Problemas existenciais já diz o nome; são problemas surgidos a partir de que o homem descobriu-se um Sêr existente. É um paradoxo de proporções monumentais: O único Sêr que se sabe, pensante, é o único que cria os problemas existenciais dele e de outros sêres não pensantes. Solução mágica não existe. Dependendo da pessoa, diversos tipos de leituras diferentes podem ajudá-la ou não. Para alguns livros religiosos são um santo remédio para outros é mais veneno ainda. Para alguns romances complexos de autores consagrados são solução . Para outros, não passam da primeira página. Mas digamos que os livros que analisam o nosso modo de pensar, de intuir a vida, de enfrentar situações complexas, são os mais abalizados dentro do possível e do temperamento de cada um para ajudar essas pessoas. Ai você pode conversar com elas procurar entender seus anseios , gostos , desejos, posições em relação a vida, sexo, religião ,política, diversão e a partir dai indicar o tipo de leitura que sua intuição disser ser a melhor, a mais indicada, para esta pessoa. É óbvio que tal leitura, seja tratado filosófico, antropológico, auto-ajuda, religioso ou um bom e poderoso romance deverá conter em si os germes que despertarão a inquirição, o desejo de mudança, a vontade de descobri-se e descobrir a vida naqueles que forem lê-los.
2006-10-08 11:44:56
·
answer #1
·
answered by Quetzalkan 3
·
0⤊
0⤋
Problemas existenciais são problemas que surgem ao longo da existência humana, podendo ser de diversas ordens: físicos, familiar, profissional, espiritual, psíquico, psícossomático, acadêmico, sexual, enfim, tudo o que envolve a existência humana. Enquanto o ser humano habitar neste mundo,terá que aprender a enfrentar suas crises existenciais de forma saudável. Cuidar da vida espiritual ajuda muito. Acreditar que Deua, em Cristo, tem tudo de que precisamos para uma vida saudável em TODAS estas áreas da existencia humana fará uma grande diferença no pensamento e no comportamento humano.
2015-06-17 00:40:26
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
1⤊
0⤋
Ola Gente
O vazio exiatencial tem raiz na pouca vontade de mudar, tanto o carater quanto a concepçao da vida. A vida nos coloca em pleno exercicio.
2014-08-27 09:18:45
·
answer #3
·
answered by Maria 1
·
0⤊
0⤋
Oi, tudo bem? Nós falamos muito de problemas existenciais, mas qual será o maior de todos os problemas existenciais? Se conseguirmos a solução para o maior de todos os problemas existenciais, conseguiremos resolver todos outros, concorda? Imagino que o maior problema de nossa existência seja a própria negação desta existência, a morte. Será que podemos resolver esse problemão? As grandes religiões como o judaísmo, cristianismo, islamismo etc; exploram justamente esse problema, oferecendo uma solução, um lugar no céu após a morte. Porém, quer saber? Eu adoro ter problemas existenciais, principalmente o maior deles, a morte. São os momentos difíceis de nossa vida que fazem com que busquemos soluções. O fato deu ter consciência da morte é que faz com que me esforce cada vez mais. Seu não tivesse consciência da morte (vivendo como um imortal) deixaria tudo para depois. Nós, seres humanos, queremos deixar tudo para depois, por não termos consciência da morte. Quando se sabe que vai morrer, começamos a levar as coisas mais a sério. Nós sempre buscamos mecanismos (ações estéreis) para esquecermos que iremos morrer. Por serem ações estéreis, tais ações sempre nos levarão à frustração (problemas existenciais menores). Antes de fugirem da morte, aproximem-se dela. Não tenham medo dela, buscando se alienar com ações fúteis.Uma típica pessoa que não tem consciência da morte é aquela que adia todas as ações importantes para depois e se ocupa com outra coisa menos importante: "semana que vem paro de fumar", "o ano que virá será diferente, farei isso e aquilo" não é assim que as pessoas dizem? Quando se sabe que o tempo é curto, não perdemos tempo, agimos. Viva a morte!! Viva a morte!!
2006-10-08 14:51:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ser ou não ser?
Eis a questão.
ou
Penso :- Logo Existo
2006-10-08 12:05:20
·
answer #5
·
answered by LyraGate 2
·
0⤊
0⤋
a crise existencialista acontece quando a gente
acha que a vida já não faz sentido e nada nos interessa
pk acreditamos que tamos fazendo tudo errado.. é uma situação extremamente desagradável para quem a vive na medida em que se torna num grave e caótico "modus vivendi".. infelizmente não sei como se resolve o assunto mas acredito que é preciso muita força de vontade.
2006-10-08 11:45:06
·
answer #6
·
answered by sniper911 2
·
0⤊
0⤋
A crise existencial é a fase de mudanças tanto físicas como emocionais, pode ser depois de stress, ou depois de mudança de de década, normalmente dos 40 (alguns com 30) em diante, em que não conseguimos dominar o que sentimos, nada nos agrada, a nossa auto-estima desaba, nos sentimos desconfortáveis conosco. Mas é passageiro. Se por acaso, ficar muito dificil, levar psicólogo e medicamentos são necessários para que não entremos em depressão. Nessa fase, temos a tendência a nos isolarmos. Muita leitura, música, manter tudo à volta muito limpo, banho (por mais quese arraste, tome) e procurar ocupar a mente com bons pensamentos e o trabalho manual ajuda muito. E acima de tudo tem que se ajudar. Tem que sair dessa.
2006-10-08 11:31:44
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu ACHO que problemas existenciais são problemas próprios, tipo crise de identidade, que a pssoa não sabe mais quem ela é ... muda de personalidade constantemente. Pra resolver, acho que só indo num bom psicólogo ... ou ouvindo uma boa música. Por exemplo, agora to ouvindo MAHIRUNOTSUKI - Guitar Vader, que você só acha no soulseek ^^
2006-10-08 11:30:37
·
answer #8
·
answered by vargero 1
·
0⤊
0⤋
e quando alguem estar em crise consigo mesmo
2006-10-08 11:22:44
·
answer #9
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
0⤋