English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Cada vez mais vejo casais se separando, ao ponto de muitas vezes tem receio desse tipo de contrato.. Sim porque ao meu ver o casamento é como assinar um contrato comercial. Separação de bens, bla bla bla (vc sabem o resto).. Se a questão do casamento fosse falada há uns 30 anos atrás, eu me calaria, visto nessa altura os valores serem diferentes.

Pergunto eu!!!

Vale mesmo a pena em investir numa relacação para fins matrimoniais? Ou devemos adoptar a postura de muitos casais mais "modernos" que simplesmente sem juntam e se algo der errado separam-se (evitando toda aquela dor de cabeça dos tribunais, e o "ai, eu fico com isso, tu ficas com aquilo").

Sinceramente não vejo a importância de numa relação a assinatura de um contrato.

Diga da sua opinão. Preciso saber se estou certo ou errado com o que vejo neste mundo (perdido)..

Por favor, gostaria de ver boas respostas para esta pergunta séria.

2006-10-07 06:07:01 · 16 respostas · perguntado por Mestrinho 4 em Família e Relacionamentos Família

Não esquenço que a maior parte dos casamentos de hoje em dia são feitos por interesses materiais.
Seja porque tens uma casa grande, seja por dinheiro, seja por familia "abastada"

2006-10-07 06:25:15 · update #1

16 respostas

A verdade é uma só:
As pessoas perderam o conhecimento do como lidar com pessoas.
A cultura perdeu isso.
O casamento é a melhor associação que um indivíduo adulto pode fazer.
Se for feito corretamente só melhora o indivíduo. Aumenta a longevidade, traz prosperidade , diminue a mesquinhez, etc
Todos os povos antigos sabiam disso.
Porém ele tem uma lado ruim e temos pessoas, seres humanos cada vez mais egoístas , hedonistas e narcisistas que não querem nem saber de aprender a lidar com o outro.
A frase lema das últimas gerações é:"Faça o que você gosta"
Isso é uma cosia que a sociedade de consumo estimula, pessoas sozinhas e fragilizadas gastam mais, consomem mais. Tudo e aí, da-lhe Igreja Universal.
Pessoas casadas se tornam mais caseiras e econômicas e isso é colocado como "uma vida chata".
É assim que vendem pra você, pra que você saia a noite, gaste seu dinheiro com viagens, bebidas e consumo.
Isso é a maior mentira da face da terra, pessoas podem ter uma vida plena simplesmente sendo decentes e se dedicando ao trabalho e a familia.
Só que isso não faz a economia girar.

2006-10-07 06:23:11 · answer #1 · answered by Mestre Yogurt 2 · 1 0

casar ou viver junto com uma pessoa é a mesma coisa apesar de ter um pequeno detalhe, Casar vc casa no papel com uma assinatura e depois na igreja mas essa é a unica diferença por que vc vai viver junto com uma pessoa do mesmo jeito e na hora de se separar os direitos são iguais, pois se a mulher ou o homem vão ter direito ao dinheiro e dos bens do outro tanto quanto se vc casar de papel passado ai vem a grande diferença no papel vc pode colocar se casa de comunhão de bens ou separação de bems. Só se ajuntar não da este direito de escolha o que vcs tiverem é metade de cada um. por isso digo é tudo a mesma coisa o que vale é viver bem com o outro isso sim.

2006-10-07 14:09:01 · answer #2 · answered by Leila weiss 2 · 1 0

Fico pensando ainda que hoje em dia basta ter uma relação estável para que tenhamos os mesmos direitos que um casal que assinou o contrato. Daí mesmo parecer ser irracional assinar algo que o tempo trás sem que se precise assinar nada.

Mas, acho que esta questão passa por algo mais profundo do ser humano, ou da sociedade atual.
Talvez a assinatura deste contrato seja apenas um marco psicológico para inicio de algo muito importante para vida de duas pessoas.

Isso é, às vezes (veja que não estou generalizando!), importante para o bem-estar psíquico de um ser humano, mas tem gente que não se importa com isso!

O que ocorre é um choque de gerações. Você é criado apredendo que é bom casar para se sentir bem diante da sociedade. Aí não se casa e se sente, inconcientemente, uma pessoa à margem dela, mesmo que não seja. Isso pode afetar seu relacionamento com a família e amigos, mesmo que muito pouco.

Mesmo hoje em dia é difícil se desvencilhar disso, alguns bancam os "moderninhos", mas no subconciente pensam que não estão fazendo algo certo. Por outro lado, muitos conseguem se livrar desta "culpa" escondida.

Mas, se "morar junto" fosse algo já bem resolvido na sociedade, porque então discutir o assunto, não é mesmo!?

Bom, tem o lado religioso também que você não levantou. Eu, por exemplo, considero muito importante receber a benção de Deus para minha união. É como se um enlace puramente humano, passasse a ter um tom de divino, de abençoado.

Moro junto há quase 6 anos e, de vez em quando, sonho em receber a benção divina, não só eu, muitas vezes eu e o "meu marido" nos pegamos imaginado o nosso casamento numa praia, num sítio. Pensamos em nos casar antes pra ter filhos depois! Imaginamos como seria a carinha dele, nariz de um, queixo do outro... (Ai, sempre nos apaixonamos um pelo outro!)

Bom, concluindo, a questão de assinar contrato não é puramente "jurídica", mas é profundamente psicológica.

Abraços.

2006-10-07 13:31:29 · answer #3 · answered by Gisa N 2 · 1 0

hoje mesmo casar nao significa nada, amor, cinseridade, honestidade, infelismente sao palavras que as pessoas mais ouvem falar e praticar. casar nao vale a pena hoje em dia, ninguem mais casa por amor, e sim por bens materiais, e por interesse em alguma coisa, fica curti as pessoas boas sem compromisso, infelismente tem que ser assim hoje

2006-10-07 13:20:19 · answer #4 · answered by bin l 2 · 1 0

Sim, vale a pena. Exceto na hipótese de optar por ser solteiro a vida toda. Pois casando ou juntando não vai conseguir fugir das determinações legais que implica tal situação. Vale até pensar no dito popular: juntados com fé, casado é.

2006-10-07 13:20:10 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Eu não vejo o casamento como um contrato, e sim como uma união de amor . Pois não existe palavras para descrever esse sentimento. Muitos das separações vem relacionadas ao engano de uma paixao . Em relação aos bens serão divididos aquilo que vcs construiram juntos. os filhos

2006-10-07 13:15:33 · answer #6 · answered by Fabiana T 1 · 1 0

Casamento não é apenas para um determinado momento, e sim para todas as horas, atualmente as pessoas só querem estar casadas nos bons momentos, como se a vida fosse feita apenas deles. Casamento é coisa séria, envolve sentimentos, por isso jamais brinque com sentimentos alheios para que um dia ninguém brinque com os seus.

2006-10-07 13:12:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Eu quero me casar sim, só que não vejo necessidade de vc assinar um papel quando se tem um amor verdadeiro, pois casamento não passa de uma prestação de contas pra sociedade.
Quanto a esta partilha de bens, vai depender de muitos casais pois conheço casais que já abriram mão dessas coisas....E casamento nada mais é que vc saber partilhar com a pessoa amada a sua vida

2006-10-07 13:44:16 · answer #8 · answered by Deúsa de Ebáno. 3 · 0 0

Creio que o fato de muitos casamentos não estarem dando certo hoje é em dia é o fato de que as pessoas deturparam o significado real da palavra amor.

Quando vc escolhe alguém pra casar, vc escolhe uma pessoa que vc realmente ama, aquela que vc está disposta a partilhar td, tanto momentos bons, quanto momentos ruins.. e não é isso hoje em dia....

Casamento parece algo que virou moda sabe... As pessoas casam pq tá na moda e já pensamq se não der certo, eles separam!!! Já casam com esse pensamento....

Não se casam mais por amor, pq o amor não é isso que eles pensam, o amor é lindo, o amor é paciente, jamais acaba!!

Muitas pessoas dizem que não é necessário assinar um papel pra casar.... Sei lá, eu discordo disso, acho que temos que casar com a pessoa certa e não com aquela que achamos que é!! Aí sim, dá certo!!

2006-10-07 13:31:05 · answer #9 · answered by Luciana 2 · 0 0

O PROBLEMA DO CASAMENTO NÃO E A ASSINATURA DO PAPEL, É O EGOÍSMOS E A FALTA DE COMPREENSÃO DOS CASAIS QUE DEIXAM O ESTRESSE E AS TRAIÇÕES ACABAREM COM A UNIÃO. EU DIRIA O FRACASSO DO AMOR MAU ALIMENTADO PELA FALTA DE ATENÇÃO, PROBLEMAS ACUMULADOS. E NINGUÉM QUER ASSUMIR O ERRO, É POR ISSO QUE EXISTE MUITOS DIVÓRCIOS, O CASAMENTO É SO UM COMPROMISSO E NÃO QUER DIZER QUE ELE É O CULPADO DOS DIVÓRCIOS.

2006-10-07 13:27:36 · answer #10 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers