English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eis apenas uma das várias análises possíveis...

Há quem se preocupe com as questões da sociedade vê que existe a necessidade de realizar obras de responsabilidade social, de desenvolvimento sustentável e de equilíbrio sócio-econômico no mundo.

Vemos também que a necessidade de sobrevivência de uma empresa de qualquer porte e de países induz aos homens e mulheres responsáveis pelas decisões estratégicas a pensar sob uma optica capitalista, que é coerente com a realidade do mundo atual.

Uma terceira categoria de pessoas que se vêm na situação citada logo acima, mas que tem a necessidade pessoal (coletiva) de servir ao desenvolvimento global, ou até mesmo por exigência de responsabilidade social, imposta pelo mercado.

E para completar, existe uma quarta categoria que é formada pelo voluntariado, que se vê em situações de extrema dificuldade e precisam gerar fonte de renda para poder manter o "negócio" social e sustentar a presença de seus colaboradores mais antigos.

Reflita comigo...

2006-10-06 11:43:37 · 9 respostas · perguntado por heldesigner 1 em Ciências Sociais Antropologia

9 respostas

A rigor, socialismo e capitalismo têm premissas ideológicas distintas, de forma que, se pensarmos em sentido estrito, jamais poderão convergir. Seria o mesmo que misturar óleo e água.
Na prática, não há um regime puro, como já disseram. Num Estado capitalista há políticas sociais que não são regidas estritamente pelo mercado. Da mesma forma, em regimes socialistas, se é que existe ou existiram (eu acredito que o que existiram foram ditaduras que se auto-denominavam socialistas), a economia planificada não prescinde do mercado (até porque o capitalismo tornou-se hegemônico).
Se é verdade que, como teorizou Marx, o sistema de produção traz em si o germe da sua superação (segundo o movimento dialético da história), o capitalismo caminha para o seu fim. Qual o regime que o sucederá? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, mas acredito que o novo regime deveria valorizar mais o ser humano, independentemente das diferenças étnicas, políticas, sexuais, sociais, religiosas, ideológicas etc. dos homens, coisa aliás que nenhum regime até hoje conseguiu fazer.

2006-10-07 01:55:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não existe NUNHUMA experiência socialista bem sucedida. O socialismo está em busca da sociedade "mais justa" até hoje. Neste caminho ele já exterminou mais de a hundred MILHÕES de vidas. O socialismo, antes de ser uma utopia ou uma teoria política, é uma doença social que afeta os invejosos e incompetentes. Daí defenderem o Estado que tudo dê a eles, tendo em vista que a incompetência de que são portadores os impedem de buscar seu próprio sucesso. E quanto ao outro? Bom, que MORRA o outro.

2016-12-26 11:32:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Penso que o socialismo mau interpretado e dirigido vira comunismo na sua pior forma e, que o Brasil não precisa de nenhum dos dois.
Não acredito em conversão de capitalismo/socialismo em prazo nenhum por serem bem distintos um do outro por terem carcterísticas próprias e bem definidas.
Mas sabe como é que é né... o povo mistura tudo e acha que tá fazendo graça.

2006-10-06 14:51:42 · answer #3 · answered by MIMI 4 · 0 0

Vc acha mesmo que o socialismo existe?

2006-10-06 13:01:19 · answer #4 · answered by God is Good! 3 · 0 0

Existe uma quinta categoria, com a qual eu me identifico e faço parte, chamada "Sociedade Afluente".
Para que você a compreenda, recomendo que leia "Inimigos Fiéis" do Carlos Fausto e "A Primeira Sociedade da Afluência" de Marshall Sahlins.
Como premissa, as Sociedades Afluentes são aquelas que têm valores diferentes da "Sociedades Acumulativas" e porisso são mais felizes, pois a acumulação de capital não se faz necessária devido ao fato de não precisarem aparentar um status baseado no Ter. O status desse tipo de sociedade está fundado no Ser.
Pessoas afluentes estão sempre contentes com o que tem e porisso não sofrem de stress, depressão, impotência ou doenças cardíacas. O acúmulo de capital está baseado na relação custo X benefício e não na ostentação. Ex: Eu jamais compraria um Ferrari, pois sei que esse carro custa muito mais do que vale e só me traria dores de cabeça, pois sua manutenção é frequente e caríssima, sem que ele me devolva um desempenho adequado ao meu gasto.
Note que o valor pago num automóvel desses não é o de valia, mas sim o simbólico.
Sociedades afluentes desconhecem o "valor simbólico da mercadoria" no sentido marxista da expressão.
Dê uma lidinha nos dois textos recomendados. Tenho certeza que você vai gostar e se influenciar com eles.
Sabe o que é mais curioso?
Quando passei a não me preocupar mais com o dinheiro, passei a ganhar mais (três vezes mais). O dinheiro que antes me faltava, agora me sobra...
Abs

2006-10-06 12:27:19 · answer #5 · answered by Químico 7 · 0 0

Bobagem, são coisas divergentes.

Esqueça o socialismo e o capitalismo.

Voce pode me falar de uma terceira via, sem possibilidade de fazer um mix entre capitalismo e socialismo.

O mundo já disse não ao socialismo e terá que amargar o capitalismo por algum tempo.

Se assim o desejar, irá dizer não ao capitalismo, mas hoje não há o menor indício dessa mudança.

A tua conversa é "choro de perdedor".

Não, não e não

Desculpe !

2006-10-06 12:05:01 · answer #6 · answered by vitor m 6 · 0 0

Vejo que isso automaticamente já ocorre, não há como o capitalismo fluir sem levar junto o social, acho que não existe 100% capitalismo ou 100% socialismo, pense bem e verás que é um sistema hibrido.

2006-10-06 11:52:36 · answer #7 · answered by vitorbrasilsp 4 · 0 0

No filme do Goddard, Alphaville, o Alfa 60 diz que os sistemas
políticos e econômicos existem é para fazer o bem. Seja o capitalismo ou o socialismo. Se não acontece deve-se aos seres humanos terem muitas pessoas ruins dentre si. Só acho que no fim das contas, voluntariado e solidariedade são coisas nojentas. As pessoas precisavam era de direitos que garantissem um mínimo e que não deixassem uns explorarem os outros com riquesas que não expressam o trabalho de quem as tem. Poderia sim, convergirem, mas nunca acontecerá pois o capitalismo sempre estimulará o consumismo para viver, e daí, a exploração e o crime... Não estou falando que o socialismo é exatamente melhor, mas ele pelo menos estimula umas coisas menos ruins... olha Cuba.. pobre.. mas tem medicina, educação e esporte melhor que o Brasil...

2006-10-06 11:49:38 · answer #8 · answered by Antonio G 4 · 0 0

Sim, o socialismo já se afundou; é questão de tempo que o sistema capitalista seja substituido por um novo sistema, ainda a ser inventado.

2006-10-06 11:48:08 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers