English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

atingiu quais países? fale o que voce sabe sobre a greve geral, tudo me ajuda,
obrigado.

2006-10-08 12:53:11 · 4 respostas · perguntado por gReeice 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

4 respostas

A partir da segunda metade do século XIX, quando se acentuou a contradição entre o escravismo que fenecia, e o modo de produção capitalista que nascia.

Com o capitalismo, surgia também a classe operária, que dava então seus primeiros passos organizativos e contestatórios. O aparecimento do Partido Comunista do Brasil responde, em primeiro lugar, ao desenvolvimento e amadurecimento relativo da classe operária.

Embora tivesse ainda uma consciência de classe embrionária e rudimentar, o proletariado brasileiro participou dos principais movimentos da época, e lutou pelo fim da escravidão e pela República.

O fim da escravidão e o início da República criaram condições para o fortalecimento do capitalismo industrial, moderno (e da burguesia industrial), embora sob o domínio da aliança entre a oligarquia latifundiária e mercantil e o capital estrangeiro, cuja presença se aprofundava no país.

A classe operária cresceu nos grandes centros urbanos e, mesmo pequena, foi protagonista de confrontos notáveis contra o Estado oligárquico e contra a exploração capitalista.

Em 1906, realizou o Congresso Operário Brasileiro que, sob influência anarco-sindicalista, criou a Confederação Operária Brasileira (COB). A greve daquele ano confirmou a influência libertária e, reprimida à bala pela polícia, assistiu às primeiras assembléias de massa em movimentos grevistas.

O clímax da luta, naqueles anos, foi a grande greve de 1917, que marcou a estréia do operariado fabril na direção do proletariado e, pela primeira vez, teve um caráter claramente político; dirigida contra os patrões e também contra o Estado da oligarquia e da burguesia.

Isso expôs o fracasso da orientação anarco-sindicalista frente às tarefas históricas que a nova etapa impunha: a organização política independente da classe operária; e o cumprimento de seu papel dirigente na luta revolucionária de todos os trabalhadores e forças progressistas da sociedade.

O debate intenso entre a liderança proletária provocado por esse fracasso despertou a convicção da necessidade de superação daquele marco teórico (anarco-sindicalista) e organizativo, no momento em que o Partido Bolchevique e a Revolução Russa de 1917 indicavam, para muitos deles, o caminho a seguir.

Esse foi outro fator decisivo – o aprendizado com a experiência internacional do proletariado. A Internacional Comunista foi criada em 1919 para inspirar em todo o mundo a organização de partidos comunistas.

No Brasil, buscou contato com lideranças operárias de destaque e, em 1921, enviou um emissário – conhecido como “Cometa de Manchester” – que se encontrou com Astrojildo Pereira, a quem propôs a criação de um partido comunista no Brasil.


Lutas sociais

O início do século XX foi marcado, no Brasil pelo surgimento das lutas sociais do proletariado nascente. Liderado por trabalhadores urbanos, o Comitê de Defesa Proletária foi criado durante a greve geral de 1917. O Comitê reivindicava, entre outras coisas, a proibição do trabalho de menores de 14 anos e a abolição do trabalho noturno de mulheres e de menores de 18 anos.

Em 1923, foi criado o Juizado de Menores, tendo Mello Mattos como o primeiro Juiz de Menores da América Latina. No ano de 1927, foi promulgado o primeiro documento legal para a população menor de 18 anos: o Código de Menores, que ficou popularmente conhecido como Código Mello Mattos.



O Código de Menores era endereçado não a todas as crianças, mas apenas àquelas tidas como estando em "situação irregular" . O código definia, já em seu Artigo 1º, a quem a lei se aplicava:

" O menor, de um ou outro sexo, abandonado ou delinquente, que tiver menos de 18 annos de idade, será submettido pela autoridade competente ás medidas de assistencia e protecção contidas neste Codigo." (grafia original) Código de Menores - Decreto N. 17.943 A – de 12 de outubro de 1927

O Código de Menores visava estabelecer diretrizes claras para o trato da infância e juventude excluídas, regulamentando questões como trabalho infantil, tutela e pátrio poder, delinqüência e liberdade vigiada. O Código de Menores revestia a figura do juiz de grande poder, sendo que o destino de muitas crianças e adolescentes ficava a mercê do julgamento e da ética do juiz.

