A Moral e a Ética se referem às ações humanas. A Moral refere-se às normas do agir correto, enquanto que a Ética é a reflexão sobre as justificativas destas ações. A Moral é prescritiva enquanto que a Ética é o estudo geral do que é o bem ou mal.
ECO(UERJ)
2006-10-07 14:08:01
·
answer #1
·
answered by Kadu 4
·
1⤊
0⤋
Excelente e complexa a pergunta.
Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ãtica“ vem do grego „ethos“, e significa hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro, que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de „ethos“ para gregos e „morus“ para os latinos).
Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito. Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam de moral.Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a ética é normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Avenida Paulista seria imoral (em geral não se faz isso), mas não anti-ético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!). Mas observe: nem todos os filósofos fazem tal distinção: o grande Kant, por exemplo, tende a usar „moral“ no sentido que aqui explico como „ética“! Portanto: sempre observe de quem se está a falar.
Além disso, as coisas não são tão fáceis como na distinção proposta: o que em geral não se faz numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-ético (a nudez na Avenida Paulista poderia estar pervertendo adoslecentes, levando-os para um „mau caminho“, por exemplo, e isto já seria anti-ético). Além disso chama-se ética, em geral, diferindo novamente da moral, a ciência que trata apenas do conhecimento natural (não aquele revelado por Deus na BÃblia) sobre o Bem e o Mal. Ou seja, um ateu deveria por si só, sem crer na BÃlbia, saber o que é Bem e o que é Mal. A ética se basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razão.
ÃTICA E EDUCAÃÃO
http://www.jcwilke.hpg.ig.com.br/etica.htm
Ãtica vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem.
Ãtica norma, aquilo que deve ser.
Moral vem do latim mos ou mores, "costume" ou "costumes" no sentido de conjunto de regras adquiridas por hábito. A moral se refere, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem.
Moral - costume, realização da ação.
Assim, portanto, originariamente, ethos e mos, "caráter" e "costume", assentam-se num modo de comportamento que não corresponde a uma disposição natural, mas que é algo adquirido ou conquistado por hábito. E precisamente esse caráter não natural, mas cultural da maneira de ser do homem que, na Antigüidade, lhe confere sua dimensão moral.
EXISTE ALGUMA DIFERENÃA ENTRE ÃTICA E MORAL ?
A função da ética é a mesma de toda a teoria: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. Ela busca o fundamento das normas morais sendo que elas devem valer para uma sociedade grega, medieval ou moderna. Portanto são fundamentos para a moral grega ou moderna. Por exemplo: a grega é orientada para a virtude de polis, a medieval pressupõe uma essência constante; a moderna como uma moral individual.
A função teórica da ética evita exatamente de torná-la ou reduzi-la a uma disciplina normativa ou pragmática. 0 valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de recomendar ou prescrever com vistas à ação em situações concretas. Exemplos: Ela não diz em que situações devemos fazer o bem, mas o que é o bem e porque é um valor fundamental para a pessoa. Da mesma forma em relação à justiça, respeito, liberdade, equidade, distribuição, prudência, etc.
A essência da ética é definir os traços essenciais ou a essência do comportamento moral, à diferença de outras formas de comportamento humano, como a religião, a polÃtica, o direito, a atividade cientÃfica, a arte, o trato social, etc.
0 problema da essência do ato moral envia a outro problema importantÃssimo: o da responsabilidade. Esta questão está ligada ao problema da vontade, por isso, é inseparável da responsabilidade.
Decidir e agir numa situação concreta é um problema prático-moral; mas investigar o modo pelo qual a responsabilidade moral se relaciona com a liberdade e com o determinismo ao qual os nossos atos estão sujeitos é um problema teórico, cujo estudo é competência da ética.
Espero tê-lo ajudado um pouco. Boa sorte na sua pesquisa
2006-10-07 21:03:58
·
answer #2
·
answered by 32 caracteres 3
·
1⤊
0⤋
à por meio da ética – da filosofia moral, isto é, da reflexão sobre as condutas e da consciência moral subjetiva – que estabelecemos os códigos públicos ou privados, ou seja, que determinamos um comportamento moral concreto, objetivo.
