. Mesmos pesquisadores de uma mesma ciência não entendem o trabalho de seus pares.

Um biólogo não tem, pelo menos em princípio, condições de discutir minúcias de assuntos relacionados a Matemática ou Física por exemplo. O contrário também se dá. Mesmo dentro de uma mesma ciência, a Matemática digamos, um especialista em Sistemas Dinâmicos não teria condições de criticar ou mesmo entender trabalhos em Teoria dos Números.

Há nisso tudo um apelo a autoridade, supõe-se que o cientista saiba o que está dizendo, mas ele pode estar engano e não saber disso. Pode ainda saber que está errado mas com a vaidade humana sempre existe ele poderá omitir certos fatos para que seu trabalho seja aceito.

Isso pode acontecer e acontece. Acontece que a ciência é autocorretiva e a maioria dos cientistas dotata de senso crítico em relação ao seu trabalho e portanto cedo ou tarde fraudes ou enganos são postos à tona.

Um aspecto preocupante é que a ignorância científica é grande e isso é um mal porque para podermos cobrar posições e atitudes devemos saber do que falamos. Por exemplo, quando o governo financia determinado projeto científico ou tecnológico devemos saber quais as conseqüências da implantação desse projeto. O que resultará dos alimentos trangênicos? Podemos confiar na palavra de um geneticista que recebe um salário de uma empresa liga ao setor?

Essas questões são difíceis e prementes e reforçam a necessidade de que a população tenha acesso a educação científica de qualidade, não que todos venha ser especialistas mas que tenham base para criticar e cobrar certas posturas dos governos e cientistas.

Especificamente sobre o seu questinamento acerca do giro da Terra elaborei o seguinte:

Terra gira em torno de seu eixo e em torno do Sol por causa da conservação do momento angular total do sistema solar (o momento angular é uma grandeza física que indica digamos assim, a quantidade de movimento rotacional de um sistema).

Desde que a nebulosa que formou o sistema solar girava ( com um determinado momento angular total), ao formarem-se os planetas e estes continuando a girar era necessário que o momento angular total se conservasse.

Essa conservação se dá entre os subsistemas do sistema solar como o sistema Terra-Lua, Júpiter e seus satélites e no sistema solar como um todo. Outro ponto é que giro da Terra em torno do seu próprio eixo confere estabilidade a sua órbita.

Com relação a Plutão creio apenas que você se confundiu ao tratá-lo por um cometa.

Até.

2006-10-09 11:54:21 · answer #1 · answered by polyhedra 4 · 0 0

Isto é uma pergunta?

Plutão nunca foi definido como um cometa. Em 1930, quando foi descoberto, foi chamado de PLANETA, e um dos motivos foi que não haviam nem dados suficientes sobre Plutão, nem critérios definidos para chamar algo de planeta. Com a reunião dos astrônomos este ano, definiu-se por um conjunto de critérios para definir o que seja planeta, e Plutão não se encaixa nestes critérios, por isto foi rebaixado a Planeta-anão.

A Ciência é diferente da religião por que não existem respostas definitivas, e isto a ciência aprendeu da religião, com seus dogmas intocáveis, como a criação do Universo em seis dias, da virgindade de Maria, a Ressurreição, e de outros absurdos, que ficariam melhor se fossem assunto de fé, apenas.

Se não fosse a capacidade de rever erros, ainda acreditaríamos que a Terra era o centro do Universo e que todo o Universo gira em torno dela. Agora, você pode questionar este conhecimento, e é obrigação de todo professor dialogar contigo e apresentar as razões para a ciência abraçar esta ou aquela teoria sobre o Universo.

Finalmente, uma coisa você tem que ter em mente, que as coisas não se confundem com seus conceitos. Plutão continua orbitando o Sol como antes, não importa a idéia que os homens fazem dele. E a idéia é mutável, por que o conhecimento é mutável, ele evolui, velhos erros são descartados, velhas perguntas são respondidas, novas perguntas surgem, e novos erros são feitos. Este é o caminho do conhecimento.

2006-10-09 16:15:31 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Observar o que passa à nossa volta,é tudo o que a ciência faz.
Quando as pessoas passam a praticar o recomendao por vc, de certa forma, tornam-se cientistas e o resultado é o conhecimento.Logo que se tomam conhecimento, torna-se ciente e, nos fazer ciente é todo o escopo da ciência..

Abaixo, trecho da matéria a respeito, transcrito da Wikipédia.

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica
A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica

2006-10-09 16:06:12 · answer #3 · answered by Josias C 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers