English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No programa USP Debate que discutiu a segurança nos meios eletrônicos de informação, foi apresentada uma entrevista gravada com o professor Walter Del Picchia, da Escola Politécnica da USP, feita pela repórter Sandra Capomaccio. Del Picchia é um dos líderes do movimento que faz restrições ao uso das urnas eletrônicas em eleições. Segundo o professor, o sistema eletrônico pode ser fraudado. Ele sugere que as urnas imprimam os votos, que ficariam guardados para uma possível recontagem. “Atualmente, a recontagem de votos é impossível”, ele destaca. A seguir, a entrevista apresentada no programa da Rádio USP FM.

2006-10-06 01:38:09 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

3 respostas

É possível sim, haja vista que todo meio eletrônico pode ser violado, porém, aqui no Brasil, o rigor da Justiça Eleitoral e a marcação cerrada das ong's e dos partidos minimiza ou exclui esse problema. Pior foi na Venezuela, que o dito Chavez fez um plebiscito onde o resultado das urnas eletrônicas foi transmitido via satélite para uma central da Justiça. Até hoje organismos internacionais denunciam a fraude desse plebiscito.

2006-10-06 01:43:38 · answer #1 · answered by ? 5 · 0 0

Qualquer coisa pode ser fraudada, não existe nada 100% seguro. Mas as urnas eletronicas são a maneira mais segura de votar, tanto que é um projeto aclamado por todo o mundo. Um dia quem sabe achem uma maneira mais segura, mas até lá essa ainda é a melhor maneira de votar!

2006-10-06 09:01:51 · answer #2 · answered by Lua 4 · 0 0

eu acho pouco provavel ser fraudada, uma pq no inicio da votação é tirado um boletim informativo chamado de zeresima, onde tem o nome de todos os candidatos com o numero 0 ao lado o que indica a urna zerada e ao fim das votações é imprimido da urna o B1 onde consta todos os procedimentos realizados na urna, como as justificativas e o total de votos computados para cada candidato......isso tudo é fiscalizado por fiscais de partido ou coligação.

2006-10-06 08:43:24 · answer #3 · answered by josi 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers