A política é o que temos de mais atrasado no Brasil, infelizmente. Para se ter uma idéia, a primeira eleição para presidente após a volta da democracia, em 1990, foi um circo. Foram 32 candidatos. Todos os partidos lançaram-se à disputa: PMDB, PSDB, PT, PFL, PTB, PDT, PL, PC do B, PCB, PDS (atual PPB), PRN (partido do Collor), PV e vários outros partidos "nanicos". Não foram formadas coligações o que demonstra a falta de maturidade na política brasileira. Hoje, vemos coligações entre partidos que deveriam ser ideologicamente rivais ou coligações entre partidos na esfera federal que são opostos na esfera estadual. Temos o voto obrigatório, esta praga que favorece o clientelismo, o toma-lá-dá-cá, a compra de votos. Não há voto distrital. Para se ter uma idéia do nosso atraso político, tivemos ano passado o referendo sobre armas de fogo. Nos EUA e Europa referendos são um instrumento comum principalmente em nível regional. Não temos fidelidade partidária. Emendas populares são uma tarefa hérculea: são necessários 3 milhões de assinaturas em cinco estados diferentes. E ainda temos leis que determinam qual a idade um candidato deve ter para determinado cargo (para presidente são 40 anos). Como se idade fosse sinônimo de maturidade. O mais incrivel é que a lei exige que você tenha no mínimo 40 anos para ser presidente mas não exige que você não tenha antecedentes criminais. O ideal seria sim, todos trabalhando em conjunto para o povo. Mas a política brasileira ainda está na idade da pedra.
2006-10-12 14:15:47
·
answer #1
·
answered by Alexandre Fox 3
·
1⤊
0⤋
Falta muito sim, até porque o próprio sistema é inadequado, não vejo razão para que tenhamos bancada de oposição e bancada governista, os pensadores afirmam que isto é necessário para garantir a governabilidade discordo inteiramente, creio que o parlamentar deve agir sempre com independência em relação ao executivo, mas buscando sempre o melhor para o povo, deve apoiar o governo sempre que este estiver correto, deve ser contra quando ele estiver errado não importando o partido ao qual pertence o chefe do executivo ou o parlamentar, nosso modelo de democracia é uma inorme contradição, ao contrário do que se afirma, não é a maioria quem governa e sim a minoria. Exemplo: A bancada governista, maioria parlamentar geralmente aprova projetos contrários a vontade do povo, como a contribuição do inativos, o povo queria isso? significa que, aquela maioria la dentro, não representa a maioria que está nas ruas. O projeto de reforma trabalhista não parece atender interesses da maioria que está nas ruas, mas sim, de uma minoria, desta forma podemos dizer que, a grande maioria que está espalhada por todo pais, é governada por uma minoria, simplificando; a maioria parlamentar defende interesses de uma minoria, enquanto que a minoria parlamentar é que defende interesses da classe trabalhadora que é maioria.
2006-10-14 19:31:43
·
answer #2
·
answered by g.santos45 4
·
1⤊
0⤋
É importantissimo se discutir uma agenda comum à todos os partidos (em especial, para benefício dos cidadãos). Entretanto, há no Brasil uma discussão mesquinha de interesses partidários, em detrimento da vontade do povo.
2006-10-09 09:34:53
·
answer #3
·
answered by Receptor de idéias 2
·
1⤊
0⤋
Pelo amor de Deus "Gente", essa corja transformou nosso país numa latrina de quinta categoria. Entregamos de bandeja o Brasil para ser devorado vivo por esses chacais. Quando estivermos empobrecidos e sem perspectiva de futuro, vamos nos encontrar na fila do papel higiênico e do pãozinho! Comunismo é isso ai! Eles estão montando a BASE. Deixando todo mundo mais pobre e culpando o Rico que nunca ganhou tanto, em tão pouco tempo, com a anuência desta gente que se diz representante do POVO. Que POVO é esse? Que país é esse? Nosso camarada Fidel Castro continua sendo um dos 10 homens mais ricos do mundo. Castro, cuja fortuna pessoal é estima em pelo menos U$ 110 milhões de dólares. Nosso "companheiro" Fidel, sem histórico de trabalho ou comercial de nenhuma espécie, de estudante passou à ativista revolucionário, guerrilheiro e, finalmente, passou a desempenhar atividades como governante ditatorial, com um suposto salário inicial de 600 pesos (cubanos), não dólares, conseguiu acumular uma fortuna de mais de U$ 110.000.000, além de inumeráveis propriedades em negócios bancários, comerciais e industriais por vários países, causa um grande mistério ao se desconhecer sua fonte de ingressos pessoais que o levaram a acumular uma fortuna que o situa entre os principais milionários de todo o mundo. Não precisamos de um Fidel Tupiniquim, um Clone versão FALCON Terra “Brasilis”, protótipo de ditador para assustar criancinhas.
Vladímir Ilitch Lênin
2006-10-09 07:22:10
·
answer #4
·
answered by Vladímir Ilitch Lenin 2
·
1⤊
0⤋
É isso, independente de quem seja eleito faz-se necessário que o congresso se una para o bem do povo brasileiro, isto é fácil basta querer; o difícil será os Políticos deixarem de correr atrás dos seus próprios interesse, como temos visto.
2016-12-16 04:48:15
·
answer #5
·
answered by wexler 4
·
0⤊
0⤋
Sim.
2006-10-13 15:01:16
·
answer #6
·
answered by Soft Inferno 2
·
0⤊
0⤋
Quem sabe quando a política deixar de ser um cabide de emprego e passar a ser voltada para o social, ou seja, visando o bem estar do mais pobre até a segurança do milionário.
2006-10-12 08:28:07
·
answer #7
·
answered by jack 1
·
0⤊
0⤋
Isso é que dá grandeza à democracia. Cada um luta para que seu candidato seja escolhido mas depois da eleição todos apoiám quem venceu, que vai trabalhar pelo pais e não pelo partido.
Infelizmente estamos longe disso.
2006-10-09 07:11:16
·
answer #8
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
mas apoiar como?
nenhum cidadão tem influência sobre a politica do país;so para que um lei seja alterada por um cidadão é preciso de mais de 3 milhões de assinaturas de pelo menos cinco estados diferentes.
O negocio é torcer para q ele faça um bom governo.
2006-10-09 06:31:39
·
answer #9
·
answered by NONAME 3
·
0⤊
0⤋
para de falar em politica *****!!!!
2006-10-09 06:24:54
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