as propriedades do ácido são; um carro usado (1990), um apartamento de 2 quartos e uma coleção de livros usados....
a base entrou no casamento só com a cara e a corajem....
2006-10-06 04:22:18
·
answer #1
·
answered by Eli Leite 3
·
0⤊
1⤋
Segundo Svante Arrhenius, uma base é qualquer substância que liberta OH- (íons hidroxila ou oxidrila) para a solução. As bases possuem pH entre 7,5 a 14. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o tornassol vermelho (papel) ficam azul-marinho ou violeta. Também podem ser chamadas de álcalis (álcali)
Mais tarde Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
As bases neutralizam os ácidos, segundo conceito de Arrhenius, formando água e um sal.
Ácido é uma espécie química (molécula ou íon) que pode ceder prótons ( H+ ). O conceito de ácido é o contraposto ao de base. Para medir a acidez de um meio se utiliza o conceito de pH.
A definição anterior corresponde a formulada por Brönsted e Lowry em 1923, e generaliza a teoría anterior de ácidos , de Arrhenius, de 1887. Na definição de Arrhenius um ácido é uma substância que ao ionizar-se produz ions H+ ( em solução aquosa ). A teoría de Brönsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorías são muito parecidas na definição de ácido, mas a de Bronsted-Lowry é muito mais geral.
Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definição de ácidos, teoria que não obteve repercussão até alguns anos mais tarde. Segundo a teoría de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons. Desta forma se incluem substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Brönsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis. Visto que o próton, segundo esta definição, é um ácido de Lewis ( tem vazio o orbital 1s, onde pode alojar-se o par de elétrons ), pode-se afirmar que todos os ácidos de Brönsted-Lowry são ácidos de Lewis, e todos os ácidos de Arrhenius são de Bronsted-Lowry.
2006-10-06 12:19:23
·
answer #2
·
answered by Spainer 1
·
1⤊
0⤋
Propriedades:
Ácidos:
-Corrosivos (pouco ou muito)
-Sabor azedo
-pH menor q 7
-Se dissociam na água liberando como cátion exclusivamente o H+
-Reagem com base formando sal e água.
Bases:
-Sabor adstringente
-pH maior q 7
-Se dissociam na água liberando como ânion exclusivamente o OH-
-Reagem com ácido formando sal e água.
2006-10-06 12:07:55
·
answer #3
·
answered by Valk 3
·
1⤊
0⤋