à pelo recurso à ética que chegamos a perguntas como: que ações merecem ser realizadas por nós que produzam mais felicidade do que sofrimento?; que tragam mais prazer do que dor?; que criem condições efetivas de bem-estar social e não de injustiças?; que estimulem mais o conhecimento e a criatividade do que a ignorância e a apatia?; que encorajem mais a solidariedade e a paz do que os conflitos?
(Sociedade, Ãtica e Cultura.)
abs
2006-10-11 19:02:25
·
answer #3
·
answered by suely 4
·
0⤊
0⤋
Para mim, acho que duma forma geral nao existe diferenca porque ambas(etica/moral), sao um conjunto de normas que regem para a conduta do BEM ou MAL num Ser.
2006-10-11 07:15:41
·
answer #4
·
answered by Sebastiao 2
·
0⤊
0⤋
ñ é tudo semelhante? pensei q fosse
2006-10-10 10:36:14
·
answer #5
·
answered by giroca 3
·
0⤊
0⤋
Bem, com todos os exemplos vindos de Brasília, atualmente responder a esta questão está cada vez mais difícil.
Não sou nenhum estudioso da área, para ser sincero, sou da área de exatas, sou engenheiro civil, mas após ler as explicações acima, chego à conclusão de que ética é tudo o conjunto de regras morais tidas por nossa sociedade como corretas de serem seguidas.
Já moral é o conjunto de valores que uma determinada pessoa possui, mesmo que não adequado dentro dos princípios aceitos pela maioria, mas que permitem a este indivíduo dormir sossegado, mesmo tendo cometido algum tipo de atrocidade, mas que não abale a sua moral.
Fico muito grato aos senhores por terem elucidado minha dúvida e me permitirem então chegar a conclusão de que nosso Presidente Lula nunca ouviu falar de ética e entender como ele consegue ser tão cínico e tão cara-de-pau.
Que Deus proteja a todos Nós.
2006-10-09 21:09:54
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Moral é o conjunto de normas que norteiam a conduta individual. Quando respeitadas, permitem que o indivíduo durma em paz com sua consciência e seu travesseiro. É absolutamente individual, e infelizmente não assegura que o sujeito se torne íntegro -- ou que se torne integro pela perspectiva da sociedade. Alguém pode ter o principio moral de não matar um semelhante, mas outro pode seguir a risca seu principio moral que diz exatamente o contrário.
Ética, por outro lado, é o conjunto de regras que regula as relações entre diversas morais conflitantes dentro de uma sociedade pluralista, como a que vivemos. É, portanto, extremamente flexível. A ética não emerge naturalmente, ela tem de ser debatida e, muitas vezes, imposta. Nela, já a princípio, há o direito de intervenção já que há reflexos dos atos individuais entre as demais pessoas. Ao trabalhar com a ética
é preciso pensar.
2006-10-09 18:39:43
·
answer #7
·
answered by Mauro 3
·
0⤊
0⤋
Respondo do m/ pto.de vista: -ética é saber e respeitar o s/ limite e ñ invadir o espaço alheio; -moral é saber e executar c/ consciência pa.ñ prejudicar aos outros.
2006-10-08 17:11:48
·
answer #8
·
answered by Estrela 2
·
0⤊
0⤋
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Ãlvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÃTICA é "o estudo dos juÃzos de apreciação que se referem à conduta humana susceptÃvel de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ãtica é princÃpio, moral são aspectos de condutas especÃficas;
2. Ãtica é permanente, moral é temporal;
3. Ãtica é universal, moral é cultural;
4. Ãtica é regra, moral é conduta da regra;
5. Ãtica é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÃTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (PatrÃsticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Ãtica Normativa
Ãtica Moral
Baseia-se em princÃpios e regras morais fixas
Ãtica Profissional e Ãtica Religiosa: As regras devem ser obedecidas.
Ãtica Teleológica
Ãtica Imoral
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
Ãtica Econômica: O que importa é o capital.
Ãtica Situacional
Ãtica Amoral
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo e temporal.
Ãtica PolÃtica: Tudo é possÃvel, pois em polÃtica tudo vale.
2006-10-08 16:36:24
·
answer #9
·
answered by Rodrigo M 3
·
0⤊
0⤋
ética é um sistema de valor imanente ao ser
moral é um sistema de valor transcendente ao ser
2006-10-08 09:17:43
·
answer #10
·
answered by eu mesmo 5
·
0⤊
0⤋