Indo por este lado iremos nos deparar com o conceito de entropia que entre outras coisas pode ser visto como a degradação da energia. Pensemos que o Universo recebeu um impulso inicial tal como um pião. Obviamente um pião após certo tempo imobiliza-se.
Em verdade, localmente a entropia aumenta: por exemplo, a velocidade de rotação da Terra, Lua e planetas diminui um pouco a cada ano. Estima-se que a duração do dia solar médio aumenta atualmente cerca de 0,0005 segundo por século, tendo como causa principal a diminuição da rotação da Terra. Esta é causada pela transferência da rotação da Terra, via marés, ao movimento orbital da Lua. Conseqüentemente, a Lua afasta-se da Terra cerca de quatro centímetros por ano.
Sedimentos modulados pelas marés, portanto pelo movimento da Lua há 900 milhões de anos, indicam que o dia então durava apenas 18 horas e o ano tinha 480 dias.
Se não houver algum meio de frear a expansão do Universo esse provavelmente irá esfriar mais e mais e num futuro de bilhões e bilhões de ano todo o movimento irá cessar. O conteúdo de energia do Universo irá diminuir e estrelas, planetas, cometas, enfim, todo e qualquer corpo macroscópio não terá movimento.
É de se perguntar o que acontecerá em escala atômica: os átomos também não irão mais vibrar? O que poderá acontecer então? Não haverá mais a emissão de nenum tipo de radiação?O Universo será de um frio absoluto? Aí está uma grande questão.
2006-10-08 11:38:03
·
answer #1
·
answered by polyhedra 4
·
0⤊
0⤋
O Universo nao é um moto contínuo...daqui a muuuuuuuuito tempo ele será frio e sem atividade, pois a energia terá se esgotado...
2006-10-09 14:36:55
·
answer #2
·
answered by Finocana 5
·
0⤊
0⤋
como não é possivel? atravez da 1º lei da termodinamica? eu estou fazendo 1 motor continuo, logo ele estará gerando energia, ja testei tudo e estou confiando na minha teoria rsrsrs, vamu ve né meu.........
2006-10-09 13:41:53
·
answer #3
·
answered by Julio HB 1
·
0⤊
0⤋
Provavelmente a massa e a energia do universo são conservadas, isto é, não existe nenhuma fonte externa de energia ou massa. Elas devem se relacionar pela equação:
E =mc^2
Como o sistema é isolado (não troca energia, nem massa), isto significa que a entropia do universo tende a aumentar até chegar a um máximo.
2006-10-09 08:56:20
·
answer #4
·
answered by Leleco Barbosa 2
·
0⤊
0⤋
A Lei da Conservação da Energia diz justamente isso: A Energia se conserva. Ela pode sofrer transformações, mas não se perde.
Leia "Física em 12 Lições" de Feynman
2006-10-08 16:54:26
·
answer #5
·
answered by Andre 5
·
0⤊
0⤋
É por isso que o universo está em constante expansão e contração! Com o resfriamento das massas os corpos tendem a se aglomerarem, aumentando ainda mais a força a gravidade conforme mais massa é adicionada ao mesmo até dar origem aos buracos negros atraem até a luz ( Segundo a física, grandes massas podem atrair a luz)que também acabam por se unirem formando a tal massa que dá origem ao big bang explode devido à grande quantidade de energia contida ( se até mesmo a luz foi atraída por ele, ele possui toda energia do universo)espalhando os átomos e segue com a Teoria do Big Bang
Um motor perde energia para o meio externo, porém o universo engloba a sí próprio e a energia "perdida em um setor" é captada mais adiante por exemplo o Sol perde energia em forma de luz que é captada por outros corpos e convertida em calor!
2006-10-08 16:54:01
·
answer #6
·
answered by wolf_ir 5
·
0⤊
0⤋