E tem também aqui este link sobre o assunto:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/04/279012.shtml

Espero ter ajudado...

(Caso considere a minha resposta boa e ou útil, lembre-se de avaliá-la como a melhor daqui a 4 horas)

8 :-)

2006-10-09 12:57:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Nesse momento tão grave da nossa História, quando alguns coronelões bilionários e golpistas tentam de todas as formas dividir o país e sabotar o Governo democrático do Presidente Lula, acho que deveríamos concentrar o verbo na conscientiezação de nossos compatriotas mais ingênuos, que se deixam levar facilmente pela lábia dos fascistas.

2006-10-16 16:07:46 · answer #2 · answered by Literatura 4 · 1 1

O pouco que entendi da história naquele tempo, a conclusão que cheguei é de que um movimento anárquico liderado pelos operários italianos e dependentes, que atuavam na indústria paulista, já que a cultura do café estava em declínio.
Se eu estiver equivocado favor dar nos informação mais concreta.

2006-10-16 11:49:17 · answer #3 · answered by li_veda 5 · 1 1

Não vou fazer parte de campanha ANTI-PT
Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu, não muda suas opiniões.
Passei a vida toda lutando contra a Ditadura Militar e políticos da Arena; PDS; PFL; PSDB. Vivi a era FHC e vi o país ser posto à venda.
Vi mais de 100 empresas públicas serem privatizadas", sem que o produto da venda tenha sido utilizado em favor do País.
Fiquei 08 anos sem nenhum centavo de reajuste salarial.
Vi colegas de trabalho, concursados, serem demitidos, através do malsinado RH 008.
Vi todo o processo de desmonte da Caixa para a privatização.
Vi dezenas e dezenas de CPIs serem abortadas a custa de muita grana.
Vi o Procurador Geral da União ser chamado de Engavetador Geral da União.
Vi a Polícia Federal de mãos amarradas.
Vi o FMI mandando e desmandando e os Governos dizendo amém.
Vi um país que gerou apenas 8 mil empregos mensais durante 08 longos anos.
Vi trabalhadores escravos.
Vi e vivi. Participei de dezenas de passeatas.
Vi o "pensamento único" do PSDB calando jornais, rádios e TVs.
Vi o Banco Central "doando" milhões de dólares para os banqueiros falidos salvarem suas peles.
Vi milhares de micros e pequenas empresas fechando suas portas para dar lugar aos importados pela paridade do dólar.
Vi o escândalo do SIVAM.
Agora:
Que o Brasil gera mais de 100 mil empregos mensais;
Que as indústrias batem recordes de produção;
Que o comércio bate recordes de venda;
Que o país bate recordes de exportações;
Que dispensamos a tutela do FMI;
Que o BB contrata milhares de novos empregados concursados;
Que estamos entrando em período de deflação;
Que 09 milhões de famílias são atendidas pelos programas sociais do Governo;
Que a agricultura familiar está tendo acesso ao crédito e de fato sendo valorizada;
Que as pequenas e micros empresas voltam a abrir portas;
Que a Polícia federal atua sem amarras e desbarata uma quadrilha atrás da outra, como nunca em toda a sua história;
Que a fiscalização da Receita Federal está fazendo as grandes empresas e bancos recolherem impostos (tanto que a Receita Federal também bate recordes de arrecadação);
Que o Ministério do trabalho fiscaliza as empresas (o FGTS também bate recordes históricos de arrecadação) e está erradicando o trabalho escravo no campo.
Agora vem alguém me pedir para ir às ruas contra LULA e o governo popular???!!!
Meu amigo: TÔ FORA!!!
Estou pronto para ir às ruas pedir investigação de quaisquer atos de corrupção praticados por quem quer que seja.
Que a Polícia Federal, O Ministério Público Federal e outras instituições sérias investiguem com total isenção, e que a Justiça puna exemplarmente todo aquele que tenha praticado irregularidade.

2006-10-14 19:08:52 · answer #4 · answered by big boss 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers