"Para surpresa de todos, o candidato a governador de São Paulo José Serra revela seu lado mais mesquinho e preconceituoso ao afirmar, em entrevista para a TV Globo na quarta-feira, que a causa dos maus resultados da educação do Estado de São Paulo em avaliações nacionais é o grande fluxo de migrantes para São Paulo.
Disse: 'Diferentemente dos Estados do Sul, que são os que têm melhor situação, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando. Este é um problema.'
De quem o tucano está falando? Logicamente dos nordestinos, que continuam chegando e ajudando a construir este Estado com sua força de trabalho.
Fácil, mesmo, é apontar o povo como culpado, o difícil e corajoso é virar o dedo indicador para si e assumir o descaso de anos de governo do PSDB no Estado que demitiu milhares de funcionários públicos, fechou escolas e criou o sistema de aprovação automática de alunos, jogando a capacitação por mérito para o lixo.
Quem culpa nordestino pela situação de abandono do Estado não pode governar São Paulo, que é berço de todos os povos, principalmente dos nordestinos."
ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS NETO, presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) (São Paulo, SP)
"Até quando os nordestinos de São Paulo, que formam a maioria populacional, terão que agüentar tanto preconceito? Já não bastassem as humilhações que sofrem na periferia, onde são alvos preferenciais da polícia, agora vem o Serra também culpá-los pelo baixo nível das escolas do Estado? ('Serra liga ensino ruim a migrações e Mercadante o chama de preconceituoso', Brasil, 17/8).
O preconceito contra eles existe, sim, e é muito forte na elite paulista representada pelo PSDB. Infelizmente, os nordestinos não encontram voz na política de São Paulo, caso contrário, poderiam lutar contra tanta injustiça que sofrem."
LAVOISIER CASTRO (São Paulo, SP)
2006-10-09
05:32:46
·
8 respostas
·
perguntado por
ba
2
em
Governo e Política
➔ Eleições