O solo é fator determinante. Geralmente, quando as plantas adoecem, falta-lhes algum alimento essencial, ou o solo contém algum elemento químico que impede a absorção de nutrientes pelas raízes.
O que as deixa verdinhas, mas nem sempre saudáveis, é o elemento Nitrogênio. O que pode prejudicar a absorção de nutrientes pelas raízes é o alumínio. Vou explicar as duas hipóteses e fornecer uma solução para você.
Se o problema é falta de nitrogênio - o elemento mais consumidos pelas plantas - faça o seguinte:
Em uma loja de produtos agrícolas - ou floriculturas - adquira 1kg de uréia - ou mais, dependendo da quantidade de plantas que você tem. A uréia contém, em média, 50% de Nitrogênio. Ela é vendida na forma de grãozinhos brancos. Coloque uma colher de chá dos grãos de uréia em volta do vaso ou da terra onde a planta está. ATENÇÃO: Não deixe a uréia encostar na planta, pois é muito forte a reação dela com a água, e sua planta pode morrer!
Molhe em seguida. Em 2 ou 3 dias você verá suas plantas verdinhas. Se quiser uma reação mais rápida, faça o seguinte:
Pegue 1 litro dágua e coloque numa bombinha tipo aspersor, que fazem aquela nuvem dágua quando pressionadas. Coloque 10g (dez gramas) de uréia e agite bem até tudo ficar bem dissolvido na água. A mistura fica ligeiramente gelada pela reação química. Não coloque mais do que isso, senão as plantas podem ter as folhas queimadas.
A proporção de uréia para a pulverização foliar (nas folhas) é de 1 a 2%. Sempre recomendo usar 1%, para evitar problemas com plantas mais sensíveis.
Pulverize as folhas das plantas logo pela manhã ou à tardinha, para o sol não queimar as folhas com uréia sobre elas. Em seguida, molhe bem o solo onde as plantas estão. Em questão de horas você verá suas plantas verdinhas novamente. Mas, assim que elas consumirem o Nitrogênio aplicado, começam a perder o viço.
OBS: Ao adquirir uréia, o elemento químico Nitrogênio tem o símbolo "N", e deve estar acompanhado da seguinte inscrição na embalagem:
Uréia - N=50% (ou algo em torno disso, pouco mais, pouco menos). A lei exige que tal indicação esteja presente na embalagem e é a garantia mínima da existência do elemento no adubo químico.
Se puder, adquira - ou peça para algum conhecido - um pouco de esterco de galinha, ou 'cama de frango', como é conhecida a forragem feita com serragem nas granjas de frango. Coloque uma colher de sopa desse esterco ao redor das plantas. Mas, tome cuidado porque contém muito Nitrogênio também. Molhe suas plantas em seguida. O esterco de galinha é excelente, porque contém outros nutrientes além do Nitrogênio.
SOBRE O SOLO:
Se existir algum traço de alumínio no solo, as plantas não conseguem retirar os nutrientes para sua sobrevivência. Existem outros fatores também, como bactérias e fungos nas raízes. Mas, nestes casos, é melhor consultar um agrônomo, que lhe indicará o veneno ou fungicida adequado, bem como lhe ensinará como usa-los com segurança.
Mas, se existir alumínio no seu solo, a solução é simples e muito barata: cal.
Regra geral:
1) Vasos pequenos: meia colher de sopa rasa
2) Vasos médios: Uma colher de sopa rasa
3) Vasos grandes: 2 colheres de sopa rasas
Espalhe a cal sobre a terra e molhe em seguida. O alumínio presente no solo reagirá com a cal e não vai mais atrapalhar suas plantas na hora da alimentação delas.
Se quiser ter um solo bom para qualquer planta, adquira húmus de minhoca e misture uma parte de húmus com 1 parte de terra vegetal.
Se quiser fazer um bom solo em casa, aproveite todos os restos de cozinha, como cascas de cebola, de batata, cenoura, folhas, etc - menos pedaços de carne. Enterre tudo num canto do quintal e cubra com terra. Mantenha aquele pedaço de terra sempre úmido. Podem aparecer algumas minhocas, o que é um bom sinal. Depois de 40 dias, verifique se ainda existem pedaços inteiros. Se houver, enterre novamente e espere mais um pouco, até que se desintegrem bem. Depois, é só pegar essa terra e colocar nos vasos.
DOENÇAS
Se puder, arranque uma ou outra plantinha mais doente e verifique as raízes. Se existirem raízes pretas ou com alguns bichinhos brancos grudados nelas, o problema é outro.
Às vezes, se a infestação não for muito grande, lavando as raízes em água corrente já é suficiente. Enterre a planta em seguida. Se o problema for fungos, que deixam as raízes pretas, pode-se deixa-las de molho em um produto (pó) chamado Cuprofix - ou semelhante, à base de cobre. Tal produto também é vendido em boas floriculturas e casas de produtos agrícolas.
Leia as instruções do rótulo e prepare uma calda conforme as instruções. Mergulhe as raízes da planta doente - se for o caso que eu citei acima - de molho por 30min.
Retire a raíz da calda e bata levemente para sair um pouco do produto. Enterre novamente. Molhe bem a planta em seguida.
Se for doença causada por fungos e se sua planta não estiver em estado terminal, ela conseguirá se recuperar rapidamente.
Se houverem bichinhos brancos nas raízes, basta esfregar cuidadosamente as raízes, de preferência em local não muito iluminado, e lava-las bem. A planta, se já não estiver morrendo mesmo, pode se recuperar.
Também: hoje já existem estudos comprovando a eficácia de remédios homeopáticos aplicados em plantas doentes. Mas, por falta de espaço, é difícil explicar quais seriam os medicamentos adequados para cada caso.
Porém, como regra geral - para que as plantas cresçam com vigor e com saúde - em casos já estudados, você pode fazer o seguinte:
Adquira o medicamento "Carbo Vegetabilis C100 - líquido" em uma farmácia homeopática. Compre uma bombinha nova para pulverizar suas plantas. NUNCA USE OUTROS PRODUTOS NA BOMBINHA QUE USARÁ PARA A HOMEOPATIA - O medicamento homeopático pode perder a eficácia. Também, não deixe o medicamento homeopático perto de aparelhos elétricos, ou ao sol, nem perto de imãs.
Depois, coloque água limpa, sem cloro, na bombinha. Pingue 5 gotas do medicamento. Feche a tampa e agite um pouco. Pulverize sobre as plantas. Pode rega-las com essa água também. Na homeopatia, a quantidade do medicamento não é indicação de efeito maior. Por isso, 5 gotas bastam numa bombinha de até 1 litro. Esse não é um remédio para curar doenças: ele serve para dar vigor às plantas. Regue suas plantas com o remédio homeopático 3 vezes por semana, até terminar o vidro. Se elas reagirem bem, já foi o suficiente para, pelo menos, 6 meses de boa saúde.
Espero ter ajudado.
Um abraço
2006-10-08 20:13:17
·
answer #1
·
answered by Euclides 1
·
3⤊
0⤋