Insone, Não sou psicólogo clínico, mas pesquisador na área de psicologia e história das religiões. Assim, não posso te responder como um "expert"; mas, em contrapartida, lembranças dos cursos etc, creio, me permitam te dar um parecer, e não apenas uma oponião (o tal do achismo sem base alguma). Vejo como excelente todo teu comentário, em especial o final: "Com a palavra: Os profissionais éticos da área e as pessoas de BOM SENSO!".
Faz séculos que não vejo nunca TV, mas ouvi outro dia uma colega comentar sobre um programa em que um psicólogo afirmava que o intercurso sexual deve começar hoje aos quatorze anos. Não sei quem seja o sujeito, nem quero saber; te digo apenas que tal afirmação assim feita de modo geral é de todo inconseqüente: cada indivíduo é único e, assim sendo, hão de aconselhá-lo profissional que realmente tenha algum conhecimento de sua personalidade (trata-se de um princípio ético: como podemos aconselhar alguém que não conhecemos minimamente?) e pessoas de bom-senso, o que concebo como pessoas compreensivas e abertas ao diálogo e, até ao aconselhamento (se o caso não for patológico), quando solicitadas (darmos conselhos, quando a tanto não fomos solicitados, já desconstrói todo o bom-senso que pudesse porventura existir e põe em seu lugar a intromissão indevida).
Isso posto, tampouco concordo com aconselhamento em massa, seja on-line, seja televiso ou radiofônico, sobremodo hoje quando a ética está infelizmente tão fora de moda. Ora, a ética é fundamento do mundo, assim como a lógica. Como diz o logicista Wittgenstein aquela, como esta, são fundamentos do mundo; apenas (e neste ponto discordo de todo e no todo dele), aquela, não tendo o rigor desta, seja impassível de discurso.
Não sei se ajudei em algo, mas, evidentemente o espero.
Gd abç p v - e continue assim.
2006-10-08 11:23:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
nao sou profissional da area nao, mas acho isso uma falata de respeito, é como um leigo receitar remedio pra vc.
no caso do sexo, nao vai te matar, mas pode matar seu relacionamento
2006-10-08 18:54:28
·
answer #2
·
answered by Luiz Felipe A 3
·
0⤊
0⤋
...Partindo do pré suposto que todo mundo aqui no YR sabe que pessoas comuns e não especialistas com formação acadêmica dão sua opinião sobre todo e qualquer assunto, não me parece uma questão de ética.
...Quem pergunta deve ter bom senso pra avaliar as respostas.
...Caso você seja um profissional de sexologia ou qualquer outra área minha idéia é que você monte um site, divulgue e cobre por consulta.
2006-10-08 18:09:54
·
answer #3
·
answered by Luigi Scrofa 7
·
0⤊
0⤋
É complicado escutar conselhos sem validade profissional, sou profissional da area da saude e li muitos absurdos que podem colocar em risco a saude da pessoa, mas ta cheio de gente metido a sabe tudo. Sempre junto da minha opiniao aconselho a procurar um profissional qualificado( qdo o asunto pode englobar riscos de saude).Mas estamos num meio de comunicacao que todos podem dar opinioes, cabe a quem ´perguntou saber discernir o que e ter bom senso.
2006-10-08 18:04:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em linhas gerais eu acho o aconselhamento sexual uma matéria que hoje ganhou o nível universitário mas que como prática, cada um tem a sua.Alguem necessitou frequentar uma faculdade para aprender a beber? Pode ser que mude alguma coisa em termos do conteudo a ser ingerido mas como colocar o copo na boca e saborear o líquido, é de cada um.A nível sexual o que muda nesse contexto é apanas as emoções que envolve quem bebe e quem dar de beber.Vemos nas comunidades carentes, meninos e meninas que deveriam estar brincando com qualquer coisa menos de fazer sexo e o resultado é uma geração de crianças carregando crianças que colocaram no mundo.Quem os ensinou? Pergunta-se o que um aconselhamento sexual modificaria esse procedimento se eles presenciaram essa prática na vida dos seus pais? A meu ver, o máximo que se conseguiria, seria uma prevenção contra as D.S. Ts e AIDS porque em termos de comportamento só o tempo é que se incumbirá de preparar cada um como bem se conduzir diante do seu parceiro(a) para ter um bom desenpenho e assim usufruir os bons momentos que a relação proporciona.Assim a meu ver aconselhamento sexual é uma faca de dois gumes quando não se sabe quem está ministrando e qual o púlblico alvo a ser alcançado visto que internet permeia tudo sem censura e nem sempre os pais dispõem de tempo para avaliar que programação está sendo absorvendo pelos seus filhos(as) .
.
2006-10-08 17:45:24
·
answer #5
·
answered by mauricio cezar barros costa c 5
·
0⤊
0⤋
Para falar sobre sexo não é necessário formação acadêmica. Há muitas pessoas tímidas e com bloqueio para falar sobre o assunto, inclusive com os próprios pais. Acho que pode ser uma alternativa para essas pessoas. Nessa situação teremos aconselhamentos serios, muita comédia e aberrações. Quem pede o aconselhamento terá que separar o joio do trigo. Não é um meio seguro, mas ainda existe gente de bem neste mundo. Quanto a ética da questão é discutível, pois, sobre sexo não há limites na tv, qualquer um pode comprar revistas eróticas em bancas ou na net, dvd's, etc. Essa questão envolveria todos os meios de comunicação. E o que é a ética diante do mundo capitalista? Difícil...
2006-10-08 17:32:50
·
answer #6
·
answered by Lisinha 3
·
0⤊
0⤋
Todo mundo sempre quer saber muuuuito de sexo e na verdade não sabe nada...rsrsr
Aconselhamento online?
to fora...é melhor procurar ajuda de um profissional real...
2006-10-08 17:29:52
·
answer #7
·
answered by Sophia 3
·
0⤊
0⤋
Existem pessoas que já passaram por experiências e podem aconselhar o melhor caminho para solução de um problema, principalmente as pessoas que já viveram um pouco mais que outras. Se me pedem um conselho, eu dou, porém acompanhado sempre do principal conselho que é procurar um profissional especialista no assunto. Cabe a pessoa acometida da dúvida analisar com bom senso pq na verdade a maioria procura é relatar o seu problema ou dúvida na ansia de receber apoio ou incentivo para a solução deste problema e na verdade são sensíveis e saberão separar o conselho bom do ruim.
2006-10-08 17:22:22
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o aconselhamento sexual, desde que visto sem tabus, e sem outro interesse que a formação do inquiridor por parte de quem responde, pode ser válido. Note, que muitos pais, não tem formação, mas fazem da honestidade uma virtude, por que outros não podem fazê-lo?
2006-10-08 17:18:23
·
answer #9
·
answered by O XERETA 4
·
0⤊
0⤋
Considerando que muitas perguntas que são feitas aqui são tratadas até no ginásio ( prevenção de DST e métodos anticonsepcionais, estudei em sala de aula na sétima ou oitava série), acho que muitas pessoas podem ajudar e que esta é uma forma de ajudar melhor do que deixando o adolescente sem conhecimento e acabar por engravidar ou contraindo algo!
Fere a ética se na possibilidade de intervençao de um profissional mais preparado, alguém exercer sua função ou se a exercer ( mesmo na falta de um profissional capacitado) e cobrar por tal
Até aqui, sou biólogo e se sou capacitado para dar os mesmos conselhos em salas de aula ( DSTs e métodos anticoncepcionais faziam parte de meus planos de aula para primeiro colegial, aprovados pela Secretaria de Educação e coodenadora da escola), também seria para dar os mesmos conselhos aqui o que normalmente não faço pelo simples fato de já haverem várias respostas suficientemente esclarecedoras,independente da formação dos seus autores.
É claro que também há muitas respostas que na verdade podem até prejudicar mas neste site todos participam e quem pergunta deve estar ciente disto!
Um tema mais delicado é a importância da virgindade e quanto à este tema, como professor, sempre "fugia pela tangente" pois esta é uma questão que não abrange apenas os aspectos biológicos e acredito que mesmo um sexologista tenha uma autoridade limitada à este respeito. Opino sobre tal tema aqui ou entre amigos, porém como pessoa pois como profissional, a menos que fosse em relação à saúde, eu estaria sendo anti-ético!
2006-10-08 17:13:30
·
answer #10
·
answered by wolf_ir 5
·
0⤊
0⤋