Produção mineral
O Brasil importa principalmente cobre, enxofre e mercúrio. Os principais locais de extração de minério no país são:
Serra do Navio – produção de manganês, (atualmente escassa) voltada para o mercado externo; construção da estrada de ferro Amapá pela ICOMI.
Carajás – entre os rios Tocantins e Xingu; maior reserva de ferro do mundo; hidroelétrica de Tucuruí no rio Tocantins; estrada de ferro Carajás; construção e ampliação dos portos de Ponta da Madeira e Itaqui em são Luiz (MA).
Vale do Rio Trombetas – em Oriximiná (PA), produção de bauxita. Projetos Albrás e Alumar.
Serra Pelada – no vale do rio Tapajós (PA); ouro.
Rondônia – produção de cassiterita de onde se extrai o estanho.
Quadrilátero Ferrífero ou Central (Minas Gerais) – a exploração mineral é feita principalmente pela CVRD (Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em 1997); a produção destinada ao mercado externo são escoadas pela estrada de ferro Vitória-Minas até os portos de Vitória e Tubarão, no Espírito Santo; a produção para o mercado interno é escoada principalmente pela estrada de ferro Central do Brasil até o porto do Rio de Janeiro e o terminal de Sepetiba e também para São Paulo; ferro, manganês e bauxita.
Maciço de Urucum – nas proximidades de Corumbá / MS; produção de ferro e manganês; maior parte da produção é escoada pelo rio Paraguai; a produção é insipiente devido a precariedade dos sistemas de transporte e pela distância dos grandes centros consumidores e a pequena utilização in loco.
Sal Marinho (cloreto de sódio) – indústria, alimentação, gado; 90% da produção está no Nordeste (Areia Branca, Macau, Açu e Mossoró) e na região dos Lagos no RJ;pelo clima quente, alta salinidade das águas marinhas e a ação dos ventos alísios.
Os recursos minerais do Brasil são grandes, mas a escassez de capital e uma infra-estrutura inadequada de transporte refrearam seu desenvolvimento até a década de setenta. O carbono é extraído no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em outras regiões. A febre do ouro na selva amazônica, constante desde 1979, tornou o Brasil um dos maiores produtores mundiais desse minério. Os depósitos de ferro do país, localizados em Itabira e outras áreas, estão entre os mais ricos do mundo. A produção de minério de ferro foi de 205 milhões de toneladas no início da década de noventa. Ricos depósitos de estanho tornaram o Brasil um produtor líder desse metal. Também é um grande exportador de cristais de quartzo, monazita e berílio. Manganês, diamantes, cromo, zircônio, petróleo bruto, gás natural, prata, bauxita e mica são extraídos em grandes quantidades. Os depósitos conhecidos de magnesita, grafite, titânio, cobre, zinco, mercúrio e platina não são explorados em grande escala.
2006-10-07 10:34:00
·
answer #1
·
answered by Rodrigo M 3
·
1⤊
0⤋
Principais Minerais: manganês, ferro, estanho, ouro, petróleo, carvão mineral, sal, cassiterita, amianto, barita, bauxita, chumbo, cobre, cristal-de-rocha, gesso, mármore, talco, níquel, tungstênio, cromo, gás natural, diamante, asbesto, arsênico, berilo, zinco, mica, magnésio, grafite, nitrogênio, fosfato e urânio.
2006-10-09 23:10:20
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
são os de Minas Gerais, uai!
2006-10-07 11:00:56
·
answer #3
·
answered by El Elias Bsb 2
·
1⤊
0⤋
Na verdade, o alumínio (que vem da bauxita) é o mais abundante do Brasil e do mundo.
2006-10-07 11:04:00
·
answer #4
·
answered by Carlos S 2
·
0⤊
0⤋
Balchita,Ferro.
2006-10-07 10:58:24
·
answer #5
·
answered by paceyr 7
·
0⤊
0⤋