English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Amiúde a ciência nos traz dados que geralmente quase nunca questionamos, talvés pela possível crença de que esta nos define os fatos com exatidão.Mas o que realmente é provado para nós é que constantemente nos vemos diante de situações diversas que as nossas convicções são destrídas, pois o que era verdadeiro até então repentinamente não é mais.Você quer um exemplo?Plutão não é mais definido como um cometa.É inegável que a ciência tem contribuído para a evolução de nossa espécie, mas precisamos avançar e observar mais se o mundo que segundo a mesma gira à nossa volta.

2006-10-09 08:51:40 · 5 respostas · perguntado por Maby 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

5 respostas

Excelente pergunta!

Você tocou num ponto importante: realmente é impossível para o leigo ou mesmo para cientistas de áreas diferentes estarem sempre certos acerca que é tido sobre um determinado campo científico. Mesmos pesquisadores de uma mesma ciência não entendem o trabalho de seus pares.

Um biólogo não tem, pelo menos em princípio, condições de discutir minúcias de assuntos relacionados a Matemática ou Física por exemplo. O contrário também se dá. Mesmo dentro de uma mesma ciência, a Matemática digamos, um especialista em Sistemas Dinâmicos não teria condições de criticar ou mesmo entender trabalhos em Teoria dos Números.

Há nisso tudo um apelo a autoridade, supõe-se que o cientista saiba o que está dizendo, mas ele pode estar enganado e não saber disso. Pode ainda saber que está errado mas como a vaidade humana sempre existe, ele poderá omitir certos fatos para que seu trabalho seja aceito.

Isso pode acontecer e acontece. Mas a ciência é autocorretiva e a maioria dos cientistas dotata de senso crítico em relação ao seu trabalho e de seus colegas e portanto cedo ou tarde fraudes ou enganos são postos à tona.

Um aspecto preocupante é que a ignorância científica é grande sendo isso um mal pois para podermos cobrar posições e atitudes devemos saber do que falamos. Mas isso acontece em todos os países do mundo. Por exemplo, quando o governo financia determinado projeto científico ou tecnológico devemos saber quais as conseqüências da implantação desse projeto. O que resultará dos alimentos trangênicos? Podemos confiar na palavra de um geneticista que recebe um salário de uma empresa ligada ao setor de transgênicos?

Essas questões são difíceis e prementes e reforçam a necessidade de que a população tenha acesso a educação científica de qualidade, não que todos venha ser especialistas, mas que tenham base para criticar e cobrar certas posturas dos governos e cientistas.

Especificamente sobre o seu questionamento acerca do giro da Terra elaborei o seguinte:

Terra gira em torno de seu eixo e em torno do Sol por causa da conservação do momento angular total do sistema solar (o momento angular é uma grandeza física que indica digamos assim, a quantidade de movimento rotacional de um sistema).

Desde que a nebulosa que formou o sistema solar girava ( com um determinado momento angular total), ao formarem-se os planetas e estes continuando a girar era necessário que o momento angular total se conservasse.

Essa conservação se dá entre os subsistemas do sistema solar como o sistema Terra-Lua, Júpiter e seus satélites e no sistema solar como um todo. Outro ponto é que giro da Terra em torno do seu próprio eixo confere estabilidade a sua órbita.

Com relação a Plutão creio apenas que você se confundiu ao tratá-lo por um cometa.

Até.

2006-10-09 14:58:34 · answer #1 · answered by polyhedra 4 · 0 0

EXCELENTES RESPOSTAS ACIMA.

Eu complemento dizendo que uma pessoa leiga como tu ou eu, não temos conhecimento suficiente dos métodos científicos e de como se chegou às conclusões das leis da Física e outras ciências. Tudo que as ciências afirmam são baseados em muito exercício mental, experimento e comprovação. São séculos de conhecimento acumulado e aprimorado, cada vez mais se aproximando da realidade. Não vai ser uma pessoa que "recém chegou" que vai querer entender tudo. Se estudares num curso superior de Física ou Matemática vais "começar" a vislumbrar o que tudo isso significa e então vais admirar toda a magnitude da evolução do conhecimento humano.
Ou você estuda muito e entende tudo isso ou você terá que apenas aceitar com verdade (enquanto dure).

.

