English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os serviços públicos em todo o mundo , foram, são e serão sempre piores do que aqueles oferecidos pela iniciativa privada .
É uma enorme estupidez , se supor que algum dia teremos serviços públicos decentes. Serão sempre cabide de empregos , focos de corrupção , ineficientes , corporativistas . É constrangedor se ouvir dizer , que empresa estatal é patrimônio público. Patrimônio de quem ? Dos acionistas , caso da Petrobrás e assemelhadas , dos funcionários que se locupletam atravéz dos fundos de pensão , e do estado que faz uso político das mesmas , como estamos cansados de ver e ouvir. Vá a uma empresa Estatal e procure ver qual a sua fatia no bolo . A única relação que você tem com uma Estatal e como consumidor , e se dá mal , pois paga caro , é mal servido , e não tem opção , pois na maioria dos casos , são monopólios. Esta relação consumidor / Estatal , mais parece com a relação mulher de malandro / malandro , apanha um dia no outro quer mais.

2006-10-06 08:56:03 · 2 respostas · perguntado por Claret. 6 em Artes e Humanidades História

2 respostas

É um erro achar que empresas estatais são um exemplo de ineficiência. Há casos de administrações bem sucedidas, empresas lucrativas e com melhores salários, com ótimo serviço. Parece mentira? Pois é, isso tudo foi comum nas empresas do Município de Porto Alegre-RS, nas gestões do PT na prefeitura. Não por ser o PT, mas acontece que o modelo de gestão é mais importante do que ser pública ou privada. A empresa de fornecimento de água dessa cidade é um exemplo, tem ótima estrutura, os funcionários ganham acima do mercado, o serviço é excelente e barato. Um fatura média mensal dificilmente passa de 20 reais. A emrpesa de ônibus do município também era assim, até o PT sair da prefeitura.
E se pensarmos em exemplos que ainda existem, que tal o Banco do Brasil? Tem um lucro fantástico (como todos os outros bancos), o atendimento e a relação com os clientes são melhores que dos bancos privados, os funcionários são melhor remunerados e ainda pode parte dos recursos ser orientado pelo governo para fins de desenvolvimento do país, coisa que nenhuma empresa privada faria. Quer exemplo contrário? As empresas de telefonia fixa. Qualquer pessoa que viveu e participou da famosa "reestruturação do setor" sabe que quando os telefones se tornaram acessíveis à toda a população, essas empresas ainda eram públicas. Se não tinha telefone antes era por falta de vontade política. O problema é que o governo investiu uma fortuna e depois vendeu (sabe-se lá com que interesses) por ofertas que sequer cobriam os investimentos. Depois as empresas privadas levaram a fama de ter universalizado o serviço. E hoje o serviço é péssimo, caríssimo (um dos mais caros do mundo) e as empresas são todas multinacionais que remetem dividendos para o exterior, enquanto amargam enormes preguízos. Se vc chegou até aqui na resposta anote aí, pra não esquecer depois: logo as empresas de telefonia (Telemar, BrasilTelecom) devem estar devolvendo os serviço para o governo sob a alegação de não poderem pagar as dívidas. Isso é assim desde o império, quando D.Pedro II privatizou as linhas férreas que depois foram devolvidas, depois privatizadas, etc. Só por curiosidade, o primeiro comprador de empresas públicas no Brasil (justamente as linhas férreas) era um Barão tataravô do Daniel Dantas, dono do Banco Oportunity que é o principal acionista das teles, entre outras empresas recentemente privatizadas. Vc ainda tem dúvida de que são sempre os mesmos que vem com esse discurso de que tem que privatizar só pra ganhar mais e mais em cima de serviços dos quais a população não pode se abster? Pois é, acredite, são os mesmos.

2006-10-06 09:21:04 · answer #1 · answered by Vitor B 1 · 0 0

pela desordem geral

2006-10-06 09:03:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers