Concordo com você. Punição é punição e não é assunto para debater com a criança. Seja ficar de castigo em um determinado local ou ser privada de um brinquedo, se a criança sabe que esse castigo tem tempo determinado para acabar, não o entenderá como castigo, mas apenas como um "tempo" em que terá que ficar sentada num canto ou sem seu prinquedo favorido. Quando a intenção é estabelecer limites e delimitar a autoridade, não dá para ficar dialogando. Isso a gente faz antes de aplicar a punição, que geralmente é utilizada em caso de reincidência.Tenho um filho de 5 anos e observo que as crianças hoje não são seres taõ frágeis e indefesos como parecem. Se não aprendem a respeitar limites, tendem a achar que podem tudo. Quando necessário, converso, advirto e, se necessário, dou uma palmada firme. Felizmente nunca precisei dar mais que uma palmada. Quero deixar claro que não concordo com essa história de considerar 'agressão' uma mãe dar uma palmada em seu filho, porque eles nos desafiam o tempo todo, estabelecendo disputas sutis pelo poder. Se não conseguimos fazer com que nos obedeçam, mais tarde não conseguiremos que nos ouçam.
Não sei se estou certa, mas só posso educar tendo como base a educação que recebi, claro que adaptada aos tempos atuais, com muito carinho, atenção, conversa, bastante tempo à disposição da criança para brincadeiras e diversão, mas também com firme estabelecimento de limites sempre que necessário.
2006-10-12 18:30:01
·
answer #1
·
answered by cassiol 3
·
0⤊
0⤋
Nossos filhos não devem ser castigados nunca. Antes de aplicá-lhes qualquer tipo de punição devemos discuti com eles quais as regras que devem reger nosso comportamento dentro e fora de nosso lar e assim estabelecer em comum acordo quais serão as punições aplicadas ao membro que descumprir uma dessas regras.
2006-10-16 01:51:47
·
answer #2
·
answered by Anny 3
·
0⤊
0⤋
A punição deve ser dada, levando em conta a idade da criança. Sabemos que o período de concentração e memória presente e' muito pequena nas crianças menores. Si demorar muito, ela nem vai saber o por que de estar sendo castigada. Punição indeterminada, pode levar a nada e também e' castigo para a mãe que tem que controlar o castigado!
Si você colocar uma criança de 3 a 4 anos em um canto não dizendo quando ele(a) vai ser liberado, esta criança em pouco tempo vai estar divagando e nem pensando no castigo. Ou, ficar implorando ate te quebrar. Quem ganha? a criança. Ao contrario si você mostra o relógio e diz quanto tempo ele vai ficar pensando no que fez de errado, ele vai acompanhar o ponteiro e o castigo foi usado como educação.
Si a criança for maior, podemos falar em perda de privilégios e não castigo. Responsabilidade se aprende com exemplo e os pais devem sempre ser coerentes. Muitas vezes vão punirem as crianças por motivos que nada tem a ver com o fato ocorrido. Si criança empurra o irmão e a mãe esta calma, ela vai procurar saber o acontecido. Si por outro lado ela esta ou cansada ou brigada com o marido etc, a criança vai ser logo punida.
Si os pais se lembrassem que já foram crianças, as crianças não seriam punidas mas, guiadas.
2006-10-15 16:46:22
·
answer #3
·
answered by tereza g 3
·
0⤊
0⤋
PREDERTEMINADO POIS SENÃO ELA PODE FICAR TRAUMATIZADO NÉ!
2006-10-15 09:33:46
·
answer #4
·
answered by Tha 2
·
0⤊
0⤋
Quando ponho um dos meus filhos de castigo, e porque, teoricamente, fizeram algo que nao deviam e estava errado.
Nos como pais, temos a responsabilidade de incutir aos nossos filhos (independentemente da idade) que tudo na vida tem consequencias, boas ou mas. Responsabilidade, respeito, compaixao, individualidade, etc, sao qualidade que, como pais, tentamos lhes passar.
Castigo indeterminado porque?
Quando adultos, a propria sociedade, nao os pune por tempo indeterminado.
Temos que ser justos e realistas, e TEMOS a responsabilidade, de educa-los e respeita-los, como queremos que mais tarde, eles o facam com os filhos deles e perante a sociedade.
Relativamente a esta afirmacao:"o melhor e mais eficiente castigo é o por tempo indeterminado... "
Nao concordo... o melhor e sempre e fazer um bom trabalho, como pais, e essa medida nunca existir em primeiro lugar.
Ensinar e prevenir e sempre a melhor solucao. Explicar que existem escolhas e mostrar as suas consequencias. Ensina-los a pensar antes de fazer.
"Deixo claro que sou rigoorosa com meus filhos, mas sempre justa, explicando o motivo dos castigos."
Temos tambem que nos lembrar, que nos proprios ja fomos criancas e que queriamos fazer coisas, que os nossos pais nao nos deixavam fazer.
Temos que ser rigorosos, sim, mas tambem TEMOS que abrir as portas para os horizontes deles!
Ate porque mais cedo ou mais tarde, eles vao crescer e sair debaixo da nossa "asa", e pelo menos eu como mae, nao quero criar filhos indefesos, dependentes e rebeldes!
Eu protege-os sim, mas nao tapo o sol com a peneira.
Castigos aqui em casa sao muiiito raros. Como sempre lhes dei tudo (dentro da minha visao do aceitavel) e sempre que via algo que poderia correr para "o torto", eu sento-me com eles, falamos sobre o assunto e eu explico-lhes sempre que a decisao e deles e depois mostro quais as consequencias das escolhas deles.
Conclusao, se formos competentes como pais, vao ter o meu resultado: O pior castigo que alguma vez dei foi quando os meus filhos (os 2 mais velhos) mexeram no portatil (de trabalho) do pai e eu conversei com eles, perguntei se eles se lembravam das consequencias. Disseram que sim. Pediram desculpa e foram para o quarto. Passaram o final de semana no quarto, sem TV e sem brincar na rua.
2006-10-10 03:50:40
·
answer #5
·
answered by jocaalmagubers 3
·
0⤊
0⤋
Tempo indeterminado, depende do comportamento e assimilação dos filhos ao castigo!
Sou eu quem determina a hora de sair.
2006-10-10 03:04:37
·
answer #6
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋
o problema do tempo indeterminada, é que principalmente as crianças ate 10 anos esquecem o porque do castigo e ai ele perde a validade... isso quando não dormem no castigo!
é importante antes de impor as conseqüências, explicar as regras a fim de que saibam que estão sendo punidos por não respeitarem determinados acordos pré-estabelecidos... o local de "castigo", não deve oferecer conforto e nem distrações ... e o tempo deve variar conforme a idade...
2006-10-09 06:27:14
·
answer #7
·
answered by pri 1
·
0⤊
0⤋
Castigo é uma palavra que leva as pessoas a refletirem sobre seus atos. Eu acredito que melhor é retenção de algo que eles gostem e que tem a ver com a falha cometida. Mas tudo tem valor se for feito com diálogo.
2006-10-08 14:33:35
·
answer #8
·
answered by Rosilene b 1
·
0⤊
0⤋