2006-10-11 13:18:32 · answer #2 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Colega, você tem uma visão errada do que a ciencia realmente é. Nós seres humanos em nosso cotidiano gostamos de apresentar verdades absolutas que nunca mudam e achamos que é assim que funciona, quando na verdade não é assim.

A Ciencia por definição do que ela é, não pode apresentar verdades absolutas. A ciencia é um meio de obter conhecimentos atraves do metodo cientifico e da experimentação e observação.

Quando a ciencia se apresenta com um problema, ela cria hipoteses para explicar esse fenomeno/problema. Para essa hipotese ser cientifica, ela precisa ser falseada ou seja quando os cientistas testam a teoria, eles não buscam maneiras de provar que a hipotese é verdadeira, mas sim de que ela é falsa! Se apos toda a coleta de dados, soma de evidencias e testes de falseabilidade e apresenta poder de predição na realidade, ela torna-se uma teoria.

A teoria em conhecimento cientifico, é um modelo criado para explicar e correlacionar fenomenos. O modelo é apoiado por evidencias e fatos, e tem poder de predição tanto para o passado quanto para o futuro.

E ai que as pessoas acham que uma vez o conhecimento seja determinado, ele é absoluto. Mas em ciencia, nada é absoluto!

Com o tempo o ser humano melhora suas tecnologias e pode ter uma visão melhor e diferente da realidade. Então, dados novos podem surgir, dados que não foram vistos antes. Em face a essa descobertas, os modelos cientificos (teorias) e definições da realidade, precisam ser alterados; as vezes totalmente substituitos. E esse é o poder do conhecimento cientifico. Ele não é estatico não é valorativo nem é forçado pelos poderosos. O conhecimento cientifico só é aceito com evidencias, ninguem força-o e com o tempo ele muta-se e progride.

Da mesmo forma com plutão. Definição do que é um planeta, é uma definição arbritaria, CRIADA PELO SER HUMANO. Desde a descoberta do ex-planeta, ele caia em controversias sobre ser um planeta ou não. Nesse ultimo ano de 2006 a definição de planeta foi alterada (lembre definição de planeta é uma construção humana) pois se continuasse como estava, teriamos que agregar ao sistema solar objetos que eram tão ou mais controversos que plutão. Portanto o conhecimento cientifico, quando deparado com dados que iam de encontro com o conhecimento vigente, moodificou o conhecimento para que ele se adeque e explique melhor com a realidade.

2006-10-11 12:01:18 · answer #3 · answered by Obscuro 3 · 0 0

Plutão não é mais definido como um cometa? Que ciência é essa? Ele nãoi era um planeta até cerca de 1 mês atrás?

Todas as informações dadas pela ciência vem junto com provas ciêntificas por meio de experimentos feitos e refeitos ou calculos cientificos.

2006-10-10 13:19:51 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Isto é uma pergunta?

Plutão nunca foi definido como um cometa. Em 1930, quando foi descoberto, foi chamado de PLANETA, e um dos motivos foi que não haviam nem dados suficientes sobre Plutão, nem critérios definidos para chamar algo de planeta. Com a reunião dos astrônomos este ano, definiu-se por um conjunto de critérios para definir o que seja planeta, e Plutão não se encaixa nestes critérios, por isto foi rebaixado a Planeta-anão.

A Ciência é diferente da religião por que não existem respostas definitivas, e isto a ciência aprendeu da religião, com seus dogmas intocáveis, como a criação do Universo em seis dias, da virgindade de Maria, a Ressurreição, e de outros absurdos, que ficariam melhor se fossem assunto de fé, apenas.

Se não fosse a capacidade de rever erros, ainda acreditaríamos que a Terra era o centro do Universo e que todo o Universo gira em torno dela. Agora, você pode questionar este conhecimento, e é obrigação de todo professor dialogar contigo e apresentar as razões para a ciência abraçar esta ou aquela teoria sobre o Universo.

Finalmente, uma coisa você tem que ter em mente, que as coisas não se confundem com seus conceitos. Plutão continua orbitando o Sol como antes, não importa a idéia que os homens fazem dele. E a idéia é mutável, por que o conhecimento é mutável, ele evolui, velhos erros são descartados, velhas perguntas são respondidas, novas perguntas surgem, e novos erros são feitos. Este é o caminho do conhecimento.

2006-10-09 16:16:19 · answer #5 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers