English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-06 09:10:38 · 5 respostas · perguntado por Marcelo Pinto 4 em Ciências e Matemática Biologia

5 respostas

Formiga-correição, tauoca, tanoca ou taoca é a designação comum às formigas carnívoras da subfamília dos dorilíneos, notórias por organizarem expedições periódicas de milhares de indivíduos pela floresta. Algumas aves seguem regularmente essas expedições, aproveitando os insetos e outros pequenos animais que tentam escapar do ataque das formigas.

2006-10-06 09:15:02 · answer #1 · answered by -=|Å£ßÅ|=- 3 · 0 0

As Formigas-correição



Foi Ele quem tirou os israelitas do Egito, fazendo milagres e maravilhas naquela terra, no Mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos. Atos 7:36, BLH.



Muito comum nas florestas de nosso país, a formiga-correição passa a vida mudando de um lado para o outro. A colônia é formada de operárias e soldados. As operárias trazem comida e cuidam dos filhotes, enquanto os soldados defendem a colônia.

Em cada lugar, as formigas-correição ficam no máximo três semanas. Ao mudarem, o êxodo se transforma numa operação de guerra. Durante duas a três semanas de marcha, elas carregam de tudo: restos de comida, ovos e filhotes. Quem atravessar seu caminho, aves, cobras, sapos e outros bichos é atacado, feito em pedaços e carregado também.

As formigas marcham em colunas. Algumas operárias saem na frente como batedoras, escolhendo a direção. Os soldados ficam na parte externa da coluna, protegendo a colônia.

Ao anoitecer, elas param e acampam. Grudam-se umas às outras, formando bolas de um metro de diâmetro, onde pode haver entre 150 mil a 700 mil formigas. A rainha fica bem no meio. No dia seguinte, a marcha continua.

Êxodos de seres humanos também são comuns. Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, mais de 200 mil palestinos refugiaram-se na Jordânia quando Israel invadiu a Cisjordânia; nos anos 70, esses palestinos foram expulsos outra vez e tiveram que sair da Jordânia.

Os curdos vivem em êxodo constante. Após a guerra Irã-Iraque (1980-88), 2,5 milhões fugiram do Iraque para o Irã e a Turquia, onde também enfrentam perseguições. Em 1994, o massacre dos tutsis em Ruanda provocou um êxodo de mais de um milhão de pessoas, em poucos dias. Em 1999, milhares de Kosovares fugiram da Iugoslávia e refugiaram-se na Albânia.

O mais famoso êxodo está registrado na Bíblia. Deus, através de Moisés, retirou milhares de judeus do Egito e os levou para a Terra Prometida.

Como o antigo Israel, nós também marchamos. E não somente para atravessar as fronteiras de um país. Marchamos para fora deste mundo, em direção à Canaã Celestial e à Nova Terra. E assim como Deus cumpriu a Sua palavra e libertou os israelitas das mãos do faraó, Ele também a cumprirá em relação a nós.



As "formigas-correição" são também chamadas de "formigas legionárias", e em sua peregrinação alternam quinze dias de marcha com 20 de acampamento, quando a rainha põe ovos.


As fotos mostram alguns detalhes de formigas que se deslocam em grupo e se alojam em árvores onde constroem os seus ninhos.

Depois das fotos: Não há como explicar a evolução do comportamento dessas formigas, e de outros insetos sociais.

2006-10-13 12:20:47 · answer #2 · answered by neto 7 · 0 0

O comportamento de correição é encontrado em formigas das sub familias Dorylinae ( África) e Ecitoninae ( América do Sul e Central). Estas formigas mudam constantemente de local com base nos ciclos reprodutivos da rainha. Enquanto é necessário alimentar as larvas, a colônia permanece sempre migrando de um local para outro em busca de alimento (principalmente insetos ou mesmo pequenos vertebrados), quando essas larvas empupam a colônia acampa em um determinado local por cerca de 17 a 19 dias até o nascimento das novas operarias, enquanto isso a rainha entra em um novo ciclo e deposita milhares de ovos. O nascimento das novas operárias e das novas larvas é sincronizado de tal forma que quando ocorre o nascimento de ambas a colônia inteira levanta acampamento e inicia novamente as suas migrações.
Este ciclo foi bem estudado na espécie Eciton burchelli que é bastante comum no Norte do Brasil.
A chamada correição é formada por praticamente todas as operárias da colônia que capturam praticamente qualquer animal pequeno que encontrem. No Brasil varias espécies diferentes de formigas são chamadas de formigas de correição.

2006-10-09 21:36:21 · answer #3 · answered by Adso 2 · 0 0

As formigas de correição, de tempos em tempos mudam o local do formigueiro .Como as formigas operárias têm que seguir a formiga rainha(que é grande e forte), não podem parar para se alimentar ou descansar.Só param onde a f.rainha pára. Daí é que elas comem o que acharem pelo caminho!!Expliquei?Beijos

2006-10-06 16:24:35 · answer #4 · answered by aprendiz de maga 4 · 0 0

Não sei não, mas seria aquelas formigas que entram em pânico quando ameação o seu habitat?

2006-10-06 16:14:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers