CORREIO BRAZILIENSE (20 / 07 / 2006)
Padre das Farc ganha status de refugiado
Conselho cede diante de pressões políticas e concede asilo político a guerrilheiro procurado pela Justiça colombiana
O Comitê Nacional para Refugiados (Conare) concedeu o status de refugiado político ao guerrilheiro colombiano Francisco Antônio Cadena Collazos, conhecido no Brasil como padre Olivério Medina. A decisão foi apoiada pela maioria dos sete membros desse órgão colegiado, subordinado ao Ministério da Justiça.
No início deste ano, a reportagem foi procurada por três membros do Conare que denunciaram ingerência do governo Lula. Foi mencionado o nome do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Logo depois, surgiu o do secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães.
O Ministério da Justiça se apressou a negar qualquer interferência política, mas lançou nos bastidores uma operação “caça às bruxas” para saber quem vazou a informação.
2006-10-08
16:35:36
·
7 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Embaixadas e Consulados
Esse terrorista , devido a sua sólida formação intelectual e capacidade de comunicação, passou a integrar a frente internacional das Farc. Participou de vários eventos de caráter político, e no FORO DE SÃO PAULO travou seus primeiros contados com o PT e outros partidos de esquerda da região.
2006-10-08
16:51:24 ·
update #1