A resposta para essa pergunta seria muito extensa e complexa. Mas, resumidamente, a psicanálise, principalmente a Junguiana, vê na mitologia, especialmente a grega, que é riquíssima, uma correlação entre feitos mitológicos com o Ser, o Sentir, e o Ajir humanos. Cada um de nós temos nossos mitos particulares de acordo com nossos históricos familiares, "A Maldição da Casa de Atreu" é um conjunto de ações e conseqüencias que refletem e são reproduzidas em outras gerações. Você já deve ter ouvido falar sobre os famosos complexos de Édipo, Medéia, Electra, não?
Vale dizer que os deuses gregos eram aéticos, ou sejam, podiam ser muito bons e/ou cruéis. O surgimento da Consciência Ética Grega, fez o homem refletir sobre o que era ação Divina e o que era ação humana, daí também surgiu a consciência da Responsabilidade sobrepujando a Culpa.
Procure na Internet livros de Joseph Campbell que vc vai encontrar um material ríquissimo sobre esse tema.
2006-10-06 12:22:46
·
answer #1
·
answered by Pesquisador 3
·
1⤊
0⤋
A psicanálise, mais apropriadamente a Psicologia Junguiana, relaciona os temas mitólógicos com os arquétipos inconscientes responsáveis pelo desenvolvimento, ou não de uma personalidade. Sendo assim, quando nos identificamos com alguma determinada situação em nossa vida acionamos estes arquétipos inconscientes, ou vice-versa. Dependendo da situação do indivíduo, de sua crença, de sua experiência profissional, de sua relação na sociedade como um todo, tal pessoa poderá apresentar esta ou aquela inclinação motivada por um arquétipo inconsciente. Ex. existem pessoas que se acham "donos da verdade". Se tais pessoas têm em si uma profunda experiência religiosa, seja ela qual for, desenvolverá aptidões para lider religioso, defensor da moral dos bons costumes, etc. Se outro indivíduo tiver propensão a querer sempre adquirir conhecimento sobre conhecimento sem apresentar inclinação religiosa ou mística desenvolverá em sí aquela figura do "sábio". Geralmente os sábios são pessoas que desenvolveram tanto a prudência que são ótimos conselheiros. Em quase todos os contos encontramos aqulas figuras antigas que são a personificação da sabedoria. Tais figuras foram influenciadas pelo arquétipo do "Velho Sábio". E assim sucessivamente. Podemos assim afirmar que a mitologia têm muito haver com a psicanálise. O assunto é riquíssimo! Se vc quiser poderemos trocar idéias sobre o assunto...
2006-10-09 01:35:40
·
answer #2
·
answered by jorge edurado c 2
·
0⤊
0⤋
Os mitos retratam algumas estruturas mentais nossas. A semelhança foi descoberta a partir dos contos de fadas. Ao congregar características que se repetem no ser humano e se perpetuam ao longo do tempo, o mito se iguala ao arquétipo, ou seja, a "planta baixa" da construção desta ou daquela personalidade.
Sei que expliquei por alto, mas dá para entender.
O tarô também procura sintetizar características humanas, com um diferencial: se atém mas a uma fase da vida, por exemplo, ás vezes somos magos, outras somos enforcados... ´
É um estudo interessante. Pode ser (ou não ser) que a prática desminta ou desencante o mito e a psicanálise, mas é interessante.
2006-10-06 15:32:10
·
answer #3
·
answered by lucia 4
·
0⤊
0⤋
Os mitos exemplificam diferentes situações, dramas e conflitos do ser humano, como mostram as teorias de Freud e Jung. Freud estudou particularmente o mito grego de Édipo, Jung foi mais abrangente.
2006-10-06 14:35:48
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
e fala um monte de coisas , eu não acreditei em quase nada , achei que era tudo fofoca
2006-10-06 08:03:32
·
answer #5
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
mtaS e mtas coisas
pois é da mitologia q se tira mtas sindromes
como complexo de edipo
2006-10-06 07:56:45
·
answer #6
·
answered by coli 3
·
0⤊
0⤋