Ser uma pessoa honrada é o primeiro requisito, nem precisa mencionar. Ninguém quer ficar nas mãos de alguém desonesto. Mas também precisa ser competente, informado, equilibrado e enérgico. Respeitável e respeitador. Exemplar. Um bom líder tem de ser austero, nunca deslumbrado e manter sua família na mesma postura. Ele precisa, sim, servir de exemplo para o povo: porque o chefe (como o pai) é modelo - mesmo que não queira. Um líder tem de ser preparado para seu trabalho: boa vontade nao basta. Carisma eventual idem. Preparo significa sabedoria, conhecimento, cultura geral, noção dos grandes problemas nacionais e internacionais, capacidade intelectual para enfrentar problemas. Da capacidade emocional nem se fala, pois, se ão for calmo e forte, vai se perder depressa. Alie-se a isso muita vivência em cargos assemelhados, ainda que em escalões mais baixos - ele terá acumulado experiência, pois a prática nos ensina mais que a teoria.
2006-10-06
14:43:41
·
13 respostas
·
perguntado por
Rick
3
em
Governo e Política
➔ Participação Civil
O líder nunca favorece uns em detrimentos de outros, sejam despossuídos, sejam privilegiados. Nem faz demagogia, porque isso o diminui, nem abraça os poderosos, pois ele não pode ser pai dos pobres nem mãe dos ricos. Deve ter uma noção bem clara de que, numa democracia, povo não são apenas os menos afortunados, mas todos: se eleito, afinal, é de todos que ele vai precisar.
Se nao roubar pessoalmente, que na seja cumplice de ladrões: não sendo um canalha, que seja rigoroso com eles; e, se não for corrupto, não poderá ser, de modo algum, amigo ou companheiro de corruptos. Nem deve rodear-se de pessoas assim, pois entre suas imensas responsabilidades está a de escolher criteriosamente bem, de estar alerta e extremamente bem informado quanto a sua equipe.
Qualquer líder precisa ter dicernimento: capacidade de conhecer as pessoas para escolher com dedo seguro os que vão assessorá-lo e estar perto deles: amigos, subordinados diretos, auxiliares
2006-10-06
14:44:42 ·
update #1
os que vão frequentar sua residência ou o palácio, ter ali salas de trabalho, circular e aparecer ao lado dele. Como o pai não pode saber tudo o que os filhos fazem no quarto ao lado, talvez ele também não possa saber com detalhes o que se passa ao seu redor. Porém, tem o dever de saber quase tudo. Funcionário, em qualquer posto, não deve ser admitido sem ficha limpíssima e grande capacidade. E, se tiver cometido infrações sérias, não poder’a ser mantido no seu posto nem demitido “pra inglês ver” e depois receber consolo ou compensação longe do público.
Quando surgirem escândalos ligados a seus amigos e colaboradores, que ele nem pense na pífia desculpa de que não sabia de nada, que foi traído - sobrtetudo se o problema se repetir. Vocação para traído revela fraqueza e irresponsabilidade.
O líder não pode fugir de suas tarefas, entre as quais está, na primeira linha, verificar e controlar com pulso firme a dignidade e a clareza de todos os procedimentos.
2006-10-06
14:46:07 ·
update #2
Por isso, o líder não se esconde atrás de outros que se responsabilizam por suas deficiências. Nem deve usar a força do cargo para tapar o sol com a peneira, para comprar silêncios e desviar atenção ou fazer ajuste de última hora em seu próprio favor.
O líder é um solitário, quase um asceta, homem ou mulher de enorme dignidade e firmeza, humilde o bastante para saber se assessorar e se aconselhar com os melhores de seu país, altivo o bastante para respeitar a inteligência alheia, até dos mais simples e precisa ser um forte: consciente de quanto é responsável por aquilo que lhe foi confiado.
Que esta eleição seja uma celebração do respeito e da esperança e o resgate dos nossos valores. não a instauração da desordem oficial no reino da impunidade, pois arcamos com os gastos da festa e com os salários, tanto da cozinheira dos palácios quanto de seus moradores.
(Lya Luft)
2006-10-06
14:47:30 ·
update #3
Este é apenas um perfil de um líder de verdade, não uma propaganda política deste ou daquele candidato, seja inteligente e não use esse espaço para panfletagem e dê uma opinião digna. Seja cidadão.
2006-10-06
14:50:01 ·
update #4
Será que é demais pedir pra não fazer panfletagem?
A inteligência de algumas pessoas parece estar no calcanhar!
2006-10-06
14:56:08 ·
update #5
Olha só Rick, li tudo, entendi tudo e realmente o Brasil é governado o que nada tem a ver com liderança. Sou Alckimin não por simpatia, mas por falta de opção. Ele será mais um governante e não um líder. Um líder é quase unânime. Sei que quase ninguém visita as perguntas para rever respostas, mas quando vc tiver oportunidade olha o monte de besteiras que escreveram aqui, inclusive uma redundãncia horrível: fatos reais. Se é fato, já é real.
2006-10-07 15:57:53
·
answer #1
·
answered by Belinha 7
·
0⤊
0⤋
o perfil e a carreira na prática é o que conta, além da integridade pessoal do candidato... geraldo 45!
2006-10-06 22:05:44
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Rick, adoro teus textos, adoro tb o texto do Jabor, ele escreve o que muitos queriam escrever e nao conseguem:
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
( ARNALDO JABOR )
O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada ****. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.
Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.
Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.
Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes , as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações.
Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.
Este governo é psicopata!!!
Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nadegas.
A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e comandante em "vítima".
E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?
Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.
Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito....
Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: "Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?". A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua.
Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo .
A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a pino.
E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT?
Como ousaram ser honestos?".
Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista". Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de "finesse" do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...
Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido.
Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para coonestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma novi-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo.
Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição mundo x Brasil, nacional x internacional.
A esquematização dos conceitos, o empobrecimento da linguagem visa à formação de um novo ethos político no país, que favoreça o voluntarismo e legitime o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
Assim como vivemos (por sorte...) há três anos sem governo algum, apenas vogando ao vento da bonança financeira mundial, só espero que a consolidação da economia brasileira resista ao cerco político-ideológico de dogmas boçais e impeça a desconstrução antidemocrática. As coisas são mais democráticas que os homens.
Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!". Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antônimos.
Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros.
O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensaram. A mentira será verdade, e a novi-língua estará consagrada.
É amigos. Este texto deve se transformar na maior corrente que a internet já viu. Talvez assim, possamos nós, que não somos burros não, mais uma vez salvar o brasil.
Passe para quantas pessoas você puder. Se você é brasileiro e gosta de seu País, faça algo por ele. Essa é a hora.
2006-10-07 00:12:01
·
answer #3
·
answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7
·
1⤊
0⤋
blá,blá,blá,blá, pra que tudo isso?essa cola toda,essa perda de tempo, eu nem li tudo,tenho mais o que fazer, onde estavam os grandes e honestos lideres a 4 anos atrás?onde estiveram nesses 502 anos,fizeram o que, pra melhoria e bem dos menos favoracidos? hoje a maioria é chamada de analfabeta,ignorantes,por eleger o melhor presidente que esse país já teve,mas quando elegeram os diplomados,honestos lideres,intelectos da sua imagição fantasiados nas palavras coladas de algum pensante,não eram chamados assim..fique ai com seu BLÀ,BLÀ,BLÀ,BLÀ
2006-10-06 22:38:08
·
answer #4
·
answered by Gladiador Corinthiano 5
·
1⤊
0⤋
Rapaz... Nem terminei de ler tua pergunta... Quando vi o primeiro requisito, vi que não dá pra votar em ninguém...
2006-10-08 10:10:13
·
answer #5
·
answered by Gerson "Hupernikao" 2
·
0⤊
0⤋
Acima de ser um líder, Voto principalmente se vejo que o candidato é realmente um BRASILEIRO, com todas a letras maiúsculas, e que deixe bem claro que quer governar para os brasileiro. Informo que até hoje não acertei em nenhum, pois todos os que passaram pela Presidência da República, governaram mais para os estrangeiros do que para os Brasileiros.
2006-10-06 21:54:29
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
com certeza devemos saber o perfil de quem vamos votar pois nosso pais e nossas vidas estão no meio desse jogo que sempre é sujo.
mas pela sua foto posso adivinhar seu perfil!!rsrsrs
brincadeirinha!!Bjs
carlinha!
2006-10-06 21:49:05
·
answer #7
·
answered by Carlinha 5
·
1⤊
1⤋
ME DIGAS, TENHO OUTRA OPÇÃO ?
NÃO TEMOS ELEITORES COMPETENTES, E
MUITO MENOS GOVERNANTES... FAZER O QUE...
ISTO SE CHAMA BRASIL !... ;-) MEL
2006-10-06 21:46:47
·
answer #8
·
answered by MEL 5
·
1⤊
1⤋
Líder... isto é que o Brasil precisa ter!
Quem é o nosso líder?
Ouve-se falar de líder do Hezbollah, líder da al-Quaeda, líder do PCC... e quem é o líder do BRASIL?!
Um líder realmente precisa reunir todos os requisitos que possam ser de um líder, mas um líder precisa antes de mais nada ser um líder nato, um ser evoluído espiritualmente e poucos são aqueles os escolhidos dentre todos que aparecem querendo se tornar líder.
A grandiosidade de um líder não se mede por sua beleza física, mas pela forma como conduz sua vida e a de seus semelhantes, com altivez, com um brilho especial no olhar, no falar, no gesticular, em como se portar diante das mais inusitadas situações.
Um líder verdadeiro carrega dentro de si a chama do servir, o amor à Pátria, e não esmorece nem foge em meio as atribulações.
2006-10-06 22:44:58
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Faço parte de uma comunidade com mais de 800.000 participantes a qual é denominado, Partido dos Trabalhadores, ou como queiram PT.
Acho muito lamentável que você imagine ser conhecedor e ter um dom especial, mais lamentável ainda é saber que você sabe muito pouco sobre a massa maior, acredito ser necessário estudar mais a sociedade e fazer um levantamento da política brasileira dos ultimo quarenta anos, se não conseguir melhorar o seu entendimento, aconselho procura ajuda com professores qualificados.
2006-10-07 01:43:39
·
answer #10
·
answered by José 3
·
0⤊
2⤋