English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Um cometa é um corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para lá da órbita de Plutão. Entre os primitivos e silvícolas inspiravam superstições e temores, associados à anjos, demônios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos.

Dos cometas que entram no sistema solar interior, a maioria possui órbitas altamente elípticas. Basicamente, existe uma classificação quanto à periodicidade dos cometas, ou seja, cometas com aparições de menos de 200 anos são classificados de período curto, acima disto são classificados de período longo, ou ciclo superior a duzentos anos. Estes são por isso chamados vagabundos do espaço.

Descritos com freqüência como "bolas de neve suja", os cometas são compostos em grande medida por gelos de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), amônia (NH3) e água (H2O), misturados com poeira e vários agregados minerais. Pensa-se que os cometas são detritos remanescentes da condensação da nébula solar.

A teoria vigente diz que as regiões exteriores de tais nébulas são suficientemente frias para permitir a existência de água no estado sólido (em vez de gasoso). É errado descrever os cometas como asteróides rodeados de gelo. O limite exterior do disco de acreção de uma nébula é suficientemente frio para que os corpos em formação não passem pela diferenciação experimentada por objetos no interior das órbitas planetárias.

A calda dos cometas são resultantes da queima do gelo contra o vento solar , razão deles se extenderem por milhares de kilometros.

2006-10-07 18:05:44 · answer #1 · answered by Ti 4 · 0 0

Os cometas são o resto, o que sobrou da formação do Sistema Solar. Especula-se que a proximidade de algumas estrelas acaba por perturbar os corpos na Nuvem de Oort, de onde os cometas saem. Eles então se lançam em direção ao Sol, em uma órbita elíptica bem alongada, ou então parabólica. Eventualmente o cometa acaba caindo no Sol.

Quando se aproxima do Sol, o calor começa a aquecer a superfície do mesmo, liberando gases, vapores, e restos de poeira. Esta poeira e gases é o que forma a cauda do cometa. E ela não serve para nada, não tem função alguma. É só o resultado de um processo físico.

2006-10-08 18:20:06 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

os cometas possui caudas compridas devido ao calor que derrete o gelo e cristais dele, quando mais próximo do sol mais comprida será a sua calda.

2006-10-08 11:24:44 · answer #3 · answered by Tio Feio quer saber!!! 2 · 0 0

Um cometa é um corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para lá da órbita de Plutão.
À medida que se aproxima do Sol, seu brilho aumenta em proporção direta; normalmente começa aparecer uma cauda que pode chegar a alcançar até centenas de milhares de quilômetros de extensão.
Em séculos passados os cometas eram muito bem observados pelo fato de não haver poluição luminosa. Era possível observar cometas à olho nu no centro de Paris, por exemplo, onde há o Observatório nesta cidade. Atualmente mesmo os cometas mais brilhantes tem seu brilho ofuscado pelas luzes das cidades

2006-10-08 08:37:40 · answer #4 · answered by doutoradodoi 5 · 0 0

meg... Os cometas são corpos formados há alguns bilhões de anos. Muito provavelmente são originados da explosão de alguma estrela. Possuem o tamanho bem pequeno se comparado aos planetas, podendo variar entre algumas centenas de quilômetros de diâmetro. Os cometas são basicamente constituídos de rochas e gás congelado (gelo) e estão na órbita do sol assim como a Terra. Quando os cometas se aproximam do sol, os seus gases congelados evaporam rapidamente, formando aquela bonita cauda. A cauda do cometa está sempre na direção oposta ao deslocamento do cometa. É isso...

2006-10-08 08:13:50 · answer #5 · answered by Jones 1 · 0 0

mediante respostas anteriores, não tenho mais nem coragem de explicar, só lhe digo o seguinte (nunca vi nenhum )
Abração

2006-10-08 05:36:18 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

cometas são formados por gases e rochas,e cometa não tem rabo,cometas possuem um rastro de gases e sedimentos

2006-10-08 01:57:28 · answer #7 · answered by gemeodococteau 1 · 0 0

Os cometas são corpos celestes que se caracterizam por apresentar uma longa cauda.
O núcleo central é composto de gelo e rocha,rodeado por uma mistura de gelo e poeira.Como consequencia da ruptura das moléculas dos nucleos, são formados gases e partículas que constituem a cauda.Os cientistas consideram que os cometas são originarios de uma região do espaço conhecida como nuvem de Oort-öpik, localizada a um ano-luz do sol. Em alguns casos, precipitam-se desde a nuvem de Oort-öpik até o sol e em outros são atraidos pela força gravitacional de um planeta para então se dirigir ao astro, depois de traçar uma órbita acentuadamente elíptica. Um terceiro grupo de cometas com órbita hiperbólicas passa perto do sol e se perde no espaço.

2006-10-08 01:12:59 · answer #8 · answered by Kamila S 2 · 0 0

A constituição básica de um cometa aparentemente é um núcleo de dimensões relativamente pequenas que em princípio mostra estar envolto por uma névoa brilhante e uma coma, ou cabeleira, cuja forma é aparentemente esférica. À medida que se aproxima do Sol, seu brilho aumenta em proporção direta; normalmente começa aparecer uma cauda que pode chegar a alcançar até centenas de milhares de quilômetros de extensão.

2006-10-08 01:00:54 · answer #9 · answered by ☆Kakauzinha☆ 5 · 0 0

Já existem respostas consistentes para a sua pergunta.
Só faltou alguém responder pra que serve o rabo do cometa.
O rabo do cometa (ou cauda como quiser) serve pra encantar.
Convenhamos, o cometa é muito mais lindo tendo a cauda, se ele fosse apenas uma esfera em chamas, não teria a mínima graça.

2006-10-08 04:50:02 · answer #10 · answered by Tio Zé 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers